As longas horas viajando de carro, ônibus ou avião pode colaborar com o surgimento de trombose venosa profunda, uma vez que a pressão venosa aumenta quando estamos parados pela diminuição da drenagem venosa da panturrilha. As meias elásticas podem ser a solução para evitar as varizes e melhorar a circulação no período.
No feriado a circulação pode
ficar comprometida por conta do tempo em que os viajantes passam na mesma
posição. Dr. Caio Focássio, Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e
Cirurgia Vascular, explica que passar longas horas viajando de carro, ônibus ou
avião pode colaborar com o surgimento de trombose venosa profunda, uma vez que
a pressão venosa aumenta quando estamos parados pela diminuição da drenagem
venosa da panturrilha.
“Quando estamos nessa posição,
as pernas ficam paradas para baixo, favorecendo o edema por redução do fluxo
venoso, podendo levar a um quadro de oclusão venosa (trombose venosa) que
levará a insuficiência venosa crônica e surgimento de varizes a médio prazo”,
diz o médico.
Mais comum em mulheres (acometem elas na proporção de 4 para cada homem), os problemas vasculares costumam ser predispostos pela hereditariedade, idade, raça, obesidade, gestação, uso de anticoncepcionais e, claro, pela postura. A doença, todavia tem tratamento e pode ser prevenido. No caso das viagens, além de fazer uso de medicamentos – se necessário - também é possível usar meias elásticas para ajudar no retorno venoso dos membros inferiores e, preferencialmente, fazer algumas pausas durante o percurso para se movimentar (no caso do transporte aéreo, vale dar uma voltinha pela aeronave) e, assim, ajudar a manter a saúde e a beleza das pernas.
FONTE: Dr. Caio Focássio - Cirurgião vascular formado pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Pós graduado em Cirurgia Endovascular pelo Hospiten – Tenrife (Espanha). Médico assistente da Cirurgia Vascular da Santa Casa de São Paulo.
www.drcaio.com.br
Instagram: @drcaiofocassiovascular
Nenhum comentário:
Postar um comentário