Cerca de 30% dos usuários que agendam não comparecem ao atendimento nas unidades do programa
Durante o período de restrições impostas pela pandemia do coronavírus,
o Poupatempo tem empenhado esforços para manter o atendimento ao público, seja
com a ampliação dos serviços digitais ou mesmo com o funcionamento das
unidades, seguindo as diretrizes do Plano São Paulo.
Para que isso seja possível, algumas medidas devem ser
respeitadas, entre as quais estão a diminuição na capacidade e circulação de
pessoas no interior dos postos, a oferta de serviços que ainda não estejam
disponíveis no portal e aplicativo do programa, priorizando aqueles serviços
que necessitam ser feitos pessoalmente, como a emissão do RG, transferência
interestadual e mudança na característica dos veículos, e a necessidade de
agendamento de data e horário para ser atendido. Por isso, o Poupatempo
solicita aos cidadãos a cancelarem o agendamento sempre que não puderem
comparecer no horário marcado.
Excluindo um agendamento
Assim como para realizar um agendamento, o cancelamento do
atendimento também é muito simples e rápido pelos canais digitais. Basta o
usuário acessar sua conta no portal www.poupatempo.sp.gov.br
ou no app Poupatempo Digital, clicar em ‘Meus Agendamentos’ e, em seguida, na
opção ‘Excluir Agendamento’.
Atualmente, cerca de 30% dos que agendam não comparecem às
unidades. O diretor da Prodesp, Murilo Macedo, explica a importância da ação.
“Com os postos do Poupatempo atendendo uma quantidade reduzida, nosso esforço é
para que todo o cidadão que realmente precise passar pelo atendimento
presencial tenha acesso ao serviço o quanto antes. Por isso, solicitamos
àqueles que eventualmente não possam comparecer na data marcada, que façam o
cancelamento e deem a possibilidade de outra pessoa utilizar a vaga
disponível”.
Pensando em facilitar cada vez mais a vida da população, o Poupatempo
também oferece no portal cartilhas com orientações sobre os serviços mais
solicitados, inclusive com o passo a passo para quem deseja agendar ou cancelar
um atendimento. Quem preferir, também pode acessar no portal e na página do
programa no Youtube (youtube.com/poupatemposp) vídeos tutoriais de como
concluir diversos atendimentos pela internet.
Com o início da pandemia, em março do ano passado, a Prodesp –
empresa de Tecnologia do Estado que administra o Poupatempo, acelerou o
processo de digitalização dos serviços, para melhor atender a população. Já são
137 opções e até o fim deste ano, o objetivo é chegar a 180 serviços digitais,
e a mais de 240 em 2022.
Hoje, cerca de 80% dos atendimentos do Poupatempo são online. Entre os mais procurados, estão a pesquisa de pontuação, habilitação, licenciamento, as funcionalidades da vacinação contra a Covid-19, além da emissão do Atestado de Antecedentes Criminais, consulta de IPVA, entre outros. Tudo feito pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital ou totens de autoatendimento.
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