O setor de Alimentação Fora do Lar (AFL) foi um dos mais afetados pela crise do coronavírus. A expectativa dos comerciantes para recuperar o prejuízo é grande. O governo do estado de São Paulo vai ampliar de 6 horas para 8 horas a abertura de comércio, shoppings, bares, restaurantes, salões de beleza e academias. A medida começa a valer a partir de sexta-feira, 21, e somente nas regiões que estão na fase 3 amarela do Plano São Paulo, a diretriz que determina a quarentena.
Segundo Leonardo Almeida,
CEO da Menu - startup que abastece os restaurantes conectando os principais
distribuidores e indústrias do mercado food service -, para minimizar os
impactos causados pelo fechamento de bares, pizzarias e restaurantes, os
estabelecimentos precisam enxugar as suas contas."É importante que o
comerciante busque por concessões de crédito e, principalmente, renegocie seus
custos fixos como o aluguel. Ele pode pedir ao locatário para adiar o pagamento
do mês atual. Após esse período, as pessoas voltarão a comprar, em consequência
o fluxo de caixa vai aumentar", comenta.
1. Entenda a real
situação das suas dívidas
Durante a crise é
comum ter contas atrasadas e gastos inesperados. Com isso, logo as dívidas se
acumulam.Por isso, o controle efetivo do fluxo de caixa é essencial e capaz de
evitar um cenário ainda pior. Organize-se, coloque no papel quanto você está
devendo, há quanto tempo e para quem, incluindo até mesmo os pequenos débitos.
2. Aumente a
preocupação com a higiene
O segmento de
alimentação fora do lar já possui uma série de cuidados relacionados à
alimentação segura, que compreendem o manuseio e a higiene de alimentos.
Reforce isso ainda mais no seu estabelecimento, na utilização de álcool em gel
na entrada e saída de clientes, na limpeza de mesas, cadeiras e balcões. Evite
também o uso de suportes, como saleiros e outros itens que ficam sobrepostos à
mesa.
3. Garanta
serviços futuros
Receber
antecipadamente pelos serviços pode ser extremamente útil neste momento em que
você precisa aumentar seu capital. Construir uma estratégia de voucher,
cartão-presente e até cartão fidelidade pode ser uma saída interessante para o
seu negócio. Pense em formas criativas de chamar atenção do cliente para a
causa em si e se organize para realizar esses atendimentos futuramente de forma
a não impactar sua estrutura.
4. Continue
vendendo por meio de delivery
Mesmo com a
reabertura dos estabelecimentos, muitas pessoas não se sentirão seguras em
frequentar esse tipo de espaço público. Por isso, as entregas são fundamentais
para garantir o atendimento daqueles que ainda vão preferir pedir comida de
casa.
5. Controle seu
estoque de insumos
Invista em
tecnologias que agilizam processos e libere seu tempo para dedicar a outras
atividades. Com a Menu é possível melhores negociações com seus fornecedores,
sofrendo menos interrupções para recebimento nas lojas. A startup oferece um
sistema de gestão de pedidos integrado aos fornecedores e operadores
logísticos. Além disso, outro diferencial está relacionado ao abastecimento. A
Menu centraliza o estoque e a entrega de seus clientes em até 48 horas.
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