Pesquisar no Blog

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

A dor não surge do nada: o que sua rotina de higiene revela sobre sua saúde bucal

Deixar o fio dental de lado, escovar os dentes com força ou ignorar a língua na higiene são atitudes comuns que, com o tempo, podem causar dor, inflamações e até comprometer implantes

 

Você já deixou de comer algo gelado por causa da sensibilidade? Sentiu a gengiva sangrar ao escovar os dentes? Ou percebeu um mau hálito persistente mesmo escovando todos os dias? Muitas dores e desconfortos bucais não aparecem de uma hora para outra, eles são resultado de pequenos hábitos do cotidiano que passam despercebidos e vão se acumulando com o tempo. 

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do IBGE, grande parte dos brasileiros só procura o dentista quando sente dor. O problema é que, quando o incômodo aparece, a situação muitas vezes já está mais avançada. “Grande parte das dores bucais está ligada à falta de atenção em pontos simples da rotina, como a gengiva, a língua ou até cuidados específicos com implantes. A prevenção evita dor, tratamentos mais complexos e prejuízos à saúde”, explica o dentista Dr. Paulo Yanase, da Oral Sin, rede de implantes dentários. 

Mas afinal, quais hábitos do dia a dia, que muita gente faz sem perceber, podem acabar causando dor, sensibilidade, inflamação na gengiva ou até problemas em implantes dentários? E, mais importante, o que mudar na rotina para evitar dores antes que eles apareçam?
 

Como cuidar da gengiva e evitar dor e sangramento?

Gengiva que sangra não é normal. Escovar os dentes com força excessiva ou pular o uso do fio dental favorece inflamações, que podem causar dor e retração gengival. O ideal é usar uma escova de cerdas macias, movimentos suaves e fio dental diariamente, sem machucar. Se o sangramento persistir, é sinal de alerta.
 

Como cuidar da língua e evitar mau hálito e acúmulo de bactérias?

A língua acumula bactérias que causam mau hálito e podem contribuir para inflamações bucais. A limpeza deve ser feita diariamente com raspador ou com a própria escova, de forma delicada, sem força excessiva, sempre após a escovação.
 

Durante a rotina, como proteger os implantes dentários?

Quem tem implante precisa de atenção redobrada. A falta de higiene adequada ao redor do implante pode causar inflamações e até perda óssea. Além da escovação correta, o uso do fio dental e escovas interdentais ajuda a remover resíduos onde a escova comum não alcança. Consultas regulares são indispensáveis.
 

Bebidas ácidas podem causar sensibilidade? O canudo pode ajudar?

Sim. Refrigerantes, sucos cítricos e bebidas energéticas são ácidas e podem desgastar o esmalte dos dentes, causando sensibilidade. Um aliado simples é o uso do canudo, que diminui o contato direto da bebida com os dentes. Além disso, evite escovar os dentes logo após consumir bebidas ácidas, o ideal é esperar cerca de 30 minutos. 

“Muitas dores bucais não começam no consultório, mas em hábitos simples do dia a dia, que parecem inofensivos. Entender quais atitudes podem causar sensibilidade, inflamação ou desconforto, e como corrigi-las, é o primeiro passo para evitar problemas maiores. Quanto antes o cuidado virar hábito, menores são as chances de dor no futuro”, finaliza.
 

Oral Sin


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados