Pesquisar no Blog

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Pandemia: faz sentido manter meu filho na Educação Infantil?


Falta de tempo e de recursos têm levado famílias a repensar o papel da escola dos filhos pequenos


Depois de alguns meses de isolamento social e cenário econômico em retração, os brasileiros reavaliam custos para entender o que pode ser cortado do orçamento. Quem tem filho na fase da Educação Infantil, analisa se consegue manter a educação em casa, tanto pela questão do acompanhamento pedagógico, como do ponto de vista financeiro, se a escola for particular.


Como a Constituição determina que somente crianças a partir dos quatro anos de idade estejam matriculadas, a evasão na Educação Infantil atinge os maiores níveis. No entanto, especialistas apontam benefícios da relação dos pequenos com a escola. Na opinião da coordenadora da Educação Infantil do Colégio Marista Asa Sul, de Brasília (DF), Patrícia Deoti é importante manter os filhos matriculados na Educação Infantil, por diversos fatores. “Nos primeiros anos de vida, tudo é aprendizado para as crianças. Elas exploram o ambiente em que estão o tempo todo e aprendem com o entorno e agora esse local, nesse momento, é a casa e não a escola. As atividades propostas pelas professoras são justamente para estimular habilidades do aluno, que serão essenciais para o seu desenvolvimento”, explica a coordenadora.

Ou seja, o que parece brincadeira, na verdade tem um objetivo e uma intenção. E no formato de educação remota, tanto as crianças como os pais estão aprendendo. “As atividades passadas à família desenvolvem habilidades específicas, que precisam ser mediadas de forma adequada pelos pais, que também acabam aprendendo com isso”, de acordo com Patrícia. Os estímulos que as crianças recebem nesses primeiros anos são a base para os aprendizados futuros e desenvolvem as suas habilidades de acordo com o que orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por exemplo, há exercícios que desenvolvem a coordenação motora fina, que introduzem à leitura, o movimento da escrita, a quantificação dos números e outros conhecimentos básicos importantes para essa fase.

A coordenadora ressalta também que a criança se beneficia quando é instigada a descobrir, explorar e questionar, pois assim gera conhecimento e não apenas assimila informação. “Buscamos sempre o protagonismo do aluno, desde a primeira infância. Por isso, nossas atividades propõem que as crianças observem, questionem, levantem hipóteses e tenham voz ativa em seu desenvolvimento”, explica ela, que completa: “e isso envolve a participação dos pais. Pois é preciso fazer uma escuta ativa e atenciosa dos filhos, e para isso nossa equipe prepara e auxilia as famílias como um todo”.


Educação Infantil online

Diferente da rotina do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em que as crianças já têm níveis de autonomia e entendimento para seguir as vídeoaulas e até transmissão de aulas ao vivo, na Educação Infantil é preciso uma interação diferente, com apoio dos pais ou responsáveis. Patrícia Deoti explica que no Colégio Marista Asa Sul, o segmento se baseia em três pilares que norteiam todas as atividades: o diálogo aberto e frequente com as famílias; a manutenção do vínculo com a escola, colegas e professores e o estímulo à aprendizagem constante.

Semanalmente acontecem reuniões online com pequenos grupos de alunos, para que todos possam participar, interagir e ter um tempo de fala maior. “Com turmas pequenas, conseguimos que a criança participe mais, se sinta pertencente ao grupo e também fortaleça os laços com os colegas e as professoras que costumava ver todos os dias na escola. Manter essa rotina é muito importante para os pequenos se sentirem seguros, especialmente nesse momento de mudança”, comenta. “É preciso manter vínculos com a realidade que vivíamos antes, pois tudo isso vai passar”, conclui a coordenadora.





Rede Marista de Colégios (RMC)
www.colegiosmaristas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados