Conseguir se destacar em meio à concorrência. Esse
é, sem dúvidas, um dos maiores desafios para as organizações que têm cada vez
mais buscado traçar estratégias para trazer melhorias ao desempenho da empresa.
Essa ação também pode ser aplicada ao setor de autopeças que, diante de um
cenário promissor de crescimento, tem ainda mais necessidade de adotar uma
gestão estratégica e tecnológica para impulsionar os negócios.
O segmento tem uma forte presença na economia
brasileira. No país, mais de 200 mil CNPJs são de varejistas do segmento –
quantia que, demonstra a margem da concorrência existente no setor e evidencia
a missão de atrair novos clientes e romper com as barreiras geográficas como
estratégia competitiva.
É importante destacar que a pandemia ocasionou
diversas mudanças nos hábitos de vida dos consumidores – uma vez que tiveram de
se adequar ao uso de outros meios para fazerem suas compras. O que antes era
opção, virou tendência – afinal, a comodidade de adquirir os produtos de forma
online revelou um outro lado da praticidade buscada pelos clientes.
Esse novo comportamento por parte do público
refletiu positivamente para o segmento de autopeças. De acordo com um relatório
divulgado pelo Sindipeças, o aumento das importações do setor atingiu um platô
superior a US$ 1 bilhão, desde março de 2021. E, diante de um cenário tão
positivo para o ramo automotivo, implementar uma gestão estratégica não é mais
um diferencial, e sim uma necessidade na hora de expandir o negócio.
Nesse sentido, a tecnologia é a principal aliada,
visto que controles manuais estão suscetíveis a erros e retrabalhos, além de
uma grande necessidade de colaboradores em áreas estritamente operacionais.
Dessa forma, o crescimento da empresa se torna limitado, já que os processos
são analógicos e pouco assertivos.
Através do uso de uma gestão tecnológica e
eficiente, é possível uma melhor visualização de quais são os pontos que devem
ser melhorados, além de direcionar com precisão as estratégias a serem adotadas
– e assim, alcançar um resultado muito maior. Ainda, a partir da adoção de
ferramentas tecnológicas, é possível fazer uma gestão estratégica por meio de
dados, ajudando na tomada de decisões mais inteligentes.
Realizar um amplo estudo do andamento da empresa,
fazer uso de dados e registros e, ter um bom controle de estoque, por exemplo,
são fundamentais na hora de traçar metas efetivas. A partir desse panorama, o
empreendedor estará muito mais preparado para traçar planos mais ambiciosos e
elevar sua empresa a um novo posicionamento de atuação.
Vale ressaltar ainda que a gestão estratégica por
meio da tecnologia não é uma exclusividade das grandes empresas. Felizmente, há
soluções disponíveis para todos os gostos e bolsos. Há opções que variam das
mais simples às mais sofisticadas, sempre de acordo com o momento e maturidade
de cada empresa. O processo de implementação dessas soluções também tem ficado cada
vez mais rápido, a fim de garantir a continuidade da operação e uma boa
usabilidade no dia a dia.
Diante de um cenário promissor e, ao mesmo tempo
competitivo para o setor de autopeças, investir em gestão estratégica é a
peça-chave para o sucesso do negócio. Com um planejamento eficiente e amplo, é
possível se concentrar nas tendências atuais e, assim, investir de maneira
assertiva, levando em consideração a necessidade do cliente.
Desta forma, é possível reduzir gastos desnecessários e proporcionar um melhor aproveitamento em termos de equipe e produção de forma alinhada. Com um planejamento efetivo e eficiente, os resultados começam a aparecer de forma gradativa, elevando o setor a um outro patamar de gestão e crescimento.
Fabio
Barros - Diretor de Negócios do Setor Privado na Cast Group, consultoria de TI.
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