Estratégias para economizar são sempre bem-vindas tanto pelas empresas como pelos consumidores. Mas definir a melhor forma de fazê-lo é um desafio, e isso se aplica à busca por menores gastos com combustíveis.
Um dos grandes desafios da gestão de frotas - ou
dos utilitários nas casas dos brasileiros - é analisar a viabilidade das diferentes
opções para abastecimento e garantir a utilização do combustível mais
factível para as características dos veículos utilizados. É comum que surjam
várias dúvidas sobre o potencial de economia da gasolina e do etanol.
Gasolina x etanol
Com os carros flex no mercado brasileiro, o
planejamento de abastecimento de frotas pode ser flexibilizado. É importante
analisar, além da variação de preço entre as diferentes opções nos postos, o
desempenho do veículo com cada uma delas para fazer um bom planejamento e
escolher o melhor tipo de combustível a longo prazo.
O etanol é vantajoso em trânsitos truncados, em que
o carro anda um pouco e logo para novamente, pois tem melhor arrancada. Já com
a gasolina o carro consegue andar mais quilômetros sem precisar de novo
abastecimento.
O debate entre gasolina e etanol é também
geográfico. Um e outro são mais vantajosos a depender do estado onde são
consumidos. O ideal para tomar uma decisão é que seja feita uma análise mensal
considerando os preços atualizados e avaliando o custo do quilômetro de cada
combustível, além de uma revisão sempre que ocorrerem oscilações de preço, como
por exemplo em períodos de entressafra.
Para calcular o comparativo entre os dois
combustíveis, basta dividir o preço do etanol pelo da gasolina. É um processo
simples e que não exige mais que uma calculadora: se a porcentagem do
custo por quilômetro do etanol for menor que 75% (0,75) do valor da
gasolina, compensa encher o tanque com o etanol. Se for maior, vale mais a pena
escolher a gasolina. Historicamente, temos registros de estados onde o etanol
permanece mais vantajoso em boa parte do ano, como Goiás, Minas Gerais, São
Paulo e Mato Grosso.
A gasolina, ainda assim, é o tipo de
combustível mais usado em veículos no Brasil, e oferecida nos postos na opção
comum ou aditivada. Nesta comparação, a opção aditivada
é melhor porque, com seus componentes químicos adicionados,
ela ajuda a limpar o motor, o sistema de combustível e os bicos injetores,
resultando em uma melhora no desempenho e na eficiência do veículo.
A economia gerada pela gasolina aditivada é
explicada pelo fato de que, quando o motor fica sujo, ele pode perder
rendimento e aumentar o consumo de combustível.
Anelise Santos - Diretora de Rede da Ticket Log
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