A pesquisa também
mostra que viagens dentro do país e próximas das casas dos viajantes estão em
alta
Em 2022, a situação pandêmica tem se normalizado,
as taxas de vacinados estão subindo a cada mês e as regras sanitárias também
tem se flexibilizado, como com o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras ao
ar livre em vários estados brasileiros. Entretanto, a herança dos tempos de
Covid-19 está presente na sociedade e ainda pode ser uma realidade por um bom
tempo.
A Latin
Exclusive, empresa internacional de aluguel por temporada e venda de imóveis
de luxo, conduziu uma pesquisa entre dezembro de 2021 e março de 2022 para
entender as preferências e tendências do turismo de luxo para este ano. No Luxury
Travel Report 2022, a agência consultou consumidores do mercado de
luxo, incluindo CXOs, Diretores, Vice-Presidentes, CEOs, CFOs, CTOs, CMOs,
Founders, Partners e Owners de empresas brasileiras com receita mínima entre
R$100 milhões e R$1 bilhão, ou superior a isso. Como resultado desse estudo,
foi observado que 64% das pessoas entrevistadas ainda consideram as restrições da
pandemia na hora de decidirem um novo destino de viagem.
A pesquisa também aponta que os consumidores do
mercado de viagens de luxo ainda elegem como prioridade opções mais privadas
nas estadias, assim como nas atividades de lazer, e onde possam existir um
certo distanciamento social. A exemplo disso é possível destacar escolhas como
atividades em família (45%), tours privados em lugares específicos de interesse
(41%), piscinas privativas (39%), trechos de praia deserta (32%) e locais mais
afastados de grandes centros e reclusos (32%). Enquanto isso, apenas 8% dos
respondentes planeja realizar tours em grupos grandes, o que mostra ainda um
comportamento mais retido entre os consumidores de turismo de luxo. Serviços
diários de hospedagem, como limpeza, também são um pedido significativo, com
mais de 60% dos entrevistados prezando por essa particularidade.
Além disso, uma grande tendência nesse setor foi
analisada: o turismo doméstico. Mesmo com as aberturas de fronteiras de países no
exterior e maior possibilidade de ir para qualquer lugar fora do Brasil, as
pessoas estão optando por viagens dentro do país. Aproximadamente 40% das
pessoas estão planejando viagens próximas de suas casas e gastando dinheiro com
viagens domésticas.
A proximidade com a natureza nas viagens também se
mostrou uma tendência significativa para os próximos meses, com 59% dos
entrevistados se mostrando mais interessados nessa busca por tranquilidade e
calmaria. Mas, apesar disso, eles também não querem deixar de conhecer a
cultura (56%) e experimentar a gastronomia local (70%) dos destinos
escolhidos.
“Vemos as tendências analisadas na no nosso
dia-a-dia de reservas. Hoje, os destinos mais procurados por nossos clientes
ainda são o Nordeste - em especial a Bahia - e Rio de Janeiro, sendo que as
casas mais reclusas e refugiadas de grandes centros são as mais requisitadas.
Desde o início da pandemia vemos um movimento forte na procura por locais mais
próximos da natureza, com tranquilidade, conforto e luxo. Diante dessa
desafiadora situação sanitária pela qual ainda passamos, muitas pessoas
perceberam que era possível fazer viagens mais tranquilas e, de certa forma,
aproveitar essa reclusão. Essa será uma tendência que veremos ainda presente
pelo menos até o primeiro semestre de 2022, conforme vamos nos readaptando à
volta do convívio social aos poucos”, complementa Arnaud Bughon, CEO da Latin
Exclusive.
Nenhum comentário:
Postar um comentário