As habilidades comportamentais também podem ser aprendidas e são essenciais em tempos de home office
Assim como as competências técnicas, as soft skills (como são
conhecidas as habilidades comportamentais) têm se mostrado essenciais para os
profissionais e negócios atuais – especialmente agora que estamos mais em casa
por conta da pandemia.
Liderança, produtividade, comunicação
interpessoal, criatividade, gestão de conflitos... São inúmeras as habilidades
mais “humanas” que podem, sim, ser aprendidas, ao contrário do que muitos
pensam, e dar impulso nas carreiras dos profissionais.
De acordo com um estudo recente da Udemy,
o maior marketplace de cursos
online do mundo, a maioria dos profissionais
americanos gostaria de melhorar as suas soft skills, com o objetivo de ganhar
eficiência e ser mais valorizada no trabalho. Entre os pesquisados, 60%
disseram que precisam aprender autodisciplina e 56% que sentem necessidade de
aprender habilidades de comunicação.
O relatório, chamado “The Portrait of a
Pandemic at Work” (algo como “O Retrato da Pandemia no Trabalho”, em
português), ouviu mais de 1.000 profissionais que trabalham em escritórios nos
Estados Unidos sobre o impacto da pandemia nos empregos. Esses profissionais
acreditam que precisam aprender soft skills sobretudo por causa do trabalho
remoto.
André Bernardo, instrutor de liderança e
empreendedorismo com mais de 60.000 alunos na Udemy,
afirma que uma forma eficaz de aprender soft skills nestes tempos em que muitos
de nós estão em casa é fazendo cursos online, como os que ele ensina na
plataforma.
“Quem faz um curso de liderança e
gestão de pessoas, por exemplo, pode aprender, além de como delegar tarefas e
motivar equipes, sobre perfis comportamentais e, dessa forma, conseguir se
relacionar melhor com chefes e colegas neste momento”, afirma ele.
De acordo com André, todos os
profissionais precisam desenvolver habilidades como liderança, comunicação e
resiliência. “Mas elas são ainda mais importantes para quem ocupa cargos de
gerência ou trabalha com vendas, por exemplo”, afirma ele. Outros profissionais
que precisam mais de soft skills são os que trabalham com criatividade.
André conta que, nos seus cursos na
Udemy, tem alunos com todo tipo de profissão – chefes de cozinha, advogados e
empreendedores, entre outros. “Isso mostra a importância de desenvolver soft
skills independentemente da área de atuação”, diz ele.
As habilidades comportamentais mais
importantes para um profissional nos dias atuais, na opinião de André, são a
adaptabilidade e o aprendizado contínuo. “Constantemente, aparece uma nova
estratégia de marketing, de vendas, de gestão de projetos... Então, para
entregar bons resultados, progredir na carreira e até mesmo para sentir
realização pessoal, temos que continuar aprendendo e nos adaptando sempre”,
afirma ele.
Udemy
Facebook: @UdemyBrasil
Twitter: @Udemy_Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário