Enfrentar uma crise não é algo desejado por qualquer presidente ou
gestor de empresa. De toda maneira, é preciso que esses executivos estejam
preparados para o enfrentamento de problemas dos mais variados tipos, sejam
eles em decorrência de situações internas ou externas. Traçar cenários e pensar
em formas de proteger a companhia e seus ativos são ações estratégicas e
indispensáveis.
Durante o planejamento, os Seguros devem, então, ganhar destaque.
Há uma série de opções disponíveis no mercado atualmente. Isso significa que,
com a consultoria certa, é possível e totalmente viável para as empresas, criar
escudos eficientes pensando em todos os principais pilares das companhias e,
consequentemente, preservar o negócio financeiramente.
Quando pensamos em formas de proteger uma empresa, são duas as
opções que vem à mente em um primeiro momento. Um é o Seguro Empresarial
clássico, que cobre agravos à estrutura física da empresa, como incêndio, danos
elétricos, despesas fixas, assistência e reparos à rede elétrica e de telefonia,
conserto de ar condicionado e, em casos mais específicos, até a deterioração ou
contaminação de vacinas em ambientes frigorificados ou danos a equipamentos e
utensílios de cozinha.
Outra alternativa lembrada é o Seguro de Vida Empresarial. Proteger
as pessoas deveria ser uma das principais preocupações para qualquer empresa,
seja qual for o momento ou mercado. Se pensarmos nas circunstâncias atuais, o
benefício seria ainda mais valorizado e apreciado pelos colaboradores. Um
seguro desse tipo, proporciona proteção e cobertura a colaboradores e
dirigentes de empresas em caso de morte natural ou acidental, além de invalidez
permanente total ou parcial, por acidente ou doença. Também inclui cobertura
aos filhos e cônjuges dos profissionais, proteção em caso de doenças congênitas
dos filhos e até despesas com verbas rescisórias. Há, ainda, outras opções
interessantes e complementares a essas, como seguro para proteção de eventos,
seguro destinado à cobertura de prestamistas, seguro para profissionais de
motofrete, entre outros. É válido notar que todos esses seguros são
investimentos viáveis tanto para grandes corporações quanto para pequenas e
médias empresas.
Destaco que a crise de saúde enfrentada mundialmente, causada pela
COVID-19, vem provocando uma importante reflexão nas pessoas. Finalmente,
questões como adoecer e até a morte deixaram de ser um enorme tabu e passam a
ser discutidos de forma mais aberta entre as famílias. O planejamento
financeiro se tornou uma realidade mais forte, visto que muitos estão impedidos
de trabalhar e, consequentemente, precisam rever o orçamento. A paralisação
obrigatória das atividades comerciais para que se cumpra o isolamento social
também fez empresários e gestores pensarem em maneiras de resguardar melhor as companhias
e prepará-las para enfrentar situações atípicas. Afinal, quem algum dia
imaginou ser possível que o mundo todo parasse praticamente todas as suas
atividades por causa de um vírus? Se isso aconteceu neste momento, certamente
podemos e devemos projetar cenários e permanecer preparados para eles. Os
seguros, por sua vez, podem ser uma ferramenta importante para encarar essas
novas possibilidades sem correr riscos desnecessários, não é mesmo?
Francisco de Assis Fernandes - diretor
comercial da American Life, seguradora brasileira reconhecida por oferecer
seguros a nichos específicos com mais de 25 anos de mercado – www.alseg.com.br
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