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quinta-feira, 9 de junho de 2022

Mês Mundial da Conscientização sobre a Infertilidade: 8 mitos e verdades em relação à fertilidade, problema que afeta um em casa cinco casais

 

Especialista explica alguns hábitos e comportamentos que podem dificultaas chances de reprodução


Você sabia que cerca de 190 milhões de pessoas sofrem em todo o mundo com problemas de infertilidade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)? Estima-se que entre os casais, muitos dos casos são gerados por desequilíbrios na saúde ou hábitos de vida de ambos, ou seja, homens e mulheres têm as mesmas chances de apresentarem infertilidade. O tema pode causar frustação já que aproximadamente um em cada cinco casais tem problemas para engravidar. Porém, os métodos de reprodução assistida geram ótimos resultados e quanto antes forem diagnosticadas as causas, maiores as chances de reverter o quadro. Pensando nisso, ainda mais em tempos de fake news, o ginecologista especialista em reprodução assistida da Huntington Medicina Reprodutiva, Maurício Chehin, preparou uma lista esclarecendo as principais dúvidas e desvendando mitos que circulam entre a população. 

“É extremamente importante abordar este assunto, pois não deve ser um constrangimento e, sim, um momento de compreensão entre os envolvidos. Não tem relação com virilidade, potência ou desempenho sexual. Por isso, busque uma clínica segura com especialistas qualificados para realizar o sonho da maternidade ou paternidade”, explica o médico do Grupo Huntington.

 

1.   VACINAR CONTRA A COVID-19 CAUSA INFERTILIDADE.

MITO. Uma pesquisa, publicada no American Journal of Epidemiology, não mostrou nenhuma evidência de que as taxas de fecundação e a probabilidade de concepção sofreram alteração devido à imunização contra a covid-19. Foram avaliadas as vacinas da Pfizer, Janssen e Moderna. “Aproveito para reforçar que as grávidas podem e devem se vacinar contra a covid-19”, completa o dr. Maurício Chehin.

 

2. A UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS NO COLO PODE PREJUDICAR A FERTILIDADE MASCULINA.

VERDADE. Uma pesquisa da Live Science apontou que os espermatozoides mantidos na mesma temperatura e deixados afastados de equipamentos eletrônicos possuem mais mobilidade e menos danos ao DNA em relação aos que ficaram quatro horas perto dos dispositivos. Portanto, o aumento de temperatura constante e prolongado próximo aos testículos pode, sim, atrapalhar, já que influencia na produção de espermatozoides.

 
3. O USO CONTÍNUO DE CONTRACEPTIVOS INTERFERE NAS FUTURAS CHANCES DE ENGRAVIDAR.

MITO. A perda de folículos e a diminuição do estoque de óvulos são contínuas e isso acontece independentemente do uso ou não de algum método, como anticoncepcionais hormonais, sejam eles em pílula, adesivo ou DIU. Eles bloqueiam momentaneamente a ovulação e ao parar com o uso do medicamento, a mulher já se encontra apta para a concepção novamente. Vale ressaltar que os contraceptivos não causam infertilidade, porém podem camuflar outros sinais existentes, como uma baixa reserva ovariana ou endometriose. Por isso, é importante consultar o médico regularmente.

 

4. ROUPAS EXTREMAMENTE APERTADAS E USADAS CONSTANTEMENTE PODEM PREJUDICAR A PRODUÇÃO DE ESPERMATOZOIDES.

VERDADE. Um estudo revelou que o uso de calças e roupas íntimas muito justas podem comprometer a produção de espermatozoides. De acordo com eles, as vestimentas mais largas deixam os testículos “resfriados” produzindo 25% mais de espermatozoides, além de terem liberado 17% mais espermatozoides em cada ejaculação perante os outros pesquisados.

 

5. CASAIS COM MENOS DE 35 ANOS DE IDADE NÃO TÊM PROBLEMAS PARA ENGRAVIDAR.

MITO. “As chances de engravidar naturalmente é de 20% aos 25 anos; 15% aos 35 anos; 5% aos 40 anos; e 2% aos 43 anos. Obviamente existe uma queda de acordo com a idade, mas não é uma regra. O recomendável é procurar um especialista, caso a gravidez não ocorra após doze meses para investigar o que está acontecendo”, avalia o especialista da Huntington Medicina Reprodutiva.

 

6. EMAGRECER MELHORA A FERTILIDADE EM HOMENS E MULHERES.

VERDADE. A obesidade está relacionada diretamente com a fertilidade. Estudos apontam que homens obesos ejaculam menos do que os que estão em peso ideal. E outra pesquisa americana apontou que a probabilidade de infertilidade aumenta em 10% para cada 9 kg que um homem está acima do peso. Porém, cabe dizer que a magreza extrema também pode ser causa de infertilidade. Por isso, uma vida saudável, incluindo atividades físicas e alimentação controlada é um caminho importante a seguir.

 

7. MULHERES QUE TÊM OVÁRIO POLICÍSTICO NÃO PODEM ENGRAVIDAR.

MITO. A SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos)pode, realmente, levar à falta de ovulação crônica, ou seja, em alguns ciclos, mesmo havendo menstruação, nenhum óvulo é liberado, e com isso gera infertilidade. Porém, não significa que a gravidez seja impossível, pois nos meses em que a ovulação acontece é possível que a gravidez ocorra.

 

8. BEBIDAS ALCÓOLICAS CAUSAM INFERTILIDADE MASCULINA.

VERDADE. De acordo com estudos clínicos, o consumo excessivo dessas bebidas pode impactar negativamente nas taxas de sucesso para quem quer engravidar. Nas mulheres influencia na produção de hormônios e ciclo menstrual e nos homens podem prejudicar a qualidade e motilidade dos espermatozoides. O consumo com moderação é o segredo.


Varíola dos Macacos, o chamado “Monkeypox”


Novamente nos vemos diante de notícias de um novo vírus em circulação, dessa vez causador de lesões de pele, gerando preocupação na população por uma possível nova pandemia. Nesse caso, falamos da Monkeypox, assim denominado, pelos primeiros relatos serem relacionados com macacos na Ásia. É uma doença zoonótica em que o ser humano pode ser infectado em contato com os animais. Os mais idosos certamente recordam-se da temida Varíola (Smallpox) que foi erradicada como infecção humana em 1980 e que se apresentava com lesões semelhantes à agora chamada varíola do macaco. 

Os Orthopoxvirus são grandes DNA vírus (200-400nm) envelopados, que se replicam no citoplasma celular do hospedeiro e três são as principais espécies que podem infectar o homem. O Cowpox (vaccínia vírus), comum no gado, infectando o homem quando em contato com as feridas dos animais infectados, causando lesões mais comumente nas mãos. Dessa espécie foi feita a vacina contra a Varíola Humana e a primeira vacina a ser descoberta e utilizada, por esse motivo ganhando o nome de Vacina. A Smallpox (Varíola Humana), já erradicada como mencionada acima; e a atual preocupação Monkeypox (Varíola do Macaco) que, apesar do nome, pode ter outros hospedeiros, como roedores, outros primatas não humanos e cães de pradaria. É uma doença endêmica nas regiões Oeste e Central da África e que nos últimos meses vem apresentando aumento do número de casos e infecções relatadas fora da área endêmica, o que gera o alerta. 

A partir de maio deste ano, mais de 350 casos foram confirmados em 23 países, principalmente na Europa: Inglaterra (106), Portugal (96), Espanha (51), Alemanha (5), França (7), Itália (5), Bélgica (4), Áustria e Dinamarca (1), além de países como Austrália (2), EUA (14), Canadá (26), Argentina (2), entre outros. No Brasil, temos três casos suspeitos aguardando confirmação. 

A transmissão acontece por contato próximo, por meio de gotículas inaladas ou por contato com mucosas após o contato direto com as lesões dos doentes ou mesmo com objetos contaminados, como exemplo lençóis, toalhas ou roupas dos pacientes. 

Após ocorrer o contágio, ocorre a disseminação do vírus pelo organismo (viremia) e replicação no sistema retículo-endotelial. Ocorre nova viremia e os vírus chegam à pele, dando início ao exantema cutâneo. O período de incubação pode variar de 5 a 21 dias, com média de 6 a 12 dias. Os sintomas podem ser divididos em duas fases: A primeira, chamada de período febril, inicia-se entre os cinco primeiros dias de sintomas com febre, dores pelo corpo, dor de cabeça, fraqueza, perda de apetite e linfadenopatia (ínguas) principalmente no pescoço, submandibular e sublingual. A segunda fase, também chamada fase de erupção, que acontece geralmente após 1 a 3 dias do inicio da febre, aparecem lesões de pele na cabeça, evoluindo para tronco e membros, não poupando órgãos genitais e mucosas, nem mesmo região palmar e plantar, apresentando-se inicialmente como máculas (lesões planas) que tornam-se pápulas (lesões nodulares), seguido de vesículas (lesões com conteúdo liquido), tornando-se pústulas (lesões com secreção purulenta), que se rompem e formam crostas que secam e caem, completando o ciclo da doença. Essa fase pode levar de 2 a 3 semanas. Somente após a queda de todas as crostas é que o doente deixa de transmitir a doença. 

Em casos mais graves e em pacientes imunossuprimidos, gestantes e crianças, a doença pode se apresentar com complicações por infecções secundárias de pele, broncopneumonias, lesões oculares, encefalite e gastrintestinais. 

O diagnóstico é feito pela coleta de material das lesões com exame RT-PCR. Existem outros testes menos utilizados. As drogas antivirais para tratamento são muito eficazes, porém ainda pouco disponíveis. 

A população mais atingida é a de crianças e adultos jovens. Corrobora para isso a vacina para Varíola Humana, que pode proteger em até 85% dos casos. Como a vacinação foi suspensa no final de década de 1970, as principais faixas etárias suscetíveis são os menores de 50 anos. Contudo, a transmissão homem-homem é baixa e é necessário o contato próximo prolongado menor que 1 metro do doente ou contato com as lesões de pele ou objetos e roupas contaminadas, dificultando assim a chance de uma nova pandemia. Além disso, os indivíduos doentes devem ser mantidos em isolamento durante todo período da doença até a queda da última crosta. Já os contactantes dos doentes devem ser vacinados até quatro dias após a exposição, fazendo o bloqueio da transmissão e desenvolvimento da doença. A vacina não está disponível e por isso não está recomendado a vacinação universal. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já solicitou a produção em escala para suprir a necessidade para realização do bloqueio vacinal. 

A prevenção é eficaz com uso de máscaras e lavagem das mãos. Os profissionais devem utilizar vestuário adequado, semelhante ao utilizado na pandemia de Covid-19 ao entrar em contato com pacientes.

 

Marcelo Eichholzer de Oliveira - professor de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR).


Sistema tributário: reformular tudo ou apenas simplificar?

Especialistas em tributos indiretos expõem suas visões em relação às propostas de reforma tributária durante reunião da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Em debate estão a PEC 110 e sua antítese, a proposta conhecida como Simplifica Já

 

A quantidade de propostas relacionadas ao sistema tributário nacional traduz a necessidade de mudanças no modelo atual, considerado complexo, custoso e injusto. São vários os projetos em discussão no Congresso e nas rodas de conversas entre tributaristas, que propõem desde uma reformulação total do modelo atual e, no outro extremo, apenas uma simplificação.  

A PEC 110 é uma das mais ousadas e profundas por prever a fusão de tributos federais, estaduais e municipais e a criação de um imposto sobre bens e serviços (IBS), com alíquota padrão. A votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, entretanto, não avança e já foi adiada por mais de uma vez.

“A premissa da PEC 110 não é simplificar, mas transferir a carga tributária para o setor de serviços”, criticou o mestre e doutor em Direito Econômico, Financeiro e Tributário, Alberto Macedo, durante reunião do Caef (Conselho de Altos Estudos de Finanças e Tributação, da ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

Na visão do especialista, a fusão do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) com o ISS (Imposto sobre Serviços), um dos pontos mais polêmicos da proposta, vai levar ao aumento da carga tributária e impactar as finanças dos municípios menores, que dependem das transferências do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) por não conseguirem gerar receita própria.


SIMPLIFICAÇÃO

“O Brasil foi o segundo país a criar um IVA (Imposto sobre Valor Agregado), que é o nosso ICMS. Esse imposto só precisa ser aperfeiçoado”, defendeu Macedo, um dos autores da proposta de reforma tributária conhecida como Simplifica Já (Emenda 223 à PEC 110).   

Elaborada pela (Anafisco) Associação Nacional dos Auditores Fiscais de Tributos dos Municípios e Distrito Federal, a proposta prevê uma legislação nacional para o ICMS e ISS, sistema único de nota fiscal, tributação no destino e possibilidade de alíquota reduzida do imposto estadual para os produtos in natura.  

O Simplifica já, segundo Alberto Macedo, contribui para a maior autonomia financeira dos municípios, que teriam um salto nas receitas provenientes do ISS, passando de R$ 73 bilhões em 2021, para R$ 206 bilhões em 15 anos.


O NOVO IVA

Defensora da PEC 110, Melina Rocha, diretora de cursos na York University, no Canadá, que também participou da reunião do Caeft, ressaltou que o ICMS usado no Brasil não pode ser considerado um IVA, pois não reúne as características essenciais de um imposto sobre valor agregado, como base ampla e sem restrição aos créditos.

Atualmente, 176 nações no mundo utilizam o IVA. Dos 31 países federativos, 20 optaram pelo IVA único, como Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Suíça e Venezuela, entre outros.

Canadá e Índia usam o IVA Dual, nos mesmos moldes do que propõe a PEC 110. O texto prevê um IVA federal (fusão do PIS e Cofins) e outro de competência estadual e municipal (fusão do ICMS e ISS).  

“Apesar de ser um imposto cumulativo, o ICMS atualmente não permite de forma integral a obtenção de créditos, onerando a produção e levando à perda de competitividade”, criticou Melina.

As mesmas críticas foram feitas por ela em relação ao ISS, “um imposto cumulativo e concentrador de riquezas.”

Dados apresentados durante a reunião mostram que São Paulo e Rio de Janeiro concentram 31,8% da arrecadação do imposto municipal. De acordo com a especialista, com o IBS, 4,8 mil municípios terão ganhos na arrecadação e apenas 690 apresentarão perdas.

“Vale lembrar que a PEC 110 prevê um período de transição. Nos primeiros 20 anos, as receitas serão mantidas para Estados e municípios. Depois desse período, caso haja recuo na arrecadação, a proposta prevê mecanismos de compensação”, explicou.


REDISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS

De acordo com Melina Rocha, a reforma vai aumentar a participação relativa dos Estados e Municípios mais pobres no bolo tributário, com a redistribuição de cerca de R$ 25 bilhões dos Estados mais ricos para os menos favorecidos. Na esfera municipal, a redistribuição deve ultrapassar R$ 37 bilhões.

A especialista também rebateu a tese de que a proposta vai aumentar a carga tributária do setor de serviços, que hoje responde por 73,3% do PIB. Desse valor, explicou, apenas 13,7% correspondem às transações no fim da cadeia, ou seja, as vendas ao consumidor final.

Pela proposta, haverá tratamento diferenciado para serviços de saúde, educação e transporte público. 

 

 Silvia Pimentel

https://dcomercio.com.br/publicacao/s/sistema-tributario-reformular-tudo-ou-apenas-simplificar


Dia dos Namorados: 5 dicas para comprar o presente pela internet

Crédito: Canva
Buscar produtos desejados em marketplaces na internet é a melhor opção para fugir da aglomeração e dos preços altos nas lojas físicas; Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina Soluções em Negócios Digitais, lista dicas

 

O Dia dos Namorados está chegando, e é considerado a terceira data mais atrativa para o varejo - atrás apenas do Dia das Mães e do Natal, que são os “campeões de vendas”. Afinal, quem vai arriscar deixar seu namorado ou namorada sem ganhar um mimo, na data mais romântica do ano?

Criado no Brasil em 1948, pelo publicitário João Dória,  o Dia dos Namorados tinha inicialmente o propósito de aumentar as vendas no mês de Junho, considerado uma época fraca. No entanto, fez tanto sucesso que logo tornou-se uma data que hoje já é impossível de se “passar em branco”. E segundo pesquisa recente da plataforma MindMiners, encomendada pelo Grupo Globo, 72% dos entrevistados planejam comemorar a data neste ano. Além disso, as vendas do e-commerce cresceram 3,2% em relação ao mesmo período de 2020, segundo a mesma pesquisa. 

“O Dia dos Namorados, em 12 de junho, é muito importante para um grande número de consumidores brasileiros, e, com isso, as lojas físicas tendem a ficar muito cheias por conta da alta procura. A melhor solução para evitar as filas ou preços abusivos é buscar os produtos desejados pela internet”, avalia o diretor-executivo da Petina Soluções em Negócios Digitais, Rodrigo Garcia. 

Pensando nisso, Garcia listou 5 dicas para encontrar o presente ideal para a data  na internet, sem ter “dor de cabeça”: 


Confira a  avaliação do produto

Evite comprar por impulso. Verifique com cuidado as características, detalhes e condições do item antes de finalizar a transação. Para isso, é importante observar bem as fotos e avaliações  para conhecer o produto que está pensando em adquirir. 

“Cheque as avaliações do item para certificar que está comprando um produto de qualidade, e que realmente condiz com a descrição que o site tem sobre a compra. O consumidor também precisa ter certeza que é de fato aquilo que procura, antes de efetuar a compra, pois se precisar cancelar terá mais trabalho”, alerta o especialista.


Certifique-se do prazo de entrega

Quando compramos online, é fundamental também ficar atento ao prazo de entrega, para que a encomenda chegue a tempo. “O comprador deve checar se o prazo estimado lhe atende, ou se chegará muito próximo após a data comemorativa. Essa é outra dica fundamental para evitar frustrações na experiência de compra”, alerta.

Para contornar esse tipo de dificuldade, Garcia recomenda se planejar e fazer as compras com certa antecedência. “Se possível, não compre o produto de última hora, pois nessa época do ano as empresas têm uma alta demanda de pedidos e pode levar alguns dias para que o item chegue ao seu destino final”, explica ele.


Informe-se sobre a política de trocas

Por mais que o consumidor escolha, presentes nem sempre dão certo, ou agradam quem foi presenteado. “Se for uma roupa, por exemplo, pode não servir ou vir com algum defeito de fabricação. Por isso, o comprador deve sempre guardar o cupom fiscal e verificar o número de dias para a troca do produto, caso seja necessário.

“Outro aspecto que é importante checar é o procedimento a ser seguido para a troca, se é algo muito burocrático, e se o cliente precisa arcar com algum custo de envio pelos Correios e frete”, ressalta Garcia.


Planejar é a melhor forma de evitar estresse

Segundo a pesquisa MindMiners, 59% dos entrevistados declararam que costumam comprar presentes com antecedência, planejando-se para as datas comemorativas.

“Essa é a melhor coisa a se fazer, pois quando o consumidor compra com antecedência ele costuma ter tempo hábil para procurar os preços mais competitivos, e verificar se o item com o qual pretende presentear está em estoque. Dessa forma, otimiza seu tempo e aumenta as chances de comprar com sucesso”.


Fuja de possíveis golpes 

Como última dica, o executivo da Petina orienta que os compradores fiquem sempre atentos a sites duvidosos ou preços muito abaixo da média. Isso porque, na internet, infelizmente não é incomum que, nessas épocas de alta procura, haja sites que tentam aplicar golpes nos consumidores.

“É recomendável procurar comprar sempre via marketplaces e com vendedores verificados, ou por indicações de pessoas que  já usaram o fornecedor, para que a compra para o Dia dos Namorados não vire um ‘pesadelo’”, finaliza Garcia.

 

Petina - pioneira na gestão de negócios online para indústrias e importadores em marketplaces nacionais e internacionais.


Decisão do STJ sobre rol da ANS prejudica pacientes; advogada esclarece

Rol de cobertura da ANS passa a ser taxativo
Crédito: Canva. com

Advogada especializada em direito de saúde e defesa do consumidor, Dra. Tatiana Viola de Queiroz explica o que muda com a decisão.


Por 6x3 o STJ decidiu ontem (08/06) pela taxatividade do rol da ANS, a decisão causou polêmica. Os convênios médicos não serão mais obrigados a cobrir procedimentos fora do rol, o que prejudica os pacientes.

“Porém a taxatividade é mitigada, logo há a possibilidade de exceções, o julgamento não tem poder vinculante, então não vale para todos os processos em andamento, porém as operadoras de planos de saúde provavelmente irão tirar proveito deste julgamento.” alerta a Dra. Tatiana Viola de Queiroz, advogada especializada em direito de saúde.

Existe a possibilidade de questionar a decisão junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), e há também a necessidade de verificação constitucional para entender se há a possibilidade de questionar o STF sobre a decisão tomada pelo STJ.

A Dra. Tatiana Viola, listou abaixo alguns dos critérios de exceções da taxatividade:

  • A operadora de plano de saúde não é obrigada a arcar com tratamento não constante do rol da ANS se existir para a cura do paciente outro procedimento eficaz e efetivo já incorporado ao rol.
  • É possível a contratação de cobertura ampliada ou a negociação de aditivo contratual para cobertura de procedimentos extra rol.
  •  Não havendo substituto terapêutico ou esgotados os procedimentos do rol da ANS, pode haver a cobertura do tratamento indicado pelo médico ou odontólogo assistente, desde que:
  1. Não tenha sido indeferido expressamente pela ANS a incorporação do procedimento ao rol da saúde complementar;
  2. Haja comprovação da eficácia do tratamento a luz da medicina baseada em evidências;
  3. Tenham recomendações de órgãos técnicos de renome nacionais, como CONITEC e NATJUS, ou estrangeiros;
  4. Seja realizado, quando possível, o diálogo interinstitucional do magistrado e com entes ou pessoas com expertise técnica na área da saúde.

 

Dra. Tatiana Viola de Queiroz - Sócia-fundadora do Viola & Queiroz Advogados Associados, tem mais de 20 anos de experiência como advogada. É Pós-Graduada e especialista em Direito Médico e da Saúde, em Direito do Consumidor, no Transtorno do Espectro Autista, em Direito Bancário e em Direito Empresarial. É membro efetivo da Comissão de Direito à Saúde da OAB/SP. Atuou por oito anos como advogada da PROTESTE, maior associação de defesa do consumidor da América Latina. 


Segundo pesquisa, analisar dados é uma das maiores dores da área de produtos no Brasil

Para atender a dor dos profissionais deste setor, a PM3, escola referência na educação de produtos digitais e condutora da pesquisa, lança o curso de Product Analytics


Segundo a última edição da pesquisa O Panorama do Mercado de Product Management (PM), realizada pela PM3, escola referência na educação de produtos digitais no Brasil, a análise de dados é uma das maiores dificuldades enfrentadas por PMs no país, de acordo com 24% dos respondentes em 2021. Para atender essa dor latente dos profissionais da área de Produtos, a edtech anuncia o lançamento de seu novo curso: Product Analytics. Com previsão de início para agosto deste ano, o objetivo da formação é garantir uma tomada de decisões mais assertiva com o auxílio de dados concretos, além de mais clareza sobre como agir caso o profissional possua poucas informações à sua disposição naquele momento.

 

Ainda de acordo com a pesquisa, dentre outras dores vivenciadas por PMs estão questões como definição de métricas (27%), correlacionada à análise de dados. Tais pontos corroboram com os 35% dos respondentes que sentem insegurança frequentemente em sua rotina de trabalho. Sendo assim, as aulas são voltadas para pessoas que já têm vivência na área de Produto, mas são iniciantes ou intermediárias no segmento de dados, tais como Analistas de negócio, APM, PO, analistas de produtos, Gerentes de Produto, designers, BIs, analistas de dados, dentre outras.

 

De acordo com o CEO da edtech, Marcell Almeida, o curso visa sanar uma das principais dores do mercado, que é a inabilidade ou insegurança de como utilizar dados. “As métricas ajudam profissionais de negócio e produto a darem um direcionamento de curto, médio e longo prazo para a tática e estratégia”, diz. “Portanto, além de saber interpretar os dados, é necessário saber manipulá-los no dia a dia”, completa.

 

Apesar disso, o curso é composto por abordagens que extrapolam o quesito técnico, como maneiras de realizar análises, interpretações e desenvolver habilidades que podem ser usadas no dia a dia corporativo. "Trabalhar na área de Produto significa montar planejamentos estratégicos com base em fatos, mas muitos profissionais se sentem receosos quando se deparam com métricas e precisam comunicá-las de modo inteligente depois", afirma Almeida. "Dessa forma, mais do que trazer conceitos técnicos, queremos ensinar como ter independência em um segmento que requer acessibilidade e assertividade", reforça.

 

Para Almeida, os dados são inerentes ao gerenciamento de produtos e o estudo mostra como há uma dificuldade generalizada acerca do tema no Brasil. "A identificação, interpretação e tomada de decisões baseadas em informações corretas têm sido cada vez mais valorizadas pelas empresas, pois estão diretamente ligadas ao sucesso do produto e do negócio", explica. "Diversas pesquisas e grandes personalidades do mundo corporativo já afirmaram que os dados são o novo petróleo do mundo. Então, estruturamos um curso que mostra o caminho para manipulá-los com inteligência e gerar insights estratégicos para potencializar resultados", ressalta.

 

A pré-venda já está aberta e a matrícula antecipada conta com uma série de benefícios, como o desconto de 25% até o lançamento. Outra vantagem em garantir o curso de Product Analytics é o acesso estendido ao produto por 12 meses, contados a partir do início das aulas. E para aqueles que desejam consumir outros conteúdos antes das aulas, a compra na pré-venda também garante acesso imediato e vitalício à Comunidade PM3, que possui atividades práticas ao vivo, mentorias, workshops, dentre outros.


Dia dos namorados: especialista explica como economizar na hora de comprar o presente do parceiro ou da parceira

A data é celebrada de diferentes formas, desde um jantar romântico em um restaurante conhecido ou até mesmo com um presente especial


Desde 1948, todo dia 12 de junho é comemorado o Dia dos Namorados no Brasil. A data foi criada por um publicitário que queria alavancar as vendas de uma loja de roupas nesse período do ano, já que era uma época fraca em termos de faturamento. O dia 12 de junho foi escolhido propositalmente, já que é um dia antes da celebração de Santo Antônio, que ficou conhecido como o santo casamenteiro do país. A data é celebrada de diferentes formas, desde um jantar romântico em um restaurante conhecido ou até mesmo com um presente especial.

Porém, como essas celebrações envolvem custos, muitas vezes algumas pessoas ficam com receio de não conseguirem surpreender o parceiro ou a parceira, principalmente aquelas que estão com problemas financeiros. De acordo com a Pesquiva de Endividamento e Inadimplência (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de endividados chegou a 77,7% em abril desse ano, o maior nível desde que a pesquisa começou, em janeiro de 2010. Sendo assim, muitos brasileiros acabam buscando diferentes formas de comemorar o Dia dos Namorados sem precisar gastar muito.

“Um dos piores erros que as pessoas costumam cometer é deixar para comprar o presente justamente na véspera da data, onde os lojistas e as marcas costumam subir os preços justamente por terem noção de que vai aumentar o movimento nesse período”, explica o educador financeiro Tiago Cespe, criador da Cespe Educação Financeira. Para evitar pagar um valor exorbitante, a dica é sempre pesquisar bastante em diferentes lojas umas três semanas antes do dia.

Se a pessoa acabar esquecendo e só lembrar próximo da data, pesquisar em lojas online acaba sendo mais fácil, mas a vantagem de comprar em loja física é que a pessoa não paga frete e pode ainda negociar o preço. “Quando você compra algo no cartão, uma parte do dinheiro é para pagar uma taxa que é cobrada do estabelecimento, então uma opção é pesquisar o preço do produto no e-commerce antes para ter uma ideia do valor e ir até a loja física com dinheiro, e negociar com o lojista se tem desconto pagando à vista e no dinheiro”, ressalta Cespe.

Pagar o presente do amado ou da amada com cartão de crédito deve ficar fora dos planos, principalmente no caso de pessoas endividadas ou com problemas financeiros, já que com o cartão de crédito a pessoa está apenas postergando uma conta que pode gerar consequências desagradáveis no futuro. “Colocar um limite de quanto é possível gastar na compra de um produto ou então com uma atividade ou passeio é importante para conseguir aproveitar o dia sem ficar pensando na conta que a pessoa terá de pagar posteriormente”, diz o educador financeiro.

É importante lembrar que no final de semana em que é comemorado o Dia dos Namorados os resturantes costumam ficar com filas enormes e o tempo de espera pode ultrapassar mais de uma hora. Sendo assim, pensar em outras alternativas de lazer como um picnic em um parque ao ar livre ou um jantar em casa com velas e um prato mais elaborado, podem ser opções mais vantajosas e muito mais agradáveis.

“Não é necessário ostentar ou comprar um presente por um valor exorbitante, é possível surpreender o parceiro ou a parceira de forma simples, como, por exemplo, montando uma cesta de café da manhã com os doces preferidos dele ou dela, ir ao cinema para assistir um filme que ambos estavam querendo, enfim, o importante é usar a imaginação e mostrar que a pessoa é especial”, pontua Cespe.

A criatividade conta muito na hora de presentear a pessoa amada, então um presente feito pela própria pessoa também é uma dica para não deixar o dia dos namorados passar em branco. Existem centenas de tutoriais na internet que ensinam como criar diferentes obejtos e produtos ou até mesmo como preparar uma surpresa com base em vídeos virais de casais nas redes sociais.

“Muitas vezes uma carta de próprio punho pode causar muito mais impacto do que um presente caro, então o que vale no final é mostrar que o amor está acima de qualquer coisa, inclusive dos problemas financeiros”, finaliza o educador financeiro.


País pode ter safra recorde de 263 milhões de toneladas em 2022

Se confirmado, o volume será 3,8% superior ao de 2021. Alta deve ser puxada pela safra de milho, estimada em 112 milhões de toneladas

 

A produção de cereais, leguminosas e oleaginosas deve fechar 2022 com um volume recorde de 263 milhões de toneladas. Caso a estimativa se confirme, a safra será 3,8% superior à registrada em 2021, de 253,2 milhões de toneladas.

O dado é do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de maio, divulgado nesta quarta-feira, 8/06, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A previsão de maio é 0,6% maior do que a estimada pela pesquisa de abril, de 261,5 milhões de toneladas.

A alta em relação a 2021 deve ser puxada principalmente pelas safras de milho, que devem fechar o ano em 112 milhões de toneladas, um crescimento de 27,6% na comparação com o ano anterior.

“A colheita da segunda safra está começando agora e as condições climáticas são boas, especialmente em Mato Grosso e Paraná, que são os principais produtores desse grão”, informou o pesquisador do IBGE Carlos Alfredo Guedes.

O trigo é outra lavoura que deve ter aumento na produção este ano, com uma alta de 13,6% na comparação com o ano passado. Segundo Guedes, o aumento esperado tem relação com a invasão da Ucrânia pela Rússia. Os dois países são grandes exportadores do produto.

“Isso fez os produtores brasileiros expandirem as áreas de plantio. Se tiver uma boa condição climática, a produção deve ser recorde em 2022”, explica.

A área colhida do produto deve crescer 2,1% no ano, enquanto o rendimento médio de produção por hectare deve ter aumento de 11,3%.

Mesmo assim, o pesquisador acredita que o Brasil ainda precisará importar o produto, uma vez que a produção nacional de trigo deverá ficar em 8,9 milhões de toneladas, abaixo da demanda interna de 12 milhões.

Outras lavouras importantes com previsão de alta na produção são o feijão (15%), algodão herbáceo (15,2%), aveia (8,2%) e sorgo (19,2%).

Já a principal lavoura do país, a soja, que está com sua colheita praticamente finalizada, deve fechar 2022 com uma produção de 118,6 milhões, 12,1% abaixo do ano anterior. O arroz também deve ter queda no ano, de 8,6%.


OUTRAS LAVOURAS

Além dos cereais, leguminosas e oleaginosas, o IBGE também faz estimativas para outras safras importantes para o país, como o café, que deve crescer 7,8%, e a cana-de-açúcar, que deve ter alta de 19,2%. São esperados aumentos ainda para as safras de banana (1,6%) e laranja (2,3%).

Devem ter quedas as produções de batata-inglesa (5,1%), mandioca (2,3%), tomate (7,9%) e uva (11,8%).

 

Agência Brasil

Fonte: https://dcomercio.com.br/publicacao/s/pais-pode-ter-safra-recorde-de-263-milhoes-de-toneladas-em-2022

 

ViaQuatro convida passageiros da Linha 4-Amarela para sessão de fotos em homenagem ao Dia Internacional da Amizade

 Registros serão feitos sexta-feira, 10, na Estação Vila Sônia, e farão parte de mostra especial sobre o tema

 

Colaboradores da concessionária em frente ao painel que será montado para a sessão de fotos


Há uma famosa frase atribuída a Willian Shakespeare que diz: “amigos são a família que a vida nos permite escolher”. Para celebrar os laços de amizade que unem as pessoas mundo afora, a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, convida os passageiros que circularem pela Estação Vila Sônia nesta sexta-feira, 10, a participarem de uma sessão de fotos especial. Os registros farão parte de uma exposição sobre o tema que estará em cartaz em julho, na mesma estação. 

Sob o título “Amizade não é o tempo, é a conexão”, o projeto é uma ação da concessionária em comemoração à data que celebra, em julho, essa relação única de afinidade e parceria. A proposta é convidar amigos que estiverem passando pela Estação Vila Sônia para que sejam fotografados para a produção da mostra temática. Os cliques serão feitos pela equipe de sustentabilidade da concessionária e quem participar, além de receber a foto que fará parte da exposição, também ganhará um chocolate como uma pequena lembrança para prestigiar um amigo. 

Apesar de ter algumas comemorações em diferentes épocas do ano, uma das datas mais populares para o Dia do Amigo é 20 de julho. O marco foi instituído primeiramente em Buenos Aires, na Argentina, em 1969, por Enrique Ernesto Febbraro. Ele teria se inspirado na data da chegada do homem à lua pela sensação de aproximação entre todos os povos que o evento despertou. A iniciativa se popularizou no país vizinho e ganhou força no Brasil a partir dos anos 1990. 

“Toda manifestação de afeto e carinho merecer ser incentivada. Promover essa ação em uma de nossas estações é reforçar o nosso compromisso em ir além de um transporte eficiente e seguro e se consolidar cada vez mais como referência em mobilidade humana”, diz Juliana Alcides, gerente de comunicação e sustentabilidade da ViaQuatro.

 

Serviço:

Sessão “Fotos para a Exposição “Amizade não é o tempo, é a conexão””

10 de junho

Das 10h às 14h

Estação Vila Sônia -- Linha 4-Amarela


Anguilla encerra o portal de autorização de viagem para todos os visitantes

Anguilla é um paraíso para desfrutar de catamarã. Foto: Conselho de Turismo de Anguilla.


A comprovação de vacinação e um resultado negativo do teste COVID-19 ainda são necessários. 

 

O Ministério da Saúde de Anguilla atualizou as diretrizes dos protocolos de entrada na ilha, de acordo com o caminhar da estratégia de saída da COVID-19. As novas medidas entraram em vigor em 1 de junho de 2022 e, desta forma, o site onde era solicitada a autorização de viagem para Anguilla não é mais utilizado. 

 

Todas as pessoas com mais de cinco anos viajando para o Caribe ainda precisarão de um teste COVID-19 válido e negativo; ou seja, um teste de PCR ou NAA administrado dentro de três dias antes da chegada ou um teste rápido de antígeno a ser realizado o mais tardar dois dias antes da chegada. Essas informações devem ser enviadas antes do embarque e na chegada a Anguilla, juntamente com o comprovante de de vacinação completo. Vale lembrar que os kits de teste autoadministrados e testes de anticorpos não são aceitos no momento. 

 

Os testes na chegada também foram suspensos para todos os viajantes a Anguilla, exceto para aqueles que chegam sem um teste previamente aceito. Essas pessoas passarão pelo procedimento do PCR na chegada e deverão permanecer em seu hotel ou vila até que saiam os resultados, além de pagar uma multa. 

 

Existe também a possibilidade de um visitante não vacinado solicitar, por via de uma isenção médica, a autorização para entrar na ilha. Nesses casos a solicitação deve ser feita por escrito para o e-mail visitanguilla@gov.ai sob o assunto "Request for COVID-19 Vaccination Exemption". O visitante não vacinado que receba a isenção médica deve permanecer em quarentena por um período não inferior a 5 dias ou por outro período especificado pela Autoridade de Quarentena. 


 

Anguilla


 Aninhada no nordeste do Caribe, Anguila é uma beleza tímida, com um sorriso caloroso. Formada por coral e calcário, coberta de verde, a ilha é brindada com 33 praias, consideradas as mais bonitas do mundo pelos viajantes mais experientes e pelas principais revistas de viagens. Uma cena culinária fantástica, uma grande variedade de acomodações de qualidade com preços variados, uma série de atrações e um calendário rico em estivais fazem de Anguila um destino atraente e fascinante. Anguila fica fora dos roteiros principais, por isso, manteve um caráter e apelo encantadores. No entanto, pode ser facilmente acessada via Porto Rico ou St. Maarten. Romance? Elegância pé na areia? Chique descomplicado? Felicidade sem limites? Anguila é Beyond Extraordinary (“mais que extraordinária”, em tradução livre). www.ivisitanguilla.com

@VisiteAnguilla; Hashtag: #MyAnguilla

Interamerican Network

 

Líderes do futuro: como a inovação emocional é capaz de quebrar antigos padrões para um ambiente de trabalho mais saudável

Em meio ao aumento de casos de assédio moral nos últimos anos, companhias passam a avaliar as lideranças por meio de soft skills para novas contratações

 

Os novos modelos de trabalho adotados nos últimos anos representaram um grande desafio a líderes e liderados. O aumento da pressão por resultados e produtividade, assim como a insegurança trazida pela recente crise sanitária, acabaram acirrando as relações e resultaram em um aumento de atitudes consideradas hostis e impróprias no mundo corporativo. De acordo com um levantamento realizado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), as denúncias de assédio moral aos trabalhadores triplicaram nos últimos dois anos no país. Na região da Grande São Paulo, os registros atingiram o alarmante percentual de aumento de 51,4%, somente em 2021. Entretanto, este é um cenário que tende a mudar e evoluir. 

Segundo uma pesquisa mundial realizada pela empresa de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização Capgemini, a habilidade de reconhecer e entender as próprias emoções e das outras pessoas, chamada de inteligência emocional, já é um dos atributos mais valorizados em profissionais e seguirá em alta nos próximos anos – fator determinante para a quebra dos velhos paradigmas de liderança. Segundo 74% dos executivos seniores entrevistados e 58% dos colaboradores não executivos que participaram da pesquisa, em breve, será impossível contar com funcionários sem esta competência. A estimativa é de que, nos próximos anos, a procura por essa soft skill – fundamental para engajar e influenciar as equipes, em termos de liderança, tornando os ambientes mais harmônicos e equilibrados - seja pelo menos seis vezes maior do que é atualmente.

“As empresas, finalmente, estão fechando o cerco contra os chefes raivosos, grossos ou estúpidos; isso não é mais tolerado, é assédio moral. Para que isso aconteça, efetivamente, não apenas no ambiente de trabalho, mas em todos os aspectos de vida dessas lideranças, precisamos de uma mudança de cultura, alcançada com o desenvolvimento de soft skills, como a inteligência emocional”, destaca Heloísa Capelas, escritora, palestrante e especialista em desenvolvimento do potencial humano.

Atuando como agente promotor dessas grandes mudanças e com o objetivo de propor um desafio de reciclagem desses comportamentos, ainda presentes em profissionais que ocupam os altos cargos, recentemente Heloísa Capelas lançou o livro Inovação Emocional – leitura obrigatória aos líderes do futuro. A obra faz uma profunda viagem de autoconhecimento que permite identificar, com honestidade, a origem dos padrões que sabotam a plenitude, o sucesso e o bem-estar, a partir da ruptura com crenças adquiridas ao longo da vida profissional, implementadas no subconsciente e que levam a atitudes de repetição nada saudáveis, inspiradas no que foi absorvido pelas situações vivenciadas.

 


Heloísa Capelas - especialista em desenvolvimento humano por meio do autoconhecimento e do aumento da competência emocional há cerca de 40 anos. Mentora de líderes, aplica cursos com a Metodologia Hoffman, considerada por Harvard um dos trabalhos mais eficazes na mudança de paradigmas para líderes. É autora dos best-sellers “Inovação Emocional” (2021), O “Mapa da Felicidade” e “Perdão, a revolução que falta”. É expert em processos transformativos e psicodinâmica aplicada aos negócios, coach e master practitioner em Programação Neurolinguística (PNL). CEO do Centro Hoffman, no Brasil, está também à frente da Câmara Feminina do Instituto Êxito de Empreendedorismo.


Pequenos negócios geraram oito em cada dez empregos em abril

Levantamento produzido pelo Sebrae mostra que, no quarto mês do ano, as micro e pequenas empresas contabilizaram um saldo de 166,8 mil novos postos de trabalho 

 

Os pequenos negócios foram responsáveis por mais de 84% do saldo de empregos gerados em abril, segundo levantamento feito pelo Sebrae com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. No quarto mês do ano, as micro e pequenas empresas contabilizaram um saldo positivo de 166,8 mil novos postos de trabalho. Ao todo, foram 1.854.557 admissões e 1.657.591 desligamentos  

No acumulado de 2022, o Brasil já soma 770.593 vagas abertas, sendo que os empreendimentos de micro e pequeno porte responderam por uma grande fatia desse montante, com 585.560 novas contratações, ou seja, quase 80% do total. A porcentagem é equivalente à registrada no mesmo período de 2021.  

“Os dados mostram que as micro e pequenas empresas continuam sendo as grandes geradoras de emprego no Brasil. São empreendedores resilientes que venceram a pandemia e continuam movendo a economia nacional. É fundamental continuar apoiando esses empresários com políticas de crédito e com a possibilidade de renegociação de dívidas, tanto de empréstimos, quanto de impostos e fornecedores”, enfatiza o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick.  

Em abril, o setor que mais contratou foi o de Serviços, com saldo de 93.404 postos de trabalho. Os segmentos de Comércio e Construção ficaram praticamente empatados na segunda e terceira posição, com 28.420 e 25.267 empregos gerados, respectivamente.


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