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sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

eSocial


Empresas do Simples devem se cadastrar até 9 de abril

Esse terceiro grupo do eSocial é formado ainda por empregadores pessoas físicas (exceto domésticos) , produtores rurais pessoas físicas e entidades sem fins lucrativos


As empresas optantes pelo Simples Nacional devem realizar o cadastramento no eSocial até 9 de abril de 2019. Esse terceiro grupo (veja relação dos grupos no fim do texto) também é formado por empregadores pessoas físicas (exceto domésticos), produtores rurais pessoas físicas e entidades sem fins lucrativos. As demais entidades empresariais, com faturamento no ano de 2016 de até R$ 78 milhões, fazem parte do segundo grupo, que também está em processo de implantação do eSocial.

Para o processo de migração para o sistema do eSocial foram definidos quatro grupos de empresas. Cada grupo tem quatro fases para a transmissão eletrônica de dados. A primeira fase é destinada à comunicação dos eventos de tabela e dos cadastros do empregador. A segunda etapa engloba os eventos não periódicos, ou seja, o envio de dados dos trabalhadores e seus vínculos com a empresa. A terceira fase compreende os eventos periódicos: informações sobre a folha de pagamento. Na última fase são exigidas informações relativas à segurança e à saúde dos trabalhadores.

O grupo das empresas optantes pelo Simples Nacional será o terceiro grupo a migrar totalmente para o sistema do eSocial. A conclusão da inserção do primeiro grupo envolveu 13.115 maiores empresas do país, que já estão transmitindo os eventos para o eSocial, com exceção das informações referentes à  Saúde e Segurança do Trabalho (SST), que deverão ser enviadas a partir de julho de 2019. Já o segundo grupo se encontra na terceira fase do cronograma, com envio de suas folhas de pagamento ao eSocial desde a competência janeiro de 2019. 

Para classificação no segundo ou no terceiro grupo, o eSocial verificará a situação de opção pelo Simples Nacional em 1º de julho de 2018. Empresas constituídas após essa data com opção pelo Simples Nacional também entrarão no terceiro grupo. Já os órgãos públicos e as organizações internacionais começarão a transmitir seus primeiros eventos em janeiro de 2020. O atual calendário foi estipulado pelo Comitê Diretivo do eSocial na Resolução CDES nº 05 , que alterou a Resolução CDES nº 02.

Confira o detalhamento do cronograma:



GRUPO 1 - Empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões:

Fase 1: 08/01/2018 - Apenas informações relativas às empresas, ou seja, cadastros do empregador e tabelas

Fase 2: Março/2018 - Nessa fase, empresas passam a ser obrigadas a enviar informações relativas aos trabalhadores e seus vínculos com as empresas (eventos não periódicos), como admissões, afastamentos e desligamentos

Fase 3: Maio/2018 - Torna-se obrigatório o envio das folhas de pagamento

Fase 4: Agosto/2018 - Substituição da GFIP (guia de recolhimento do FGTS de informações à Previdência Social) para recolhimento de Contribuições Previdenciárias

             Agosto/2019 - Substituição da GFIP para recolhimento do FGTS (ver Circular CAIXA nº 843/2019)

Fase 5: Julho/2019 - Na última fase, deverão ser enviados os dados de Segurança e Saúde no Trabalho (SST)



GRUPO 2 -  Entidades empresariais com faturamento no ano de 2016 de até R$ 78 milhões e que não sejam optantes pelo Simples Nacional:

Fase 1: 16/07/2018 - Apenas informações relativas às empresas, ou seja, cadastros do empregador e tabelas

Fase 2: 10/10/2018 - Nessa fase, empresas passam a ser obrigadas a enviar informações relativas aos trabalhadores e seus vínculos com as empresas (eventos não periódicos), como admissões, afastamentos e desligamentos

Fase 3: 10/01/2019 - Torna-se obrigatório o envio das folhas de pagamento (de todo o mês de janeiro/2019)

Fase 4: Abril/2019 - Substituição da GFIP para recolhimento de Contribuições Previdenciárias

             Agosto/2019 - Substituição da GFIP para recolhimento do FGTS (ver Circular CAIXA nº 843/2019)

Fase 5: Janeiro/2020 - Na última fase, deverão ser enviados os dados de segurança e saúde no trabalho (SST)



GRUPO 3 - Empregadores optantes pelo Simples Nacional, empregadores pessoas físicas (exceto domésticos), produtores rurais pessoas físicas e entidades sem fins lucrativos:

Fase 1: 10/01/2019 - Apenas informações relativas aos órgãos e às pessoas físicas, ou seja, cadastros dos empregadores e tabelas

Fase 2: 10/04/2019 - Nessa fase, os entes passam a ser obrigadas a enviar informações relativas aos servidores e seus vínculos com os órgãos (eventos não periódicos), e as pessoas físicas quanto aos seus empregados. Ex: admissões, afastamentos e desligamentos

Fase 3: 10/07/2019 - Torna-se obrigatório o envio das folhas de pagamento
Fase 4: Outubro/2019 - Substituição da GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social)

Fase 5: Julho/2020 - Na última fase, deverão ser enviados os dados de segurança e saúde no trabalho (SST)



GRUPO 4 - Entes públicos e organizações internacionais:

Fase 1: Janeiro/2020 - Apenas informações relativas aos órgãos e às pessoas físicas, ou seja, cadastros dos empregadores e tabelas

Fase 2: (Resolução específica, a ser publicada) - Nesta fase, os entes passam a ser obrigadas a enviar informações relativas aos servidores e seus vínculos com os órgãos (eventos não periódicos), e as pessoas físicas quanto aos seus empregados. Ex: admissões, afastamentos e desligamentos

Fase 3: (Resolução específica, a ser publicada) -  Torna-se obrigatório o envio das folhas de pagamento

Fase 4: (Instrução Normativa RFB e Circular CAIXA específicas, a serem publicadas) -  Substituição da GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social)

Fase 5: Janeiro/2021 - Na última fase, deverão ser enviados os dados de Segurança e Saúde no Trabalho (SST)





Ministério da Economia


Quais os perigos do estresse no trabalho para sua empresa?


O estresse no trabalho é um problema que atinge muitos brasileiros. De acordo com uma pesquisa realizada em 2017 pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), essa doença e a depressão figuram entre as principais causas de afastamento dos funcionários.

Esse dado tão alarmante revela a necessidade desse assunto ser trabalhado nas organizações e discutido na equipe. O ambiente profissional pode causar danos psicológicos e essa situação pode se agravar quando o diagnóstico for tardio.
Se você está sofrendo com irritação, frustração, desconforto ou outras sensações parecidas, é possível que seja estresse. Por isso, não deixe de ler o post de hoje para entender quais os perigos que ele pode causar para sua saúde.

APATIA E NECESSIDADE DE ISOLAMENTO

A fadiga mental pode fazer com que você não veja mais sentido em suas atividades profissionais. É um comportamento muito parecido com a depressão, pois a pessoa só consegue demonstrar o seu desejo de ficar sozinho.

Quando o indivíduo não consegue esse isolamento, ele pode transferir seus sentimentos para outras pessoas. O nervosismo, a irritabilidade, a ansiedade e a tensão causadas por esse esgotamento psicológico, prejudicam as relações sociais.

BURNOUT

É um estágio mais elevado do estresse que é dividido em três dimensões. A primeira delas é a exaustão emocional. Ela resulta na falta de energia e entusiasmo por sensação de esgotamento. A dimensão seguinte é a despersonalização, que é a insensibilidade emocional e afastamento social.

Por fim, a diminuição da realização pessoal no trabalho é a terceira. Nela, o trabalhador tende a se autoavaliar de forma negativa. Como consequência, ele se torna infeliz e insatisfeito com seu desenvolvimento profissional. O cansaço excessivo, a perda de memória e irritação são problemas desencadeados pelo burnout.

SÍNDROME DO PÂNICO

A síndrome do pânico é um problema caracterizado por crises ou ataques de pânico. Essa sensação de medo intensa está relacionada com transtornos de ansiedade e ocorre de forma repentina e sem razão aparente.

Muitos pacientes confundem os sintomas físicos da síndrome do pânico com um ataque cardíaco ou um AVC. Isso porque a taquicardia e a falta de ar se manifestam durante a crise. Sem o tratamento correto, pode se desenvolver fobias, hipocondria e depressão.

ÚLCERA GÁSTRICA

A úlcera gástrica é uma ferida que se forma no tecido que reveste o estômago e aparece quando ocorrem alterações dos mecanismos de defesa do organismo. Por causar reações físicas, químicas e mentais no indivíduo, o estresse contribui negativamente nessas alterações.

Esse problema é caracterizado pelo aumento da secreção de ácido clorídrico no estômago. Os principais sintomas são: dor no estômago, náuseas, vômitos e dores de cabeça.

TRANSTORNO DO ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO

Conhecido pela sigla TEPT, esse problema de saúde pode ser definido como um distúrbio de ansiedade e se caracteriza pela dificuldade de uma pessoa se recuperar após ter sido vítima ou testemunha de atos violentos ou de situações traumáticas.

Aqueles que vivenciam episódios de assédio moral no ambiente de trabalho, por exemplo, podem apresentar esse transtorno. Toda vez que o profissional se recorda do fato traumático, ele reage como se estivesse passando por tudo novamente, com a mesma sensação de dor e sofrimento vivido na primeira vez.

Esses são apenas alguns exemplos de doenças que podem ser desenvolvidas. 

Os programas de qualidade de vida no trabalho devem focar na prevenção e conscientização desses problemas, uma vez que podem ser causados por fatores ambientais e pessoais e merece toda atenção dentro das empresas.
Conhece alguém que sofre com o estresse no trabalho? Então compartilhe este conteúdo e nos ajude a conscientizar as pessoas sobre os riscos para a saúde.




Renato Xavier, diretor de operações da Cesta Nobre
cestanobre.com.br

O que muda com a regulamentação da telemedicina?


Não é novidade que a tecnologia está mudando o mundo e prometendo grandes avanços em várias áreas, seja com a substituição de empregos por robôs e softwares, seja pela promoção de atendimentos pessoais por meio de telepresença.

Essa substituição tem entrado em nosso cotidiano de maneira singela, contudo, avassaladora. Isso acontece em diversas profissões, como operadores de telemarketing, corretores, motoristas, professores, médicos e advogados.

Mas vamos pensar, nesse momento, no avanço da tecnologia para os atendimentos médicos/hospitalares, em que as consultas à distância, por meio de vídeo conferência, já eram realidade no Brasil, de uma forma despretensiosa, e agora chega para ficar.

Essa tecnologia busca reduzir a carência de atendimento médico em locais mais remotos, em que há escassez de profissionais médicos, bem como o abarrotamento do sistema convencional, ocasionada pela migração de pacientes em busca de tratamento.

Em 2002, a telemedicina foi regida por meio da Resolução nº 1643/02. Diante do avanço da tecnologia, referida norma foi revogada pela Resolução de nº 2227/18, publicada, em 06.02.19, que regulamenta a teleconsulta, telediagnóstico, teleinterconsulta, telecirurgia, teletriagem, teleorientação e o telemonitoramento.

A resolução prevê que o médico que utilizar a telemedicina, sem examinar presencialmente o paciente, deverá decidir com livre arbítrio e responsabilidade legal se as informações recebidas são qualificadas, dentro de protocolo rígidos de segurança digital e suficientes para emissão de parecer ou laudo.

Nesse ínterim, o sigilo médico também foi devidamente assegurado, uma vez que todos os atendimentos deverão ser gravados e guardados, com envio de relatório ao paciente, sendo que este deverá concordar e autorizar expressamente, por escrito e assinado, a transmissão ou gravação de imagens e dados.

Uma consulta virtual ainda não é tão íntima e pessoal quanto uma visita comum, e não há garantias de que a tecnologia funcionará perfeitamente, mas com esse novo modo de atendimento, pretende-se aumentar a satisfação de pacientes que se sentem, atualmente, frustrados ao necessitarem de atendimento médico-hospitalar e encontram um sistema totalmente precário.

Dessa forma, concluímos que além desta plataforma contribuir para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, também busca reduzir os custos da assistência de saúde e possibilita a verificação pontual da resposta do paciente ao tratamento introduzido, permitindo ao médico personalizar o tratamento, intervir em tempo hábil e reduzir o número de visitas de acompanhamento.

Além do mais, deverá o médico estar atento com toda a regulamentação para que não sofra medidas do Conselho Federal de Medicina em razão da sua atuação nesta forma de trabalho.

O Conselho Federal de Medicina publicou uma nota esclarecendo que este órgão continuará promovendo debates sobre o tema, inclusive com consulta pública, visando o seu aperfeiçoamento.




Juliana Forin de Souza - advogada especialista em direito civil e sócia do Brasil Salomão e Matthes Advocacia


Créditos da NFP agora podem ser resgatados mensalmente pelo celular


· Funcionalidade está no app Nota Fiscal Paulista, que pode ser baixado no SP Serviços

· O app também disponibiliza outros serviços como consultas e doação de créditos

· O SP Serviços, desenvolvido pela Prodesp, já soma 17,9 milhões de downloads


O resgate dos créditos da NFP agora pode ser feito mensalmente, inclusive pelo celular, com o app Nota Fiscal Paulista, disponível no SP Serviços. Com a medida, adotada pela Secretaria da Fazenda e Planejamento desde o dia 30 de janeiro, os consumidores não precisam mais esperar até os meses de abril e outubro pela liberação dos créditos.

Para fazer o resgate pelo celular é só baixar o SP Serviços, acessar o app Nota Fiscal Paulista, fazer o login e solicitar a transferência do crédito direto para a conta bancária. Além disso, o aplicativo disponibiliza extratos por período, últimos lançamentos, movimentações e até um gerenciador financeiro no qual você pode acompanhar todas as suas despesas divididas por categorias.

A ferramenta também possui outra funcionalidade, voltada para o lado social. Por meio da captura de QR Code ou digitação das informações, o cidadão pode escolher as entidades assistenciais de sua preferência e fazer a doação dos créditos gerados pelos documentos fiscais.

Além do app, o resgate dos créditos também pode ser feito pelo site da Secretaria da Fazenda (www.nfp.fazenda.sp.gov.br). Os créditos da Nota Fiscal Paulista permanecem à disposição dos participantes por cinco anos a contar da liberação e podem ser utilizados a qualquer momento dentro desse período.


SP Serviços

Com 17,9 milhões de downloads, o SP Serviços é a solução mobile desenvolvida pela Prodesp para dar ao usuário a conveniência de ter todos os aplicativos do Governo do Estado de São Paulo disponíveis em um único lugar, com a garantia e a segurança de serem os oficiais.

Disponível na App Store e no Google Play, o SP Serviços reúne, além do Nota Fiscal Paulista, outros 42 apps gratuitos do Governo do Estado de São Paulo, incluindo os do Diário Oficial, Poupatempo, Metrô, Cetesb, Nota Fiscal Paulista e Procon.SP.

Para mais informações sobre o SP Serviços, acesse www.spservicos.sp.gov.br.


Prodesp

A Prodesp é a empresa de Tecnologia da Informação do Governo do Estado de São Paulo. Criada em 1969, também é responsável pela gestão e operação dos programas Poupatempo e AcessaSP. Em 2016, foi eleita a melhor empresa do segmento Indústria Digital do Brasil, no ranking Melhores & Maiores da revista Exame. Por três anos consecutivos (2016, 2017 e 2018), a empresa foi contemplada com o Destaque do Ano do Anuário Informática Hoje, na categoria “Prestador de Serviços para Governo (empresas de grande porte)”.



Tipos de inovação: qual a melhor estratégia para a minha empresa?



Muito tem se falado sobre inovação. Mas, como realmente colocá-la em prática? Antes de mais nada, precisamos entender o que é inovação e quais são suas vertentes. O tema anda tão em evidência que já existe até uma norma ISO de inovação, a 56.002. E, segundo ela, inovação é o ato de mudar ou alterar as coisas, introduzindo novidades que gerem diferencial em um produto, processo ou mesmo em uma empresa. Na gestão, a inovação tem o objetivo de melhorar a companhia. São práticas que buscam cultivar ideias para gerar resultados, com base na solução de problemas, viabilidade econômica e sustentável e lucro financeiro para a empresa. Basicamente, existem dois tipos de inovação:


Incremental: ela representa pequenas melhorias em algo que já existe. Por exemplo, a Google está sempre melhorando seus algoritmos, trabalhando em cima de algo que já existe, sem mudar nada drasticamente. É essa a ideia, mudar partes para melhorar o todo, crescendo aos poucos. Por vezes, vemos uma grande mudança em decorrência de várias pequenas alterações, mas isso não é uma regra. Esse tipo de inovação é focada no aprimoramento e demanda muito mais atenção ao cotidiano.


Disruptiva: essa é a inovação que ficou famosa e vem ganhando manchetes na mídia. Trata-se de uma quebra de paradigmas, uma coisa completamente nova, que muda drasticamente o que existia antes. Um bom exemplo são os aplicativos de táxi, que simplesmente acabaram com o velho hábito de estender a mão para chamar um motorista. Obviamente, uma inovação disruptiva pode surgir de uma série de inovações incrementais, mas ela também pode surgir do zero. Todos parecem se encantar com esse tipo de inovação, mas ela demanda uma cultura muito mais criativa e mentes mais aguçadas.


A partir desses tipos de inovação, temos dois métodos que se desdobram deles:
Inovação fechada: o trabalho se foca em quem já está na empresa, os funcionários. A Apple costuma trabalhar muito assim, pois eles têm um departamento focado em inovar desde muito tempo. Por vezes, outros departamentos nem sabem o que se está sendo feito, devido ao alto sigilo. Eles buscam inventar algo que pertença exclusivamente à empresa.


Inovação aberta: nesse formato, a empresa busca ajuda de quem é de fora, como clientes, consultorias, entidades de classe, etc. Estes trazem inputs para ajudar no desenvolvimento de inovações. As informações são compartilhadas e produzidas em conjunto.

Os métodos podem servir a ambos os tipos de inovação. A técnica aberta lembra muito o modo de produção da China, que culturalmente não se incomoda com cópias de seus produtos. Eles buscam a competição através da melhoria constante. Para eles, copiar é uma honra, uma homenagem, que reconhece a qualidade do que foi copiado, bem diferente do mindset ocidental que enxerga isso como um plagio e não como uma “homenagem”. Já o método fechado, lembra mais o estilo ocidental, onde o registro de patentes que garantam o monopólio daquele mercado parece a fonte mais segura de dar continuidade à empresa.

Não há jeito melhor ou pior. Há aquele que mais se adapta à sua empresa. Essas metodologias servem como guias para escolher uma maneira de enxergar a gestão. Ambos trazem resultados. Basta entender o que você precisa e como quer progredir daqui para frente. Não há antagonismo, e sim progresso paralelo. Em inovação, o único erro é ficar de braços cruzados.





Alexandre Pierro - engenheiro mecânico, bacharel em física aplicada pela USP e fundador da PALAS, consultoria em gestão da qualidade e inovação.

Pré-carnaval: dicas de segurança para começar a festa sem imprevistos



O pré-carnaval está chegando e os blocos de rua prometem animar os foliões. Para aproveitar os dias de festa com tranquilidade, o especialista em segurança do GRUPO GR, Rogério Rodrigues, separou algumas dicas de segurança. Fique atendo e divirta-se! 


Dicas de segurança 

- Se optar pelo uso do transporte coletivo para ir e voltar não exiba joias, celulares, câmeras digitais ou dinheiro. Seja discreto.

- Não saia com grandes quantias de dinheiro ou cartões de crédito se não houver necessidade.

- Não abra a carteira ou a bolsa na frente de estranhos.

- Não deixe sua carteira no bolso de trás, pois a mesma pode ser alvo de ladrões durante a aglomeração de pessoas.

- Se for fazer uma selfie durante o desfile do bloco, muito cuidado. Certifique-se se não há alguém observando sua ação e seja rápido.

- Ao retornar, evite transitar em ruas ou praças mal iluminadas.

- Se sentir que está sendo seguido, entre em algum estabelecimento comercial ou atravesse a rua.

- Ao sair sozinho, procure sempre ficar no centro da calçada e na direção contrária ao trânsito. Fica mais fácil perceber a aproximação de um suspeito.

- No caso de furto ou qualquer ocorrência policial, não perca tempo, comunique imediatamente à Delegacia de Polícia mais próxima da área.


Com as crianças

- Se você estiver levando crianças identifique-as com o nome, endereço e telefone, de maneira bem visível.

- Normalmente, as crianças não sabem passar informações para ajudar a encontrar seus responsáveis. Por isso, o ideal é que elas tenham uma identificação, como pulseiras ou etiquetas pregadas na roupa com o nome, endereço e telefone dos pais.

- Se estiver num bloco na praia, mostre para as crianças referências fixas de onde a família está instalada, como uma placa, uma barraca ou um prédio diferenciado.

- É recomendável que os pais orientem seus filhos para que eles nunca acompanhem estranhos.
- Não é recomendável que crianças carreguem celulares ou câmeras digitais sozinhas para não atrair a ação de criminosos.

- A criança deve ser orientada também a reconhecer e buscar ajuda com policiais, casos se sintam perdidas ou assustadas.

- Se a criança se perder, a primeira coisa a ser feita pelo responsável é sempre procurar pela segurança local.

- Nas praias, no caso da criança se perder, é importante buscar ajuda com o salva-vidas ou o corpo de bombeiros.

- Na maioria dos casos, a prevenção é a melhor solução. Andar de mãos dadas com a criança durante os dias de folia é uma ótima opção. Desta forma, não é possível perdê-la de vista.





GRUPO GR

O coração do seu negócio não pode parar


Como vender mais é o principal desafio das pequenas empresas brasileiras

  Crédito: Google Imagem 

O mercado de 2019 espera por muitas mudanças. A economia promete uma melhora significativa diante dos cenários encontrados nos últimos anos. Desde o pequeno empreendedor até o grande, alguns desafios são incomuns, e um deles é fazer com que o negócio cresça e consiga alcançar uma posição no mercado com força e solidez.

E para que isso aconteça setor comercial precisa se profissionalizar e rodar a todo vapor. A área de vendas é o coração de qualquer negócio, e precisa ser vista com muita atenção, onde qualquer detalhe pode fazer toda a diferença no resultado final.

Segundo uma pesquisa de mercado, realizada pela GGV Consultoria Empresarial, o setor de vendas das pequenas empresas brasileiras é o principal gargalo entre os departamentos das empresas. Mais de 41% dos empreendimentos aponta a área comercial como insatisfatória, 21% não sabe avaliar, e outros 38% dizem que estão contentes com o setor.


A Importância da Área de Vendas

Para o consultor de negócios Leonardo Beling, a área de vendas é como o combustível de um carro. “É que faz o negócio andar, ou seja, sem vendas, as empresas fecham as portas. Ela é responsável pela prospecção, relacionamento e fechamento de novos clientes”, relata.

Leonardo sinaliza que o principal desafio do setor é a previsibilidade e gestão por indicadores. Vendas é uma ciência, por isso a importância de estudá-la, estabelecer métricas de sucesso, ou simplesmente estabelecer as metas que precisam ser alcançadas. “Outro gargalo na área de vendas, se trata da habilidade de identificar e se adaptar a diferentes perfis comportamentais. Pessoas compram de outras pessoas. Por mais que a tecnologia faça parte de todo processo comercial, é fundamental entender sobre comportamento humano, e principalmente dos padrões de comportamento para tomada de decisão. Profissionais que tem essa habilidade, certamente possuem resultados mais significativos”, reflete. 

Todo empresário quer vender mais e normalmente priorizam o setor comercial. Porém, a grande maioria não entende que para atingir esse resultado, precisam primeiro se qualificar e treinar a sua equipe.  Outro ponto essencial é investir em tecnologia, e depois quebrar paradigmas de gestão e implementar uma gestão voltada para resultados. “Vendas se trata do uso de processos, metodologias, ferramentas e capital humano. Utilizando cada um destes recursos com inteligência, o retorno é inevitável” comenta o consultor.


Inovação No Setor

O Marketing é o principal responsável por trazer novas oportunidades, novos interessados na marca, e o setor de vendas por apresentar a empresa, os detalhes do produto/serviço e transformar esta oportunidade em cliente efetivo. O alinhamento dessas duas áreas pode ser considerado um fator de inovação, considerando o modelo atual das empresas hoje.

Especialmente para área de prestação de serviço, a implementação de um CRM é essencial. CRM significa Customer Relationship Management, na tradução, Gestão de Relacionamento com Cliente. “Por meio deste software, é possível ter o registro de toda sua base de contatos, acompanhar o processo de compra do cliente, analisar indicadores, controlar atividades, entre outros”, explica.

Um departamento da área de vendas que é bastante comum no ambiente das start-ups é o Custumer Sucess.  É um departamento exclusividade focado em trazer sucesso para o cliente, antecipando suas necessidades, avaliando sua experiência como consumidor e realizando o suporte para qualquer eventualidade. A Nubank, por exemplo, é um grande exemplo de um Custumer Sucess de grande qualidade.


Mudanças Da Economia

Na nova economia, é fundamental que o vendedor tenha um olhar mais humano. Realmente se importar em ajudar o cliente de alguma forma com a sua solução, e não empurrar a venda de qualquer maneira.

Segundo dados de pesquisa realizada pela IBM, 79% da decisão de compra do cliente é realizada antes de entrar em contato com a empresa. O papel do vendedor é muito mais de um facilitador, de uma ponta e um suporte para ajudar o consumidor na tomada de decisão.

Quem se destaca hoje, não é mais aquele vendedor papudo, que tem grande nível de habilidade interpessoal e monstra muito convincente. “O melhor vendedor da nova economia é aquele que sabe se colocar no lugar do cliente, exercendo a empatia com maestria e analisa dados e indicadores para atingir as suas metas”, relata.


O Comportamento do Vendedor

Para Leonardo não existe um milagre para o sucesso de vendas. É um conjunto de ações que se executadas corretamente, irão trazer melhores resultados. Os três pontos relevantes para começar a obter resultados são: implementar um CRM, mapear o processo de vendas e desenvolver o script comercial.

“O primeiro irá trazer clareza sobre quem são os prospects e em que estágio do ciclo de compra cada um está. O segundo vai fazer você entender qual é o passo a passo que precisa ser dado, para aumentar as chances do seu cliente comprar de você. E o terceiro desenvolve qual o padrão de comunicação será apresentado, quais são os melhores argumentos para persuadir o seu cliente a tomar a decisão de comprar seu produto/serviço”, enfatiza.

Na teoria dos valores ou axiológica, o homem não é o ser, mas o dever ser


O filósofo Miguel Reale bem enunciou: "Esta concepção se baseia no pressuposto transcendental de que "o ser do homem é seu dever ser", o que assinala sua historicidade radical, pois somente se pode estabelecer o real valor de um homem à luz da totalidade de sentido de sua existência, isto é, quando já chegou a seu termo o processo de objetivação, ou, mais precisamente, objetivação de suas intencionalidades”.

Só se completa o homem quando cuida de ser ético. O dever ser é imposição sobre a ética e a vida social. Podemos, eventualmente, querer ser, mas somos freados pela necessidade e os direitos do outro, razão pela qual devemos ser diferentes.

Os responsáveis da Vale pela tragédia de Brumadinho não agiram como deviam. O Prefeito Crivella não investiu tudo o que deveria e poderia na prevenção dos efeitos de uma chuva torrencial. Preferiu ser ao dever ser.

Por fim, os dirigentes do Flamengo, que sustentaram ter saneado as finanças do clube. Por que, então, deixar os meninos da base dormir num puxadinho e ser mortos ou feridos, vil e torpemente, por um incêndio escabroso?

Todos devem responder à Justiça, porquanto o direito é o dever ser. Do contrário, a vida em sociedade é uma selva, como a infeliz realidade brasileira dos últimos dias demonstrou.

Nada a fazer. Só resta punir exemplarmente. Mal iniciamos o ano e já podemos chamá-lo de "Annus horribilis".





                                        
Amadeu Garrido de Paula - Advogado, sócio do Escritório Garrido de Paula Advogados.



Escorregamento de encostas: Um sério problema nas cidades e estradas


Especialista afirma que há medidas para evitar a recorrência dessas tragédias


Mal o Brasil absorveu a tragédia de Brumadinho (MG), o país já se lamenta novamente. Uma forte chuva no Rio de Janeiro acarretou deslizamentos de terra e encostas, causando vítimas fatais, danos materiais e consequências para toda a cidade. No entanto, apesar de ser um problema sério, tanto nas cidades quanto nas rodovias, os escorregamentos de encostas naturais ou de taludes construídos pelo homem (escavações e aterros) podem ser evitados.

O professor de engenharia de solos e especialista em barragens da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Paulo Afonso Luz, explica que, em termos de Geotécnica, é possível estudar esses locais e evitar que eles escorreguem. "A primeira providência é monitorar as encostas através da instalação de vários instrumentos, como se faz nas barragens. São medidores de deslocamentos (marcos topográficos superficiais), medidores de pressão da água dentro da encosta (piezômetros) e medidores da posição do lençol freático (nível da água dentro do solo da encosta). Essas, dentre outras ações, podem ser efetivas para evitar que essas tragédias aconteçam todos os anos", aponta o professor.

Não é difícil prever esses eventos, uma vez que eles acontecem, sobretudo, no final do período chuvoso, quando o solo da encosta já está saturado (encharcado). "Os deslizamentos de solo ocorrem quando há o contato entre o material mais fraco com o mais resistente (rocha), geralmente em encostas muito inclinadas. Às vezes uma pequena chuva é suficiente para disparar (deflagrar) o escorregamento, exatamente o que aconteceu nas barragens de Mariana e Brumadinho e, agora, mais uma vez na cidade do Rio de Janeiro", alerta o especialista.




Paulo Afonso Luz - engenheiro civil, com mestrado em engenharia de solos. Possui 40 anos de experiência profissional na área de Geotécnica, com ênfase em projetos de barragens, estradas, fundações, escavações, obras de contenção, canais e túneis. É professor de engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.



Especialista comenta impedimento de ajuda humanitária na Venezuela


Segundo professor Flávio de Leão Bastos Pereira, entrave feito por militares viola os direitos humanos, mas deve ser intermediado por ONGs internacionais


Em um novo capítulo da crise sociopolítica vivida na Venezuela, militares do governo de Nicolás Maduro posicionaram contêineres em forma de barreira física na ponte internacional Las Tienditas, que liga o país à Colômbia, como forma de evitar a chegada de ajuda humanitária vinda dos Estados Unidos.

O monumento conecta a cidade colombiana de Cúcuta ao município venezuelano de Ureña e serve como corredor para a passagem de suprimentos, sobretudo diante da escassez de remédios e alimentos enfrentada pelo país caribenho desde 2014.

A entrada dos mantimentos foi negociada pelo opositor Juan Guaidó, líder da Assembleia Nacional e que no último dia 23 de janeiro se autoproclamou presidente interino do país.

Após ser reconhecido por quase 40 países, além de receber apoio do Parlamento Europeu e da Organização dos Estados Americanos (OEA), Guaidó articulou o apoio humanitário vindo de Washington, mas imediatamente recebeu críticas do governo chavista, que o acusa de conspirar contra a soberania do país. Em uma nova queda de braço entre os dois líderes, a Venezuela vê uma possibilidade de ajuda se esvair diante de um conflito político.

Segundo o professor de Direito Constitucional da Universidade Presbiteriana Mackenzie e especialista em Direitos Humanos, Flávio de Leão Bastos Pereira, o entrave constitui uma violação aos direitos humanos do povo venezuelano, principalmente se inserido no “contexto maior” que vive o país, com um histórico longo de violência contra presos políticos e de uma estrutura de afastamento da democracia.

“Vários fatos já indicam a violação aos DH, como violência, mortes e a impossibilidade de se contestar o regime em manifestações pacíficas. Uma das colunas centrais da OEA é a cláusula democrática, algo violado no caso da Venezuela”, comenta.

No entanto, o especialista destaca que o episódio em si não é incomum em situações de conflito e que também pode ser analisado como um ato de países contrários ao regime chavista para gerar maior repercussão e justificativa para uma eventual intervenção na Venezuela.

“O ideal é que qualquer ajuda humanitária – vinda dos Estados Unidos, do Brasil ou de qualquer país contrário a Maduro – seja negociada via Cruz Vermelha Internacional e por meio de ONGs para que chegue aos venezuelanos que necessitam dessa ajuda”, completa.

A Venezuela vive há anos imersa em uma crise social, política e econômica sem precedentes, com índices anuais de inflação estimados em 1 milhão por cento, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI). Diante da dificuldade financeira e da falta de produtos básicos, quase três milhões de venezuelanos já saíram do país de acordo com números da ONU para migração. Com o início de um novo mandato de Nicolás Maduro em janeiro, o país iniciou o ano cercado de tensões sociais e de movimentações da oposição.

 


Flávio de Leão Bastos Pereira - professor de Direito Constitucional da Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Direitos Humanos e integra o Observatório Constitucional Latino-Americano.

Campanha maliciosa visa roubo de contas no Instagram em toda América Latina


De acordo com os pesquisadores da Kaspersky Lab, muitos usuários da rede social foram vítimas desse golpe
 
A Kaspersky Lab alerta sobre uma campanha fraudulenta na América Latina que está disfarçada como uma mensagem do Instagram que faz alusão ao fato de que a conta do usuário tenha sido hackeada. Utilizando a técnica de phishing em e-mails, os cibercriminosos enviam a mensagem em nome do departamento de segurança da rede social e relatam uma suposta modificação do número de telefone associado à conta e convidam a vítima a reverter a alteração acessando um link.
 


Com esses dados, eles assumem o controle da conta para extorqui-lo, exigindo uma quantia para recuperá-la ou para espalhar conteúdo malicioso, phishing e spam.
Ao clicar, a vítima chega a uma página que está otimizada para dispositivos móveis e é solicitado a inserção das credenciais no Instagram. Ao fazê-lo, o usuário estará transferindo suas informações para os cibercriminosos que estão por trás desta campanha.  
Isso é especialmente preocupante porque o Instagram não é apenas uma das redes sociais mais populares do mundo, mas também a fonte de renda para muitos empreendedores, influenciadores, modelos e celebridades. De fato, um estudo da empresa revelou que, durante o primeiro semestre de 2018, os produtos da Kaspersky Lab registraram 68.000 tentativas de acesso a sites de phishing usando a marca Instagram.

Ao analisar os detalhes do e-mail associado à essa campanha, pode-se notar que ele vem de um endereço do Gmail – helpininstagramsecureservice@gmail.com – que não tem nada a ver com a rede social. Além disso, o link incluído no e-mail para "reverter" as alterações leva o usuário a http://www[.]instagramsecurityhelp[.]somee[.]com/, um domínio que também não está associado ao Instagram. 
 
"A popularidade das redes sociais e as más práticas online dos usuários permitem que esse tipo de ataque básico gere bons resultados para os cibercriminosos", diz Dmitry Bestuzhev, diretor do grupo de pesquisa e análise da Kaspersky Lab para América Latina. “Neste caso, o invasor investiu apenas um dólar para hospedar servidores virtuais que permitem abrir contas a preços baixos e, assim, lançar esse tipo de campanha de maneira eficiente e anônima."

Todos os links maliciosos relacionados a esta campanha são bloqueados pelos produtos da Kaspersky Lab, incluindo o Kaspersky Internet Security para Android.
 

Para evitar tornar-se uma vítima, a Kaspersky Lab oferece as seguintes dicas:
 
  • Não clique em links suspeitos. Caso o usuário tenha dúvidas sobre o link incluído em um e-mail, acesse o site oficial da empresa e procure informações relevantes;
  • Sempre verifique o URL na barra de endereços da página web. Se, em vez disso, o Instagram.com aparecer como o 1stogram.com, deixe-o lá e evite inserir informações pessoais nesse tipo de página;
  • Faça o download do aplicativo em lojas oficiais, como o Google Play para Android ou App Store para iOS;
  • Não use seus dados de login para autenticação em serviços e aplicativos de terceiros;
Use uma solução de segurança que proteja seus dispositivos, como o Kaspersky Internet Security para Android, que protege contra malware, phishing e outras ameaças que possam deixar informações e dispositivos em perigo.





Kaspersky Lab
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