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| A mensagem central da iniciativa reforça que
informações que salvam vidas são aquelas baseadas em orientações médicas reais divulgação |
O Brasil é o país que mais consome e confia em
notícias divulgadas nas redes sociais na América Latina, somando mais de 6
bilhões de interações em conteúdos desse tipo, segundo levantamento da
Comscore. Diante desse cenário, o Hospital Universitário Cajuru lança a
campanha “Notícias que Salvam”, que alerta para os riscos das fake news em
saúde, especialmente em um momento em que a inteligência artificial (IA) torna
ainda mais simples produzir conteúdos falsos que parecem reais.
Com a proposta de combater a desinformação e
incentivar o acesso a conteúdos verdadeiros e verificados, a campanha se apoia
em quatro pilares: alertar sobre os danos provocados por notícias falsas;
educar o público com dicas práticas para reconhecer informações confiáveis;
cuidar, oferecendo orientações corretas para situações de emergência; e
impactar positivamente, compartilhando histórias reais de pessoas que tiveram a
vida salva por seguirem recomendações médicas adequadas.
De acordo com a coordenadora médica do Hospital
Universitário Cajuru, Beatriz Cordeiro, o projeto surgiu para levar o acesso à
informação de qualidade para a população aprender, da forma correta, a cuidar
de si e dos outros. “Com o avanço do ambiente digital, o acesso a informações
sobre saúde se tornou imediato. Hoje, qualquer pessoa encontra centenas de
conteúdos sobre doenças, medicamentos e exames em segundos. O desafio, porém, é
saber se tudo isso é realmente confiável”, alerta.
Entre as peças já divulgadas está um vídeo que
utiliza IA para criar um “médico” digital, reforçando a mensagem de que nem
tudo que parece legítimo nas redes deve ser considerado verdadeiro. A campanha
também desmente boatos comuns, como o uso de pasta de dente em queimaduras ou a
prática de inclinar a cabeça para trás durante um sangramento nasal — ambos
métodos incorretos e potencialmente perigosos.
A mensagem central da iniciativa reforça que
informações que salvam vidas são aquelas baseadas em orientações médicas reais.
O hospital destaca a importância de desconfiar de conteúdos milagrosos ou
alarmistas, evitar interromper tratamentos sem orientação profissional e sempre
verificar a origem das informações relacionadas à saúde. “O Notícias que Salvam
é uma forma rápida, didática, descontraída e confiável de esclarecer alguns
mitos relacionados a questões de saúde comuns e que acometem a maior parte da
população”, completa Victor Pessini, coordenador do Pronto-Socorro do Hospital
Universitário Cajuru.
As recomendações oficiais da campanha “Notícias que
Salvam”, assim como vídeos, materiais educativos e conteúdos verificados, estão
disponíveis nos canais do hospital. O público pode acompanhar as orientações
pelo site da instituição e pelas redes sociais oficiais,
que reúnem informações atualizadas, checadas por profissionais de saúde e
alinhadas às diretrizes médicas.
Hospital Universitário Cajuru

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