As recentes discussões sobre
investimentos das marcas em redes sociais, principalmente pertencentes ao
Facebook, também despertaram debates sobre a importância dessas ferramentas no
alcance de público. Fato é que Instagram e Facebook são - e devem continuar
sendo - líderes quando o assunto são os investimentos em publicidade digital.
Hoje, mais de 6 milhões de profissionais de marketing dedicam esforços de
campanhas nessas plataformas. Além disso, seu volume de usuários é desafiador
para qualquer outra rede em busca de destaque nas escolhas desses
profissionais.
Ao longo dos anos temos visto um constante investimento das redes de Zuckerberg
em formatos cada vez mais diferentes para atração do público. Com isso, o
Instagram passou a ganhar destaque em relação ao "irmão mais velho".
Para se ter uma ideia, estimativas revelam que a contribuição do Instagram para
a receita do Facebook passou de US$ 3.4 bilhões em 2016 para US$ 20 bilhões em
2019, correspondendo a quase 30% do total. Além disso, em 2020, o Instagram
ampliou sua liderança sobre o Facebook durante a pandemia, com uma audiência
global 28% maior. E essa diferença de público e posicionamento das redes também
se aplica às interações, que chegam a ser 16 vezes maior no Instagram do que os
resultados encontrados no Facebook, que por sua vez viu seu engajamento crescer
consideravelmente no primeiro trimestre do ano com o maior número de pessoas em
casa em razão da pandemia.
Todos esses números nos levam a crer que existe uma competição entre as redes
ou, para alguns mais críticos, esse pode ser o início do fim do Facebook. Mas seria
isso possível? Mais do que acreditarmos que uma plataforma ou outra deixará de
existir - ou seguirmos fomentando esse embate, entendo que é preciso voltarmos
o olhar para um outro ponto: a evolução dos profissionais e equipes de
marketing para entender a diferença entre elas e como explorar cada vez melhor
seus recursos para criar campanhas cada vez mais assertivas.
Enquanto o Instagram lidera o
envolvimento e o tamanho do público, as marcas ainda publicam mais no Facebook.
Afinal, as plataformas diferem na maneira como os usuários interagem com elas,
sendo o Facebook frequentemente a escolha de conteúdo mais informativo enquanto
o Instagram é altamente eficaz para promover o engajamento e alcançar grandes
públicos e é cada vez mais o lugar certo para as empresas se mostrarem de
maneira criativa, estimularem engajamento e aumentarem o reconhecimento da
marca. Enquanto isso, o Facebook continua sendo a melhor opção para alcançar
segmentos específicos do público e transformar leads em clientes.
Nem toda indústria encontrará sucesso em ambas as plataformas, muitas vezes
vemos a necessidade das marcas escolherem o caminho mais efetivo para
comunicação com o seu público e isso muitas vezes se dará em apenas uma delas.
Isso serve como prova de que as plataformas não se substituem, mas devem ser
analisadas separadamente de acordo com os objetivos das ações digitais. Cada
vez mais, o imperativo para os profissionais de marketing é se concentrar na
otimização do conteúdo da publicidade e na personalização de suas experiências
com anúncios. A escolha de estratégias similares entre os canais não trará os
resultados desejados.
Para tirar o máximo proveito do Facebook e do Instagram, é importante
conhecermos os diferentes formatos de anúncio disponíveis em cada uma e seus
pontos fortes e fracos. As equipes de marketing digital têm como aliadas - e
não combatentes - em suas campanhas duas das maiores redes sociais do mundo,
que também residem na vanguarda da tecnologia e inovação e que continuarão a
evoluir para atender, compreender e contribuir para relação das marcas com os
desejos, sentimentos e comportamentos dos consumidores. Mais do que um embate
entre plataformas, afinal as duas fazem parte de uma mesma empresa, temos pela
frente uma luta dos profissionais e marcas para criar conteúdos cada vez mais
eficazes para cada canal e que sejam reconhecidos pelo público por uma postura
autêntica.
Alexandra
Avelar - country manager da Socialbakers no Brasil, empresa líder global em
soluções para a otimização de performance corporativa em redes sociais