Pesquisar no Blog

terça-feira, 29 de março de 2022

Especialista explica como travesseiros e colchões podem desencadear alergias

Alergista explica como travesseiros e colchões podem ser inimigos de quem tem algum tipo de alergia


Todos os dias você afofa os travesseiros, estica as cobertas e se prepara para uma noite de sono tranquila e reparadora, certo? Errado! Para quem tem alergia, a cama pode ser um dos piores locais da casa e a noite, uma hora de pesadelo e crises de espirros.

“Travesseiros e colchões juntam suor, saliva, células mortas da pele e essas substâncias alimentam os ácaros que acabam penetrando no tecido”, conta a Dra. Brianna Nicoletti, alergista e imunologista pela USP, “com o tempo, eles acabam morrendo, mas a proteína alergênica que carregam permanece dentro dos travesseiros e colchões onde respiramos diretamente por 8 horas (na média) por dia”.

Parece assustador? Pois aí está a importância da higienização e da troca do colchão e do travesseiro de tempos em tempos.

Segundo Dra. Brianna, os travesseiros devem ser trocados a cada dois anos, mesmo se forem higienizados a cada seis meses ou se usar algum tipo de protetor específico. “É que depois desse tempo, 30% do peso do produto, independentemente do seu estado, é composto por excrementos e restos de ácaros”, conta.

Apesar de serem feitos para durar até 10 anos, a recomendação é que a troca do colchão seja feita entre 5 e 7 anos. E o uso “inadequado” pode encurtar esse prazo. Com o mau uso, a alergia cita dormir em um colchão que não oferece sustentação suficiente ou não fazer uma boa higienização nem o giro regular.

Colocar travesseiros e colchões ao sol de vez em quando também ajuda a eliminar os ácaros, mas segundo a médica, não elimina a proteína que causa a alergia. O ideal, para os travesseiros, é uma lavagem completa -- que pode ser feita em casa ou em lavanderia -- e, para o colchão, o uso de capas protetoras, além do giro da peça.

  

Dra. Brianna Nicollei - Alergista e Imunologista pela USP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados