No século passado, houve um longo tempo em que o comunismo e o respectivo cortejo de males só pela força bruta conseguia espaço para instalar suas estruturas de poder. Sacrificava vidas – muitas vidas, milhões de vidas! – e depois, neutralizava, também pela força, os remanescentes. Foi o período de triunfante expansão territorial dos totalitarismos, dos quais sobrou o comunismo, embora também ele tenha sido forçado a reconhecer seus fracassos ao som surdo das marretadas com que a população da Alemanha Oriental abriu passagem no Muro de Berlim.
A perda de validade das profecias comunistas de Marx não foi admitida pelos
movimentos revolucionários em muitas nações periféricas. Na América Ibérica
esses grupos se reuniram no Foro de São Paulo. O muro caíra em novembro de 1989
e em julho de 1990, apenas oito meses depois, esse colegiado se reunia na
capital paulista, mobilizado por Lula e Fidel Castro. Ali secaram as lágrimas
pelas perdas europeias e, numa operação quase hospitalar, ligaram as finadas
profecias marxistas aos aparelhos partidários da esquerda do continente. Dada a
natureza dos grupos que se coligaram, boa parte dos quais remanescentes da luta
armada revolucionária, era preservado, in vitro, o ânimo belicoso que vê a
política como luta que só se resolve com a total submissão do antagonista.
É essa a ideia presente no conceito de luta de classe. Ela só tem solução com a
supremacia de uma classe sobre a outra. E tudo ganha agilidade na direção da
hegemonia se novas classes forem se organizando mediante atração de “minorias”
para a luta política. Eu vi isso acontecer e apontei nas mesas de muitos
debates, no final dos anos 80.
***
Bem antes, porém, escrevia Mario Ferreira dos Santos. Ele é considerado,
inclusive por Olavo de Carvalho, como o maior filósofo brasileiro. Filósofo de
fato, de pensamento autônomo, autodidata, autor de dezenas de obras de fôlego e
relevo, esteve desconhecido do público brasileiro, logo se verá por quê. Um ano
antes de sua morte, em 1968, foi publicado pela primeira vez seu livro “A
invasão vertical dos bárbaros” que trata da ocupação de uma nação pela
destruição de sua cultura por uma cultura inferior. Passados 53 anos, esse
fenômeno é um dos principais motivos para reflexão e preocupação dos
brasileiros e tem justificados reflexos na política nacional.
Ao mesmo tempo, os bárbaros locais não dizem dez palavras sem falar em luta.
Exceto se querem esconder quem são por conveniência do marketing eleitoral.
Herdaram o ânimo belicoso dos tempos da invasão horizontal. Em relação ao que
expõem como suas causas, eles não as propõem, nem sustentam, nem escrevem, nem
alardeiam, nem mobilizam. Eles lutam. A práxis é a luta. A vida é a luta. A
frase não sai sem luta. Vem dela o ódio ao adversário. Aprenderam do adorado
Che a ver “o ódio como fator de luta”. Não se constrangem, sequer, de torcer
escancaradamente para que um inimigo do Brasil vença a eleição nos Estados
Unidos se isso fizer mal, também, àqueles a quem odeiam. Só que claro, com a conivência do fã clube midiático, esse é um ódio do
bem...
Percival Puggina - membro da Academia
Rio-Grandense de Letras e Cidadão de Porto Alegre, é arquiteto, empresário,
escritor e titular do site Conservadores e Liberais (Puggina.org); colunista de
dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo;
Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil pelos maus
brasileiros. Membro da ADCE. Integrante do grupo Pensar+.
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