Como diria o poeta brasileiro do século XX, Carlos Drummond de Andrade, no poema E agora, José? A poesia expressa a falta de esperança e poderia também definir o sentimento de muitos estudantes ao se depararem com todas as disciplinas que precisam ser estudadas e revisadas. E quando, nesse processo, se perde o controle e desencadeia um acúmulo de matérias, colocar os estudos em dia pode se tornar uma tarefa difícil de ser realizada.
No modelo de ensino brasileiro, as disciplinas são
distribuídas e interconectadas, similar a uma árvore, no qual temos matérias
que são fundamentais para o entendimento de outras, criando uma espécie de
pré-requisito. Por outro lado, algumas instituições de ensino desconsideram
esse modelo e priorizam um cronograma e a necessidade de cumpri-lo, ainda que
não se tenha tempo hábil para que os alunos absorvam todo o conteúdo.
Ao nos deparamos com matérias atrasadas, precisamos
verificar se esse conteúdo está sendo relacionado a algum pré-requisito
importante, pois caso seja deixado de lado criará uma lacuna no conhecimento, o
que prejudicará o aprendizado. A falta do entendimento do tema que precede gera
lacunas cognitivas e, posteriormente, formam uma lógica frágil.
Caso a sua realidade seja lidar com matérias
atrasadas, adotar uma estratégia de estudo pode ajudar a minimizar a frustração
e ainda gerar uma rotina de aprendizado mais eficiente. Priorizar os temas
antigos de maior relevância que impactem os atuais, estabelecer uma rotina de
estudo equilibrada que envolve os temas em atraso e em dia, estabelecer metas
de estudo a serem cumpridas ao longo da semana, e utilizar recursos e
ferramentas que aceleram o aprendizado com vídeo-aulas, audiobooks e
podcasts, são algumas das estratégias que podem ser adotadas para resolver esse
problema.
É importante contar com o apoio de um profissional,
como professores, tutores ou até mesmo mentores de estudo, cuja habilidade
permitirá definir a melhor estratégia de estudo para recuperar os conteúdos em
atraso, por meio de um plano de estudos, que ajude a evitar um novo acúmulo e,
ainda, mantenha os temas atuais em dia sem prejudicar as demais matérias.
Acumular os estudos impede o avanço dos alunos e,
ainda, pode levá-los a um quadro de frustração, angústia e ansiedade.
Observamos que a falta de entendimento da matéria anterior deixa o estudante
perdido em relação a matéria atual, desencadeando novas lacunas de conhecimento
dali para frente.
A dificuldade em acompanhar o ritmo da turma, podem
despertar sentimentos de inadequação e baixa autoestima levando à perda de
motivação para continuar estudando. Em um mundo tão imediatista, as pessoas querem
resolver as pendências cada vez mais rapidamente, porém, essa não é uma tarefa
fácil e deve ser encarada com uma atividade a longo prazo, logo, o mais
importante está na mudança de mentalidade que o estudante deve ter.
Lorenzo Tessari - Chief Operating Officer (COO) da Gama
Ensino, startup de tecnologia desenvolvedora de um
algoritmo proprietário que identifica os gaps de aprendizado dos alunos para o
direcionamento dos seus estudos.
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