Pesquisar no Blog

quinta-feira, 31 de março de 2022

Jovem além do rosto: saiba outras áreas que merecem atenção com a pele

Outras regiões do corpo podem envelhecer precocemente com a falta de cuidados como protetor solar e hidratação. Veja quais hábitos, produtos e tratamentos podem ajudar a retardar esse processo

 

Quando o assunto é manter a pele com aspecto jovem, a área mais lembrada pelos entusiastas do skincare é o rosto. Rotinas com uma quantidade variada de produtos para a face se popularizaram na internet nos últimos anos, voltadas para manter a hidratação e a jovialidade da pele em dia. Acontece que, a partir dos 25 anos de idade, a queda dos níveis de colágeno e ácido hialurônico no organismo também afeta outras partes do corpo que merecem tanto cuidado quanto o rosto, pois também denotam o passar do tempo. Inclusive, a falta de cuidados pode potencializar esse efeito.

“O colo e os braços são áreas que também sofrem um envelhecimento mais rápido, principalmente pela estrutura da pele ser mais fina e estarem mais expostas à poluição e radiação solar”, explica a dermatologista Ana Magella. Assim como as mãos, essas áreas costumam ser esquecidas na hora de passar filtro solar e hidratantes específicos para o tipo de pele, como acrescenta a profissional, que atende na Clínica Corporeum, de Brasília.

No caso das mãos, especificamente, o hábito de usar álcool em gel durante a pandemia também se tornou um fator que favorece a desidratação cutânea dessa região, o envelhecimento precoce e até o surgimento de feridas. Ao higienizar as mãos com o produto, a dica da profissional é hidratar as mãos logo após.

Em qualquer parte do corpo, fatores como exposição solar excessiva, procedimentos como bronzeamento artificial e até movimentos musculares repetitivos também favorecem o envelhecimento precoce, mas os fatores não são apenas tópicos: também acontecem de dentro para fora! “Hábitos como tabagismo, consumo excessivo de álcool, baixo consumo de água e má alimentação também aceleram esse processo”, adverte a dermatologista.

Soluções

Ana Magella acrescenta que a recomendação de produtos para retardar o envelhecimento e trazer outros benefícios varia com o tipo de cada pele. “Peles mais oleosas, por exemplo, devem evitar produtos que contenham óleo na sua composição e buscar produtos oil-free ou em gel. Já existem no mercado alguns produtos específicos para mãos e pescoços, mas protetores solares faciais também podem exercer bem essa função”, acrescenta. Independentemente do fototipo de pele, ela acrescenta que o ideal é usar protetor solar com FPS acima de 50 nessas regiões.

Os tratamentos não invasivos atuais para tratar as temidas linhas de expressão, inclusive, vão além dos cosméticos, como frisa a médica. “Temos cada dia mais novidades, tanto para profilaxia (nome dado aos cuidados médicos preventivos) como para ajudar na pele já mais envelhecida. Podemos usar hidratantes e óleos específicos, laser, ultrassom micro e macro focado (como o queridinho Ultraformer III), bioestimuladores de colágeno e até preenchedores com ácido hialurônico”, completa.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados