Pesquisar no Blog

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Veja dicas de como cuidar da saúde das suas pernas no inverno

Hidratação, exercício físico e meias de compressão podem auxiliar no cuidado com as pernas durante a estação

 

Muitas pessoas só lembram de cuidar da saúde das pernas quando o verão chega e o clima fica propício para usar vestido, bermuda ou shorts. Porém, aproveitar a época do frio para se cuidar e investir em tratamentos é importante para a saúde, além de ser mais confortável manter as pernas escondidas e protegidas do sol em temperaturas mais baixas.

O inverno pode favorecer o aparecimento de doenças cardiovasculares, como a trombose, pois nesse período do ano pode ocorrer a hemoconcentração (sangue mais concentrado) devido a menor ingestão hídrica e a vasoconstrição (fechamento dos vasos pela temperatura fria). Por isso é tão importante cuidar da saúde das pernas, principalmente em baixas temperaturas.

Segundo o médico Dr. Marcelo Zanoni, especialista em Cirurgia Vascular e parceiro da SIGVARIS GROUP, empresa líder mundial em produtos de compressão graduada, outro fator que pode prejudicar a circulação venosa nas pernas é não se movimentar. Devido ao frio, muitas pessoas deixam de praticar exercícios físicos e preferem ficar mais em casa e paradas. "Há o risco do agravamento de doenças vasculares, porque a posição dificulta o retorno do sangue venoso, favorecendo o aparecimento de dor e edema nas pernas. A ativação da circulação sanguínea local é essencial para prevenir doenças venosas, como varizes e trombose. Por esse motivo é importante ao longo do dia parar e se movimentar, a fim de prevenir os sintomas citados (dor e inchaço), assim como casos de tromboflebites, trombose venosa profunda e piora das varizes e microvarizes em casos mais avançados", diz Zanoni.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que as doenças cardiovasculares estão entre as maiores causas de morte prevenível no planeta. Por isso, o especialista elenca algumas dicas importantes para manter a saúde das pernas mesmo em baixas temperaturas:

• Movimente-se: se exercitar é fundamental para evitar a sensação de cansaço nas pernas. Movimentar os tornozelos pode aliviar o desconforto.

• Use meias de compressão graduada: a compressão graduada promove conforto e bem-estar, além de auxiliar no direcionamento correto do fluxo venoso e linfático. Com isso, não ocorre o acúmulo de sangue na região inferior das pernas, permitindo uma nítida melhora na circulação.

• Adote hábitos saudáveis: além de evitar o fumo e a ingestão de bebidas alcoólicas, mantenha uma alimentação balanceada, reduzindo o consumo de sal e alimentos gordurosos que são ricos em sódio.

• Hidrate-se: beba água com frequência, de 1,5 a 2 litros por dia, pois ajuda a manter a pele hidratada e o organismo mais saudável.

 


SIGVARIS GROUP

https://www.sigvaris.group

https://www.sigvaris.com.br

https://www.programasigmais.com.br/#/

https://www.facebook.com/sigvarisgroup.brasil/

https://www.instagram.com/sigvarisgroup.brasil

https://www.linkedin.com/company/sigvarisgroup-brasil

https://www.youtube.com/user/SigvarisBrasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados