Avanço
positivo foi encabeçado principalmente pela perspectiva de emprego, que subiu
5,9% em relação a outubro
O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) na cidade de São Paulo,
elaborado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de
São Paulo (FecomercioSP) registrou alta de 1,8% em novembro – e fechará o mês
com 66,6 pontos, a terceira alta seguida desde agosto, quando estava em 61,3
pontos.
Além da perspectiva de emprego, que demonstrou alta de 5,9% em relação a
outubro, a variável de consumo atual cresceu 4,7%, também contribuindo para o
resultado positivo.
No entanto, para a FecomercioSP, mesmo com a injeção do décimo terceiro salário
entre os trabalhadores formais e a última parcela do auxílio emergencial, a
pesquisa mostra que ainda há insegurança das famílias em voltar a consumir como
antes da pandemia, principalmente pela inflação, ainda mais forte entre
alimentos e bebidas na cidade, e pelo ritmo lento do mercado de trabalho.
Na comparação com novembro de 2019, o ICF acumula queda de 31,9%. Naquele mês,
o indicador marcava 97,8 pontos. As retrações foram puxadas principalmente pela
Perspectiva de Consumo (-41,6%), pela Renda Atual (-40,3%) e Expectativa de
Compra de Bens Duráveis, como automóveis e a linha branca (-38,7%). Na
comparação entre novembro de 2019 e agora, nenhum dos itens do índice
apresentou crescimento.
Já o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 3,8% neste mês em relação a
outubro, o que corrobora uma retomada lenta e gradual da demanda no mercado na
capital paulista. A alta foi puxada principalmente pelas mulheres (7,7%) e
pelos mais jovens, abaixo dos 35 anos (4,3%). A perspectiva é que o ICC feche
novembro em 111,7 pontos – era 107,6 em outubro e 118,6 em novembro de 2019.
O que “trava” um retorno mais seguro ao mercado também pode ser visto no Índice
das Condições Econômicas Atuais (ICEA), que mede a condição financeira
momentânea dos consumidores paulistanos: nele, a queda entre novembro de 2019 e
agora é de 31,1%, passando de 99,1 pontos no ano passado para 68,3 no cenário
atual.
Notas metodológicas
ICF
O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é apurado mensalmente
pela FecomercioSP desde janeiro de 2010, com dados de 2,2 mil consumidores no
município de São Paulo. O ICF é composto por sete itens: Emprego Atual;
Perspectiva Profissional; Renda Atual; Acesso ao Crédito; Nível de Consumo;
Perspectiva de Consumo e Momento para Duráveis. O índice vai de zero a 200
pontos, no qual abaixo de 100 pontos é considerado insatisfatório, e acima de
100 pontos, satisfatório. O objetivo da pesquisa é ser um indicador antecedente
de vendas do comércio, tornando possível, a partir do ponto de vista dos
consumidores e não por uso de modelos econométricos, ser uma ferramenta
poderosa para o varejo, para os fabricantes, para as consultorias, assim como
para as instituições financeiras.
ICC
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) é apurado mensalmente pela
FecomercioSP desde 1994. Os dados são coletados com aproximadamente 2,1 mil
consumidores no município de São Paulo. O objetivo é identificar o sentimento
dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas
expectativas quanto à situação econômica futura. Esses dados são segmentados
por nível de renda, sexo e idade. O ICC varia de zero (pessimismo total) a 200
(otimismo total). Sua composição, além do índice geral, se apresenta como:
Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e Índice das Expectativas do
Consumidor (IEC). Os dados da pesquisa servem como um balizador para decisões
de investimento e para formação de estoques por parte dos varejistas, bem como
para outros tipos de investimento das empresas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário