Pessoas que não recolhem o próprio lixo e pais desatentos aparecem no
topo da lista
Agência aproveita para listar, às vésperas das férias de verão, destinos
de praia mais reservados dentro e fora do país pelo seu site nos últimos dois
meses
A Expedia.com.br, braço local de uma das
maiores agências de viagem online do mundo, divulga hoje um estudo global sobre
comportamento e preferências dos viajantes “loucos por praia” em toda a
América do Norte, Sul, Europa, Ásia e Austrália/Nova Zelândia. O Relatório Flip
Flop 2016, encomendado pela Expedia e conduzido pela empresa global de
pesquisas Northstar, entrevistou 11.155 viajantes com mais de 18 anos, em 24
países e nos cinco continentes.
Levando
pela primeira vez a medalha de ouro pra casa, os austríacos são considerados os
mais dispostos a ficar completamente despidos nas praias, 28% deles afirmam
ficar bem confortáveis, contra apenas 5% dos brasileiros. O relatório revelou
também que 34% dos brasileiros usam WiFi na praia com intuito de compartilhar o
que estão fazendo em aplicativos como Instagram ou Snapchat.
"Ano
após ano, os viajantes dizem não haver destino melhor nas férias do que a
praia", disse John Morrey, vice-presidente e gerente geral de Expedia.com.
"Mal a viagem termina eles já começam a sonhar com a próxima praia que
irão visitar. Por conta disso, usamos o Relatório Flip Flop como base para
descobrir o que as pessoas mais curtem fazer quando estão com os pés na areia e
a resposta é: basicamente nada”, completa.
Melhores
destinos e os fatores de escolha
Quando o
assunto é tirar férias, 72% dos brasileiros preferem a praia e puseram os pés
na areia no último ano. Quando questionados sobre os fatores que influenciaram
na escolha, 83% afirmam que a limpeza das praias é o mais importante, seguido
de segurança e custo beneficio. Sobre repetir o destino, apenas 7% disseram que
não voltariam, contra 79% de respostas positivas.
A pesquisa
mostra ainda que, para os brasileiros que viajaram para fora do país, o destino
internacional mais popular é a Flórida; já entre os americanos a preferência é
pelas praias do México, América Central e Brasil. Mundialmente, as praias da
Espanha foram as mais visitadas, seguidas pelas praias na Austrália, Itália e
México.
Às vésperas das
férias de verão no hemisfério sul, a Expedia.com.br aproveitou para listar os destinos de praia mais reservados
em seu site nos últimos dois meses. Destinos brasileiros lideram
o ranking: o mais reservado foi o Rio de Janeiro seguido de Florianópolis
e Natal. Miami e Cancun aparecem na sequência. Abaixo o ranking completo:
TOP 10 praiais
|
Rio de Janeiro |
Florianópolis |
Natal |
Miami Beach |
Cancun |
Fortaleza |
Maceió |
Ipojuca |
Punta Cana |
Cartagena |
Sobre o que
fazer quando está na praia, “fazer nada” é quase unânime (citado por 74% dos
entrevistados e 71% dos brasileiros). Assistir o pôr do sol (70%) e fazer uma caminhada
(61%) também são atividades frequentes. Quando o assunto é bebida
alcoólica, a cerveja foi citada como opção favorita por 28% dos entrevistados
em todo o mundo e 40% dos brasileiros admitem ingerir muito mais bebidas
alcoólicas do que o usual quando estão com os pés na areia.
Austríacos:
campeões em tomar sol nu
Em
pesquisas anteriores, os austríacos compartilharam o primeiro lugar na
categoria “nudismo na praia” com os alemães. Já neste ano lideram com folga:
28% dos austríacos entrevistados admitiram já terem ficado totalmente nus em
praias públicas, contra 25% dos alemães e 18% dos norte-americanos. Os mais
tímidos, aparentemente estão na Ásia, com 2% dos Sul-Coreanos e 3% na
Tailândia. Mundialmente, 10% dos banhistas disseram que já visitaram
alguma praia de nudismo.
Grande
parte dos norte-americanos (62%) disse ficar “um pouco” ou “totalmente”
desconfortáveis com topless ou nudez em praias públicas. Os brasileiros são tão
conservadores quanto: 71% deles têm a mesma opinião.
Americanos dividem opiniões sobre sunga; já Brasil
e Holanda são quase unânimes
Quando em pauta o modo que os homens vão à praia,
os brasileiros e holandeses assumem serem grandes fãs da sunga, 90% e 92%,
respectivamente, enxergam o traje “aceitável” para os homens. Já os
norte-americanos assumem não serem grandes fãs de sungas, apenas 48% consideram
a vestimenta "aceitável". Em todo o mundo, 63% aprovam.
Brasileiros e mexicanos são os que mais se
preocupam com o corpo e europeus são os “praieiros” mais bonitos do mundo
De acordo com o relatório, 67% dos praieiros
incluem exercícios físicos na rotina quando decidem passar férias ou feriados
na praia. Quando o assunto é vaidade, os mexicanos saem na frente, com 89%,
seguidos dos brasileiros, com 85%. Os indianos e italianos também entram na
disputa, ambos com 84%. Apesar disso, 86% dos brasileiros e 89% dos mexicanos
afirmam que nunca adiariam seus planos de viagem para ter mais tempo para ficar
em forma.
Em relação aos praieiros mais atraentes, é unânime
que os europeus levam o título, citados por 24% dos entrevistados em todo o
mundo. O TOP 3 segue com os caribenhos (17%) e americanos (14%).
Exibindo um pouco mais de patriotismo, 46% dos
americanos disseram que os “praieiros” mais atraentes são encontrados, na
realidade, em seu país – mais especificamente em praias na Flórida e no Havaí.
Regras de etiqueta na praia: um olhar sobre os
comportamentos mais irritantes
O Relatório Flip Flop também pediu que os
entrevistados citassem os comportamentos mais irritantes na praia. Banhistas
que deixam lixo na areia foram citados em todas as regiões pesquisadas. Para os
brasileiros, os 10 comportamentos mais irritantes nas praias são:
- O que não leva o próprio lixo 76% (a média global é de 52%)
- O pai desatento 41% (a media global é de 38%)
- O que fala alto 44% (a media global é de 36%)
- O invasor de guarda-sol 33% (a media global é de 36%)
- O bêbado 44% (a media global é de 41%)
- O DJ 34% (a media global é de 30%)
- O que chuta areia 41% (a media global é de 28%)
- O paparazzi 19% (a media global é de 26%)
- O que te encara 10% (a media global é de 13)
- Casais indiscretos 6% (a media global é de 14%)
Roubo,
queimaduras de sol e tubarões
Ter os bens
roubados na praia é o medo que predomina em todos os entrevistados ao redor do
mundo. Os suecos são os mais preocupados: 47% deles apontaram como sendo a
primeira preocupação. Os principais receios dos brasileiros são: ter os bens
roubados (30%), afogamento (19%) e ataque de tubarões (15%). Apesar disso, 61%
dos brasileiros disseram que o medo não os impede de dar um mergulho, diferente
de Hong Kong, onde 53% dos entrevistados afirmaram não colocar os pés na água.
Metodologia
da pesquisa
O Relatório
Flip Flop foi encomendado pela Expedia e conduzida online pela Northstar, uma
empresa de consultoria de insights estratégicos globalmente integrada. A pesquisa
foi realizada online em toda a América do Norte, Europa, América do Sul e
Ásia-Pacífico. O estudo foi realizado entre 11,115 pessoas maiores de 18 anos e
em mais em 24 países.
Expedia.com.br
Northstar
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