Pesquisar no Blog

quarta-feira, 30 de março de 2022

Cultura de segurança da informação - como treinar através da gamificação

Para se proteger de vazamentos de dados e falhas de segurança, muitas empresas optam por capacitar os seus colaboradores para que eles tenham consciência sobre a necessidade de ter discrição com dados sensíveis e pessoais. Por isso, é comum que os negócios implementem a cultura de segurança da informação na organização.  

Um estudo realizado pela empresa de segurança Auxur, revelou que o Brasil foi o campeão mundial de vazamentos de dados, em 2021. Foram mais de 2,8 bilhões de dados sensíveis expostos e 43,3 milhões deles são de domínios corporativos. O que evidencia cada vez mais a importância das companhias terem uma cultura de segurança da informação. 

Essa cultura nada mais é do que um conjunto de valores, crenças, conhecimentos e práticas adotados para guiar os colaboradores no exercício dos seus cargos de forma segura. O objetivo principal é conscientizar as equipes sobre os riscos de ações que são consideradas simples e inofensivas no trabalho, mas que podem prejudicar a segurança da empresa. 

Existem muitas maneiras de capacitar as equipes neste tema, uma delas é usando a gamificação. O método que utiliza elementos de games para facilitar o aprendizado, motivar e engajar os usuários, pode ser também usado nos treinamentos de segurança. Conhecido por ter maior retenção de conteúdo, essa pode ser uma ferramenta utilizada pela empresa com o intuito de garantir melhores resultados nas suas capacitações. 

Com o método, os gestores conseguem atingir todos os colaboradores, independente do cargo e nível hierárquico. Além disso, o treinamento se torna simples, eficiente e rápido com os profissionais se divertindo durante o processo, além de estimular o engajamento da equipe nos treinamentos corporativos. 

A capacitação se mostra importante porque segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Ponemon, 32% das violações de segurança da informação acontecem devido à ingenuidade dos colaboradores. O que mostra que as empresas precisam oferecer insumos para que eles saibam se proteger e consequentemente proteger a empresa.  

Com esse treinamento, é possível reduzir as chances de danos, prevenir o vazamento de dados pessoais e garantir a segurança dos dados estratégicos. Assim, se previne, educa e institui novos hábitos aos profissionais para precaver possíveis brechas na proteção de dados.  

Por fim, em tempos que há tantos vazamentos de dados na internet que prejudicam o desempenho das empresas, é importante se conscientizar que toda organização precisa implementar uma cultura de segurança da informação. Isso visa prevenir e alertar os profissionais sobre o tema, de modo, que todos tenham consciência sobre dados sensíveis e, assim, possam se proteger e garantir a segurança ao desempenhar as suas atividades. Por isso, capacitar os colaboradores de uma forma mais leve usando gamificação é uma alternativa para que os negócios se mantenham seguros. 

 

Isadora Brito - Coordenadora de Marketing na Niduu, aplicativo que usa os elementos de games e microlições para desenvolver colaboradores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados