Segundo Glaucio Daniel, instructor de tecnologia na Udemy, quase qualquer profissional, de qualquer área, pode se beneficiar de competências como segurança de rede e ethical hacking
As ameaças cibernéticas estão ficando cada vez mais
sofisticadas e disseminadas – por isso, é importante que as empresas e os seus
funcionários aprendam como detectá-las, lidar com elas e, inclusive,
eliminá-las. No relatório mais recente da Udemy Business, a divisão de treinamento corporativo da
plataforma de ensino online Udemy, chamado 2022 Workplace Learning Trends, a segurança cibernética
aparece como uma das tendências de aprendizado corporativo para este ano.
Algumas das habilidades relacionadas à segurança
cibernética que mais cresceram em consumo por parte dos profissionais (no caso,
os funcionários das milhares de empresas que são clientes da Udemy Business no
mundo todo) entre 2017 e 2021 foram segurança de rede (com um aumento de 149%)
e ethical hacking (como é chamado o processo de detecção de vulnerabilidades na
segurança cibernética de uma empresa, com um aumento de 138%).
Entre 2020 e 2021, outras das competências de segurança
cibernética que mais cresceram em consumo por parte dos profissionais estão
relacionadas a certificações, como a CompTIA CySA+ (que cresceu 155%) e a
Certified Information Security Manager (CISM, que cresceu 135%). Aqui pode ser encontrada a lista completa.
Conversamos com Glaucio Daniel, instrutor de tecnologia na Udemy, sobre a
importância de os profissionais aprenderem sobre segurança digital – mesmo
quando eles não trabalham diretamente com isso. “Muitos profissionais precisam
conhecer e estar atualizados sobre as principais ferramentas e boas práticas de
segurança cibernética, incluindo quem não é especialista em segurança da
informação, como desenvolvedores de software e profissionais de
infraestrutura”, disse ele.
Para Daniel, o ethical hacking deve continuar sendo uma
das habilidades mais procuradas pelos profissionais nos próximos anos. “Ataques
como phishing, ransomware e roubo de credenciais aumentaram muito nos últimos
anos e é cada vez mais necessário que os profissionais saibam atuar de forma
preventiva e em modo de contenção quando necessário”, conta ele.
Segundo ele, as empresas estão, de fato, atualmente mais
preocupadas com a própria segurança digital. “Num mundo globalizado, muitas
empresas possuem filiais, clientes e parceiros no mundo inteiro. Por isso, a
preocupação com ameaças cibernéticas é grande”, diz Daniel. Uma forma que as
empresas têm de se protegerem, de acordo com ele, é treinando os seus
funcionários para lidar da melhor forma possível com essas ameaças – por meio
de cursos online como os da Udemy, por exemplo.
Udemy
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