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quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Hospital de Curitiba lança campanha para combater fake news em saúde

A mensagem central da iniciativa reforça que informações que
salvam vidas são aquelas baseadas em orientações médicas reais
 divulgação
Iniciativa busca orientar a população a identificar informações falsas e adotar apenas conteúdos médicos confiáveis

  

O Brasil é o país que mais consome e confia em notícias divulgadas nas redes sociais na América Latina, somando mais de 6 bilhões de interações em conteúdos desse tipo, segundo levantamento da Comscore. Diante desse cenário, o Hospital Universitário Cajuru lança a campanha “Notícias que Salvam”, que alerta para os riscos das fake news em saúde, especialmente em um momento em que a inteligência artificial (IA) torna ainda mais simples produzir conteúdos falsos que parecem reais.

Com a proposta de combater a desinformação e incentivar o acesso a conteúdos verdadeiros e verificados, a campanha se apoia em quatro pilares: alertar sobre os danos provocados por notícias falsas; educar o público com dicas práticas para reconhecer informações confiáveis; cuidar, oferecendo orientações corretas para situações de emergência; e impactar positivamente, compartilhando histórias reais de pessoas que tiveram a vida salva por seguirem recomendações médicas adequadas.

De acordo com a coordenadora médica do Hospital Universitário Cajuru, Beatriz Cordeiro, o projeto surgiu para levar o acesso à informação de qualidade para a população aprender, da forma correta, a cuidar de si e dos outros. “Com o avanço do ambiente digital, o acesso a informações sobre saúde se tornou imediato. Hoje, qualquer pessoa encontra centenas de conteúdos sobre doenças, medicamentos e exames em segundos. O desafio, porém, é saber se tudo isso é realmente confiável”, alerta.

Entre as peças já divulgadas está um vídeo que utiliza IA para criar um “médico” digital, reforçando a mensagem de que nem tudo que parece legítimo nas redes deve ser considerado verdadeiro. A campanha também desmente boatos comuns, como o uso de pasta de dente em queimaduras ou a prática de inclinar a cabeça para trás durante um sangramento nasal — ambos métodos incorretos e potencialmente perigosos.

A mensagem central da iniciativa reforça que informações que salvam vidas são aquelas baseadas em orientações médicas reais. O hospital destaca a importância de desconfiar de conteúdos milagrosos ou alarmistas, evitar interromper tratamentos sem orientação profissional e sempre verificar a origem das informações relacionadas à saúde. “O Notícias que Salvam é uma forma rápida, didática, descontraída e confiável de esclarecer alguns mitos relacionados a questões de saúde comuns e que acometem a maior parte da população”, completa Victor Pessini, coordenador do Pronto-Socorro do Hospital Universitário Cajuru.

As recomendações oficiais da campanha “Notícias que Salvam”, assim como vídeos, materiais educativos e conteúdos verificados, estão disponíveis nos canais do hospital. O público pode acompanhar as orientações pelo site da instituição e pelas redes sociais oficiais, que reúnem informações atualizadas, checadas por profissionais de saúde e alinhadas às diretrizes médicas.

  

Hospital Universitário Cajuru


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