Pesquisar no Blog

quarta-feira, 29 de abril de 2020

21 curiosidades históricas sobre os Jogos Olímpicos

 Centro de Tokyo
Divulgação


A pandemia causada pelo novo Coronavírus (COVID-19) frustrou os planos de quem estava ansioso para acompanhar os Jogos Olímpicos de Tóquio, em julho deste ano. Agora, com o adiamento oficial da competição, os torcedores terão que aguardar até o meio de 2021 para que um novo capítulo da história Olímpica seja escrito. Mas na impossibilidade de avançar ao futuro, olhar para o passado pode ser um grande e divertido passatempo.

Pensando nisso, a Quickly Travel, uma das três subdistribuidoras oficias da Match Hospitality AG para a revenda autorizada de ingressos a residentes no Brasil, listou 21 curiosidades históricas sobre as Olimpíadas para que você possa ir entrando no clima do espírito Olímpico.

Confira:


1 - Origem

Os Jogos Olímpicos surgiram na Grécia, na cidade de Olímpia, no século VII A.C e, tal qual é hoje, eram realizados de 4 em 4 anos, em homenagem aos deuses do Olimpo.


2- Festival pagão! 

A competição, chamada hoje de Jogos Olímpicos da Antiguidade, sobreviveu nesse formato por 12 séculos até ser proibida pelo Imperador Teodósio I, que aboliu o evento sob a alegação de que o mesmo era uma festa pagã.


3 - A Era Moderna
 
Após 1.500 anos de proibição, a tradição grega foi ressuscitada pelo Barão de Coubertin com a realização da primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896, em Atenas, na Grécia.


4 - A primeira edição

Em abril de 1896, Atenas recebeu delegações de 14 países e 241 atletas, que competiram em nove modalidades diferentes.


5 - 34ª e contando... 

De 1896 pra cá, já foram anunciadas outras 34 edições com cidades sedes. Os Jogos de Tóquio, no Japão, serão a 32ª Olimpíada da história. Paris, que recebeu a 2ª edição, em 1900, e Estados Unidos, receberão a 33ª e a 34ª respectivamente.


6 - ... mas nem todas ocorreram! 

Por conta das grandes guerras mundiais, os Jogos Olímpicos de 1916, em Berlim, 1940, em Tóquio e 1944, em Londres, foram cancelados. Mas mesmo assim contam como edições de uma Olimpíada.


7 - Tokyo 2020 já entrou para a história! 

Embora já tenha sido cancelada em três oportunidades distintas, em 124 anos de história das Olimpíadas da Era Moderna, a competição nunca havia sido adiada antes, como agora.


8 - Quantos países já sediaram uma Olimpíada? 

Os Jogos Olímpicos da Era Moderna foram sediados por 23 países diferentes. A Europa é o continente que mais vezes recebeu os jogos, com 16. América do Norte, segue em segundo, com 5, sendo que 4 foram realizadas nos USA. A Ásia completa o pódio, ficando em terceiro, com três participações. Duas, em Tóquio, 1964 e 2020/21.


9 - Medalha de ouro...? 

Se hoje em dia os campeões recebem uma bela medalha dourada nas primeiras edições o primeiro colocado recebia uma medalha de prata e uma coroa de ramo de oliveira. O segundo colocado, ganhava uma medalha de bronze e o terceiro saia de mãos abanando... rsrs!


10 - ... só em 1904

Não foi em Atenas, tão pouco em Paris, mas em St. Louis, nos Estados Unidos, em 1904, que as primeiras medalhas de ouro sólido foram entregues.


11 - Um campeão improvável!!!

Em 1904, aliás, o americano George Eyser conquistou 6 medalhas em um só dia. O fato se torna ainda mais impressionante se mencionarmos que Eyser fez tudo isso com uma prótese de madeira no lugar da perna esquerda!!!!


12 - A luta contra o racismo

A ausência de atletas negros em uma Olímpiada é algo praticamente impensável nos dias de hoje, mas nem sempre foi assim. Só em 1904, na 3ª edição de uma Olímpiada é que foi registrada a presença de negros na competição. E a estreia foi em grande estilo. George Poage, dos Estados Unidos, tornou-se o primeiro negro a conquistar uma Medalha Olímpica, o bronze, nos 200 e 400 m com barreiras.


13 - O ouro do orgulho negro

E por falar na luta contra o racismo, como não mencionar as conquistas de Jesse Owens, americano e negro, que conquistou quatro medalhas de ouro em 1936, na Alemanha nazista, com Adolf Hitler assistindo nas tribunas.


14 - O direito das mulheres

A participação das mulheres nas Olímpiadas nem sempre foi permitida. Embora tenham participado, de forma extraoficial, em eventos anteriores e em esportes levianos, sem contato físico, as mulheres só foram reconhecidas oficialmente com atletas em 1936, mas não em todas modalidades. A liberação só ocorreu em 2012, em Londres, quando todos os países enviaram atletas mulheres.


15 - Qual é o país que mais ganhou medalhas? 

Os Estados Unidos é o país com mais medalhas conquistadas. São 2.825, sendo 1.127 de ouro, 904 de prata e 794 de Bronze.


16 - Quem foi o atleta que mais ganhou medalhas? 

Já o atleta mais premiado da história é o nadador americano Michael Phelps, que conquistou 28 medalhas, (23 ouro), em 4 Olimpíadas. O recorde de ouros obtidos em uma só edição também é dele.


17 - E o Brasil nos jogos?

A primeira participação do Brasil numa Olimpíada foi em 1920, em Antuérpia, na Bélgica. De lá pra cá, o Brasil participou de quase todas (exceção de 1928) e já conquistou um total de 128 medalhas, sendo 30 de ouro, 36 de prata e 62 de bronze. A melhor participação brasileira na competição aconteceu no Rio de Janeiro, em 2016, quando conquistou 19 medalhas.


18 - A primeira vez... 

A primeira medalha de ouro brasileira em uma Olímpiada foi logo na estreia, na Bélgica, em 1920, com Guilherme Paraense, no Tiro. Já a primeira medalha dourada conquistada pelas mulheres, veio em Atlanta, 1996, com a dupla Jackie Silva e Sandra Pires, no Vôlei de Praia. Maurren Maggi, no Atletismo e Ketleyn Quadros, do Judô, foram as primeiras mulheres a conquistarem o ouro e o bronze, individualmente, em Pequim, em 2008.


19 - Bi, tri... 

Adhemar Ferreira da Silva foi o primeiro bicampeão Olímpico Brasileiro, ganhando as provas de salto triplo, em Helsinque, 1952 e Melbourne, 1956. Desde então, outros fenômenos brasileiros começaram a brilhar por ai, caso de Robert Scheidt, Torben Grael, Marcelo Ferreira, na Vela, Giovane, Maurício, Serginho, Fabi, Fabiana, Sheila, Paula, Thaisa e Jaqueline, no vôlei, com duas conquistas cada.  E, claro, José Roberto Guimarães, que ganhou o ouro em três oportunidades. Uma como atleta e outras duas como técnico das seleções femininas.


20 - A Chama Olímpica 

Desde os primeiros Jogos da Antiguidade, a Chama Olímpica era acesa e carregada pelos atletas até o altar de Zeus. A tradição evoca a lenda de Prometeu, que teria roubado o fogo do Deus para entregar aos mortais. Mas com a interrupção dos jogos, o costume foi perdido e só resgatado em 1928, em Amsterdã. E só em 1936, em Berlim, é que a chama começou a ser acesa na Grécia e transportada para a nova sede. A chama só pode ser ascesa em Olímpia, nas ruínas do Templo de Hera, numa cerimônia que pretende recriar o método usado na época, raios de sol e um espelho convexo.


21 - O significado das argolas

A bandeira Olímpica simboliza a paz mundial. Seus 5 aros entrelaçados representam a união entre os 5 continentes. Com as cinco cores é possível compor todas as bandeiras do mundo e cada cor representa um continente, sendo: azul Europa, amarela Ásia, preta África, verde Oceania e vermelha América.

E aí, ansioso para os jogos de Tóquio, agora em 2021?





Quickly Travel
(11) 2938-4200 - e-mail: tokyo@quicklytravel.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados