Pesquisar no Blog

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Autoconhecimento ajuda a driblar o estresse do fim do ano



O terapeuta transpessoal, pesquisador e autor de livros João Gonsalves explica como encontrar mais equilíbrio observando os hábitos e pensamentos nocivos que criamos no dia a dia


Em tempos de crise econômica e social, é comum o aumento dos índices de ansiedade, estresse e depressão. Além disso, aproximam-se as compras de Natal, as festas e as contas de começo de ano, que aceleram o ritmo e contribuem para um quadro generalizado de exaustão. Para não se deixar prender nesse redemoinho, é importante que a pessoa tente se conhecer para entender o que a está levando a uma situação de crise e para encontrar maneiras de reverter esse processo. É isso o que explica o terapeuta transpessoal, escritor e pesquisador João Gonsalves.
Segundo o especialista, é importante reconhecer a autonomia que cada indivíduo possui e a responsabilidade pela criação não só do próprio sucesso, mas também do próprio fracasso, seja na vida afetiva, no campo financeiro, na felicidade ou na saúde. “As atitudes cotidianas e a maneira de pensar contribuem diretamente para uma vida mais pesada, cheia de medos e angústias. Se uma pessoa só tiver atitudes e pensamentos negativos, os reflexos também serão negativos”, alerta.
Gonsalves lembra que, em períodos de grande estresse, é importante parar para se questionar. Nesses momentos, alguns recursos podem auxiliar para o autoconhecimento, como é o caso da meditação: “Pesquisas apontam que as pessoas que participam de meditações, especialmente em estados expansivos, têm redução do estresse e desfrutam de uma melhora significativa do humor, do bem estar psicológico, da qualidade de vida, e da capacidade de lidar com os problemas. É justamente a incapacidade de enxergar com clareza e lidar com os problemas do dia a dia que desencadeiam os sintomas emocionais como depressão e fobias”.
Para o terapeuta, o autoconhecimento é um exercício constante. Uma vez que os padrões de pensamento e comportamento foram criados ao longo da vida e já estão arraigados, a desconstrução desses padrões deve ser um exercício diário: “Quando iniciamos o trabalho de autoconhecimento, percebemos nuances que muitas vezes não são observadas no dia a dia. Quando a mudança começa, é possível atingir um estado de consciência capaz de causar uma transformação profunda de positividade, alegria e bem-estar físico e emocional”.



João Gonçalves -terapeuta transpessoal, pesquisador e autor do livro “Quem é você? Eu te ajudo a se lembrar”. É também o criado da Autosofia – auto (de si mesmo) + sofia (sabedoria) –, método que possibilita o acesso à sabedoria que existe dentro de cada pessoa. A Autosofia é aplicada de forma combinada com o método da consciência expandida, estado meditativo que possibilita um olhar para dentro de si mesmo a fim de analisar fragilidades, crenças e pontos que podem ser melhorados, além de contribuir para o autoconhecimento. http://www.joaogosalves.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados