Segundo dados da
Civitatis, Laos e Vietnã lideram alta, puxados por custo acessível, redes
sociais e cultura asiática; passeios em português na Tailândia lideram em
atividades
Tour pelo Grande Palácio, em Bangkok, lidera reservas de brasileiros no Sudeste Asiático em 2025
O Sudeste Asiático vive um de seus melhores
momentos como destino turístico entre os brasileiros nos últimos anos. Dados da
Civitatis, plataforma de reservas de experiências
turísticas presente em mais de 160 países no mundo, mostram que as reservas
para países da região aumentaram mais de 40% em 2025 em comparação com o mesmo
período de 2024, impulsionadas por menos burocracia para visitar esses
destinos, incentivos de governos locais, crescente fascínio cultural dos
brasileiros por esses países e preços baixos.
“A combinação de facilidades de visto, preços
acessíveis e apelo nas redes sociais criou o cenário ideal para que o Sudeste
Asiático disparasse nas preferências dos brasileiros em 2025”, afirma Alexandre
Oliveira, Country Manager da Civitatis no Brasil.
Neste ano, Laos (+350%) lidera o crescimento de
reservas brasileiras no Sudeste Asiático, seguido de Vietnã (+133%), Tailândia
(+53%) e Singapura (+26%). Cidades como Bangkok (capital tailandesa) e destinos
de praia como Phuket, na Tailândia, e Bali, na Indonésia, destacaram-se entre
os mais procurados.
Entre os passeios mais reservados na região estão
o Tour pelo Grande Palácio e pelo Templo
do Buda de Esmeralda e o passeio pelo mercado do trem e ao
mercado flutuante, em
Bangkok, ambos com guia em português. e o Free Tour por Hanói, no Vietnã.
Confira abaixo o ranking dos destinos do Sudeste
Asiático que mais cresceram em número de reservas de brasileiros em 2025, na
comparação com 2024:
- Laos: +350%
- Vietnã: +133%
- Tailândia: +53%
- Singapura: +26%
- Filipinas: +25%
Preços baixos atraem o brasileiro
Para Alexandre Oliveira, três fatores explicam o
fenômeno: o baixo custo dos destinos, políticas de visto mais amigáveis e a
influência das redes sociais. Países do Sudeste Asiático são conhecidos por
oferecer experiências a preços bem mais baixos que outros destinos
internacionais tradicionais, inclusive outros vizinhos também em alta, como
Japão e Coréia do Sul.
Na Tailândia, por exemplo, é possível encontrar
acomodações em hotéis 3 estrelas por menos de R$ 200 o casal, enquanto boa
parte dos passeios fica entre R$ 100 e R$ 200. O mesmo vale para o Vietnã, onde
a excursão de barco à Baía de Ha Long, um dos principais pontos turísticos do
país e um dos 10 passeios mais reservados na Civitatis por Brasileiros, fica na
casa dos R$ 320.
Paisagens exóticas como a Baía de Ha Long, no Vietnã, estão entre as atividades mais reservadas por turistas brasileiros
“Essa acessibilidade financeira tornou a região
particularmente atrativa em meio à alta do dólar e do euro, permitindo que o
real renda mais em países asiáticos do que na Europa ou Estados Unidos”,
acrescenta Alexandre Oliveira.
Isenção ou facilidade de visto para brasileiros vira moda
Além do fator econômico, nos últimos anos,
diversas nações asiáticas eliminaram ou simplificaram a exigência de visto para
brasileiros. A Tailândia, por exemplo, estendeu em 2024 o período de
permanência isenta de visto para 60 dias. Já o Vietnã implantou em 2023 um
sistema de visto eletrônico de 90 dias, enquanto a Indonésia anunciou em julho
de 2025 a isenção de visto para estadias de até 30 dias para cidadãos do
Brasil.
“Menos burocracia, menos custo e menos barreiras
para quem antes pensava duas vezes antes de incluir esses países na rota”,
resume Oliveira. O resultado foi um interesse recorde dos brasileiros, com
aumento de 56% nas reservas em Bangkok pela Civitatis em 2025, em relação a
2024.
Boom nas redes sociais,
celebridades e filmcation
Não é só a facilidade e o preço: o interesse pela
cultura asiática ganhou força no Brasil, especialmente entre os mais jovens, e
também vem estimulando as reservas na região. Um levantamento da plataforma
Winnin divulgado em julho de 2025 mostrou que, em 12 meses, foram produzidos
cerca de 50 mil vídeos sobre cultura oriental nas redes sociais brasileiras,
totalizando quase 12 milhões de visualizações.
"Temas ligados a países asiáticos passaram a
figurar com destaque no feed do público brasileiro, seja por curiosidade, seja
como parte do planejamento de uma viagem", conta o Country Manager da
Civitatis Brasil.
A ida de celebridades e influenciadores
brasileiros também contribuiu para ampliar o desejo pelo destino. Em 2025, a
atriz Larissa Manoela e seu marido André Luiz Frambach, exploraram a Tailândia
e renovaram os votos em uma praia de Krabi, na Tailândia, e chegaram a
participar do Festival das Lanternas em Chiang Mai.
Krabi, na Tailândia, foi destino escolhido por Larissa Manoela e André Luiz Frambach
Jade Picon também se rendeu à
Tailândia em 2025, enquanto Daniela Ciccarelli apostou em uma viagem para as
praias de Sumatra, na Indonésia.
“Esse ‘efeito celebridade’ tem um impacto direto no imaginário do público. O Sudeste Asiático virou uma vitrine de cenários impressionantes: templos entre arranha-céus, praias de água turquesa, comida de rua colorida, tudo isso aparecendo no perfil de famosos, o que espalha o desejo rapidamente”, analisa Alexandre.
Ele destaca ainda o caso da série
americana The White Lotus, cuja terceira temporada se passou na ilha de
Koh Samui, na Tailândia e despertou curiosidade global pelo país.
Guias em português ganham atenção do brasileiro
De olho nessa tendência, a Civitatis
vem ampliando sua atuação no Sudeste Asiático com foco no público brasileiro.
Entre as principais apostas da plataforma está a oferta de passeios guiados no
idioma do viajante, especialmente em português.
Atualmente, os dois tours mais reservados da empresa
na região são exatamente os realizados em português em Bangkok, na Tailândia: tour pelo Grande Palácio e pelo Templo
do Buda de Esmeralda e o passeio pelo mercado do trem e ao
mercado flutuante,
reflexo da busca dos brasileiros por praticidade, segurança e experiências mais
completas no exterior.



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