Pesquisar no Blog

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Cruz Vermelha chama campanha nas redes sociais contra o compartilhamento de imagens de vítimas do voo da Chapecoense



Orientação está sendo distribuída nos canais da instituição desde a tragédiaenvolvendo a equipe da Chapecoense. A mensagem alcançou, até o momento, mais de 12 milhões de usuários, apenas no Facebook.


“Atenção! Não compartilhe fotos ou vídeos que exponham pessoas vítimas de acidentes. É fundamental o respeito a elas e a seus familiares em momentos de tragédia.” Essa foi a orientação publicada pela Cruz Vermelha de São Paulo em seus perfis nas redes sociais, na manhã da terça-feira, 29/11. 

A campanha foi levantada para conscientizar os usuários a não compartilharem imagens do acidente aéreo que vitimou fatalmente 71 pessoas, entre atletas e dirigentes do time Chapecoense, profissionais de imprensa, comissários e convidados. Segundo o coordenador de Socorro e Desastre da Cruz Vermelha, Tiago Seballo, esse tipo de ação tem sido observada com uma maior frequência e o impacto dessas imagens para as famílias é bastante significativo. 

“A Cruz Vermelha tem como missão atenuar o sofrimento humano e por isso dessa orientação, para que não sejam compartilhados conteúdos que contenha e exponha as pessoas vítimas de tragédia. Muitas vezes as informações repassadas sequer são verdadeiras, mas o ato em si tem efeitos devastadores na vida de familiares e amigos que estão sofrendo pela morte de um ente querido. É preciso respeitar esse luto e apoiar os familiares para que eles consigam se restabelecer depois de uma perda tão grande”, disse o coordenador de Socorro e Desastre da Cruz Vermelha. 

A ação, além de condenável do ponto de vista ético, é considerada crime e está prevista no Código Penal Brasileiro, no artigo 212 . A pena pode chegar a até três anos. Segundo Seballo, a conduta de não repassar esses conteúdos serve também para o dia a dia, quando nos deparamos com um acidente de trânsito com vítimas, por exemplo. “Em todos os casos, vítimas e familiares têm de ser preservados”, lembrou. 

A campanha levantada nos perfis da Cruz Vermelha viralizou na web. Apenas no Facebook o conteúdo atingiumais de 12 milhões de pessoas, ealcançou um milhão de reações, entre curtidas, comentários e compartilhamentos. A mesma ação ocorreu em outras mídias sociais, como Twitter e Instagram. “O respeito às vítimas e aos familiares é a primeira amostra de solidariedade que podemos dar”, informou Seballo. 




Sobre a Cruz Vermelha Brasileira de São Paulo
A Cruz Vermelha Brasileira de São Paulo atua como parte de um movimento humanitário mundial em benefício das pessoas acometidas por desastres e na capacitação em primeiros socorros e saúde comunitária. Com mais de 100 anos de atuação no Estado, é a responsável pelo atendimento a vítimas de enchentes, incêndios e vendavais, por exemplo, além de desenvolver programas de promoção à saúde, ações comunitárias, primeiros socorros e restabelecimentos de laços familiares. Em 2015, cerca de 90 mil pessoas foram beneficiadas em ações, projetos e eventos, com 102 toneladas de doações enviadas a campanhas de ajuda humanitária e instituições apoiadas. Mais informações estão disponíveis em www.cvbsp.org.br ou nos perfis da instituição no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube (/cruzvermelhasp).





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados