Levantamento aponta mudanças de comportamento nos condomínios brasileiros após pandemia
O crescimento dos serviços de delivery e das compras online impulsionadas pela
pandemia também vem se refletindo em outro aspecto do cotidiano das famílias
brasileiras: as portarias dos prédios e condomínios. É o que mostra pesquisa da
TownSq, que desenvolve soluções de tecnologia para a gestão condominial, feita
com mais de 500 condomínios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e
Porto Alegre. O número de entregas em portarias registrado no último mês de
outubro é 131% maior que o de março de 2020, quando teve início a pandemia de
COVID-19, sendo que apenas nos 10 primeiros meses deste ano foram registradas
mais de 3 milhões de entregas.
Além
do trânsito de entregadores nas portarias, o levantamento também aponta
mudanças de comportamento em relação às reservas de áreas comuns dos
condomínios, como salão de festas e academia. De acordo com a TownSq, o pico de
reservas aconteceu em 2021, durante o auge da pandemia, quando houve 162% mais
reservas do que em 2020 e 62% mais do que em 2022.
“Isto
mostra que mostra que o comportamento dos moradores no pós-pandemia é de sair
mais e usufruir menos das áreas comuns, se comparado com o período da pandemia
onde as pessoas ficaram mais tempo em casa”, explica Ingrid Zenatti, Country
Manager da TownSq no Brasil.
Volta ao
“novo normal”
O
número de visitantes em condomínios também aumentou consideravelmente nos
últimos dois anos, indicando a volta ao “novo normal”. Em 2022, o número de
autorizações na portaria aumentou 77% quando comparado a 2020.
Já
o assunto mais comentado por moradores em 2022 através das circulares é a
reserva das áreas comuns, como salão de festas, academia e churrasqueira. As
manutenções do condomínio, principalmente relacionadas à pintura, limpeza e
vazamento, aparecem na segunda posição, seguidas por temas ligados à gestão
condominial, como boleto, assembleia e pagamento. Em quarto lugar, estão
assuntos relacionados à portaria do condomínio, seja por conta de registro de
visitantes ou recebimento de encomendas.
“Além destes assuntos, também identificamos outros temas sendo abordados nos condomínios, como plantas e animais, reforçando o sentimento de comunidade e interação entre os moradores, algo que cresceu muito durante a pandemia, quando as pessoas passaram mais tempo dentro de casa e interagiram mais com os vizinhos", completa Ingrid.
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