Quem é o profissional resolutivo, promovido pela pandemia?
Parece um contrassenso imaginar que empresas estejam promovendo em meio à crise
e retração da economia. Porém, é muito mais comum do que a maioria pode
imaginar. Nesse momento, empresas estão buscando um tipo raro de profissional:
o resolutivo.
Em momentos de expansão de mercado, crescimento econômico e aumento espontâneo
do volume de negócios, empresas em crescimento costumam buscar profissionais
com perfil adequado ao modelo mental da própria organização, afinal, estão
crescendo e o objetivo natural seria crescer baseado na continuidade.
Momentos de expressiva mudança exigem profissionais que reclamem ou lamentem
pouco e vejam cada problema como uma oportunidade de posicionar a empresa de
forma diferente no mercado. Empresas surgem para mudar a realidade, mas
profissionais costumam entrar nas empresas focados em se alinhar culturalmente.
Esse alinhamento costuma carregar as situações positivas, mas também dar
sequência às situações que tiram a competitividade da empresa.
Mas esse profissional resolutivo que está sendo promovido agora é alguém
desalinhado com a organização? Não exatamente. O profissional resolutivo possui
total alinhamento de valores da organização, respeita as premissas que baseiam
as decisões. Mas, ao mesmo tempo, é capaz de mudar seu olhar de dentro da
organização para a visão do cliente. Se a empresa existe para resolver
problemas e melhorar uma situação, ele analisa as ações da sua área sob o ponto
de vista do consumidor da empresa e analisa o que pode ser feito para que essas
ações que lidera possam gerar benefícios perceptíveis para o consumidor.
Não existe mais espaço para o “financeiro burocrata” para o RH que pensa em
felicidade e esquece os resultados da organização ou para o marketing que busca
promover uma peça linda que não vende. Os profissionais resolutivos que estão
sendo promovidos são aqueles que estão contestando o “sempre foi assim”, que
não gera valor ao cliente de suas empresas.
Ismael
Kolling - Executivo de carreira, foi de assistente
administrativo a criador e diretor geral de um negócio com faturamento anual
bilionário. Atuou em marketing, vendas, gestão financeira e gestão geral de
negócios. Doutrinador da gestão simples e negócios escaláveis, ministra
mentorias a executivos e empresários; realiza consultorias para expansão
escalável de negócios; conselheiro de administração de empresas consolidadas e
startups. Empresário dos ramos de varejo de moda, alimentação e consultoria.
Autor do livro “Fazer gestão é fácil” pela Literare Books International.
Nenhum comentário:
Postar um comentário