O Natal é uma das épocas do ano mais importantes para o varejo. Com a popularização da Black Friday, cada vez mais consumidores ao redor do mundo estão aproveitando os descontos ofertados para adiantarem suas compras natalinas – em uma demanda que vem se potencializando com as facilidades proporcionadas pelos canais online. Na busca por estratégias que elevem seu desempenho, é essencial investir em recursos tecnológicos robustos e completos que facilitem suas operações e tragam segurança para ambos os envolvidos.
Muito mais criteriosos e seletivos, os clientes
esperam de suas marcas prediletas uma jornada de compra agilizada e marcante
nos ambientes presenciais e digitais. Afinal, mesmo que 67% das vendas
varejistas ainda estejam concentradas nas lojas físicas, segundo um estudo
feito pela TOTVS, a abrangência de atendimento do segmento proporcionada pelo
e-commerce também eleva seu potencial lucrativo nos canais online – tendo
registrado, em 2021, um faturamento equivalente a R$ 6,6 bilhões apenas durante
o Natal.
Seja qual for o ambiente explorado, a adoção de
tecnologias robustas para fortalecer as vendas varejistas durante este período
será um diferencial competitivo importante para que se destaquem e atinjam
resultados expressivos. Diante da aproximação da data, confira os recursos mais
importantes a serem investidos:
#1 RCS – considerado como um aperfeiçoamento do SMS, o RCS é um meio de
comunicação muito mais assertivo e completo para todas as empresas. No varejo,
ele é um canal estratégico para as vendas, especialmente em períodos de alta
movimentação como o Natal – permitindo, dentre muitas funcionalidades, o envio
de um carrossel multimídia com ofertas e propagandas via texto, imagens e gifs
em um único meio. Sua interação com o consumidor é muito maior do que em outros
canais, permitindo ainda que finalizem uma compra diretamente pelo sistema.
#2 Notificações por push – apesar de ainda pouco explorado pelo setor, as notificações via push são
ferramentas excelentes na oferta de produtos aderentes ao perfil do consumidor.
Ao mapearem seu histórico de compras, os varejistas podem enviar ofertas
direcionadas ao que buscam, elevando seu engajamento com a marca e
contribuindo, ainda, com a redução de carrinhos abandonados. Caso explorados
antecipadamente, os lojistas podem ainda investir neste recurso com promoções
atrativas para seu público-alvo.
#3 Inteligência de dados – o uso de informações é fundamental para o estabelecimento de qualquer
estratégia a ser implementada. Por isso, em épocas de grande movimentação do
comércio, a inteligência de dados se mostra como um dos recursos mais
importantes a ser investido – responsável por coletar e organizar as
informações sobre os consumidores para, a partir disso, dispor de ações mais
aderentes às suas demandas. Durante o Natal, essa análise servirá de uma fonte
valiosa para o sucesso das vendas varejistas, viabilizando o direcionamento das
ofertas com maior assertividade.
#4 Omnichannel e Varejo
Phygital – hoje, 69% das compras se iniciam nas plataformas
digitais, segundo dados da Insider Intelligence, mas muitas ainda são
finalizadas nas lojas físicas. Para atender a todos esses públicos de forma
igual, a estratégia omnichannel visa a integração dos canais utilizados em prol
de um atendimento mais eficiente e fluído. Assim, caso um consumidor decida
iniciar sua jornada de compra em um meio e finalizar em outro, encontrará a
mesma experiência e comodidade em conduzir o processo da maneira que
preferirem.
o tamanho de uma roupa certa em
uma compra online, ou visualizar como um móvel ficaria em sua casa? Com a
realidade aumentada, os varejistas podem facilitar significativamente esse
processo, a partir de uma tecnologia que auxilie a ter uma maior noção do
resultado. Em algumas lojas de vestuários, como exemplo, é possível encontrar
ferramentas de provadores digitais que simulem a peça de roupa no corpo do
cliente.
#6 Meios de pagamento – a modernização dos meios de pagamento é uma tendência que deve
acompanhar este investimento tecnológico no varejo. Mas, muito além de ofertar
soluções modernas e ágeis que facilitem a finalização da compra, é
imprescindível investir em mecanismos de segurança que evitem roubos ou
vazamentos de dados. Entre 2020 e 2021, houve um aumento de 66,7% nas
tentativas de fraudes no e-commerce, segundo dados da Konduto – mas, ao mesmo
tempo, foi identificado um aumento de 100% no valor de danos evitados graças à
implementação de sistemas antifraudes, tendo evitado R$ 72 bilhões em prejuízos
ao setor.
O consumidor moderno está muito mais exigente.
Hoje, uma má experiência pode refletir muito mais intensamente do que uma
característica positiva. Em meio a uma tendência de consumo constantemente
variável, é dever dos varejistas acompanhar essas necessidades e,
principalmente, contar com o apoio irrestrito dos avanços tecnológicos a seu
favor. Assim, conseguirão não apenas otimizar suas operações para atender seus
clientes em épocas agitadas como o Natal, como garantir uma boa imagem e
reputação para atrair e reter cada vez mais pessoas ao seu negócio.
Lucas Beda - Head de Tecnologia na Pontaltech, empresa especializada em
comunicação omnichannel.
Pontaltech