Especialista
diz que aprendizagem não se pode limitar apenas a internet e computador e
ensina brincadeiras para estimular o cérebro das crianças.
Saiu
recentemente um estudo da Organização das Nações Unidas para a Educação,
Ciência e Cultura (Unesco), em colaboração com a União Internacional de
Telecomunicações (UIT), que 826 milhões de estudantes não têm computador e 706
milhões não têm acesso à internet em casa.
Para
a Neuropsicopedagoga Lidiane Leite, os pais não devem limitar a aprendizagem e
os estudos apenas pela internet e computador. "Recomendo aos pais que não
podemos e não devemos limitar os momentos de estudos apenas no computador e na
internet. É preciso usar as nossas funções executivas para elaborar atividades
multisensoriais com intencionalidade para desenvolver habilidades visuais e
auditivas, estimular as funções cognitivas e amadurecer as bases
psicomotoras."
Segundo
Lidiane, os pais precisam aproveitar esse momento da quarentena para se
aproximar mais dos filhos. " Sugiro aos pais que na rotina que estão
elaborando,separarem momentos familiares, para enaltecerem os vínculos afetivos
e familiares. Aproveitarem que o ritmo diminuiu e estão em casa para ficarem
alguns minutos brincando com as crianças."
De
acordo com a Neuropsicopedagoga Lidiane Leite, para desenvolver melhor o
cérebro, os pais devem mudar o jogo ou mudar a forma de
jogar."Sempre nos cursos e nas palestras, alerto aos pais e
professores que podem brincar com o mesmo jogo todo dia, não precisa
mudar a brincadeira ou brinquedo. O que precisa fazer é incluir novas regras,
mudar o cenário, ou seja brincar diferente. O nosso cérebro gosta de ser
desafiado. Precisamos tirar as crianças da zona de conforto."
"Para
estimular mais ainda o nosso cérebro, é interessante criar uma rotina
multisensorial. Trabalhar todos canais sensoriais, ampliando a percepção das
crianças. Devemos trabalhar o tato, paladar e o olfato" finaliza
Lidiane Leite.
Pensando
em desenvolver as crianças fora da tecnologia, a Neuropsicopedagoga Lidiane
Leite separou algumas brincadeiras para fazer na quarentena.
01-
Desembrulhar objetos com papel alumínio
A
criança deve desembrulhar o brinquedo. No momento em que ela desembrulha o
papel alumínio, ela está trabalhando a coordenação motora fina.
02
- Ache o par das meias iguais
Coloque
6 meias diferentes ( tamanho e cor ) misturadas. A criança vai ter que
localizar as iguais e separar os pares. Essa brincadeira está trabalhando as
habilidades visuais.
03-
Circuito Maluco
A
criança vai ter que fazer um circuito pelo ambiente. Nesse circuito, ela pode
engatinhar, rastejar, saltar e rolar. Também pode passar por baixo da mesa,
contornar cadeira e muito mais. O objetivo é trabalhar as bases psicomotoras da
criança.
04-
Amassando papel
Pegar
todas as folhas já utilizadas, revistas e jornais velhos que têm em casa e
pedir para que a criança amasse até fazer uma bola. Ela precisa encher a lata
de lixo com muitas bolinhas. Amassar e rasgar papel fortalece os dedos e ajuda
na coordenação motora fina.
05-
Cadê o objeto ?
Coloque
5 objetos em cima da mesa e peça para que ela olhe e grave os objetos. A
criança fecha os olhos e você retira um objeto. A criança vai ter que descobrir
qual objeto foi retirado.
06
- Que parte é essa ?
De
olho fechado, a criança vai ficar sentada e você deverá tocar uma parte do
corpo dela. Nesse momento ela vai ter que descobrir qual parte do corpo humano
você tocou. A criança precisa ter noção do próprio corpo.
07-
Que objeto é esse ?
Dentro
de uma bolsa ou mochila coloque objetos e peça para que a criança descubra qual
é o objeto, apenas tocando dentro da bolsa sem olhar e sem tirar de dentro da
bolsa.
08
- Atividade Culinária
Leve
a criança para cozinha e durante a realização de uma receita, faça ela
sentir novos aromas e novos sabores. Cozinhe com ela, aproveite esse momento
para trocar carinho e afeto.
09-
Sequência de sons
Você
vai fazer 3 sons e a criança com olhos fechados vai ter que memorizar. Depois
ela vai abrir os olhos e terá que repetir a sequência. Exemplos de sons:
Assoviar, bater palmas, bater panelas, balançar um molho de chave, abrir a
porta do armário. Fazendo essa atividade você vai estimular as
habilidades auditivas.
10
- Qual o nome do objeto ?
Separe
05 objetos e peça para ela dizer o nome e para que serve. Criança precisa saber
nomear os objetos. Essa brincadeira vai ajudar ampliar o vocabulário.
Lidiane Leite - Jornalista, pedagoga e neuropsicopedagoga.
Atualmente está cursando pós-graduação em psicomotricidade. Possui vários
cursos de aperfeiçoamento na área da Educação e da Psicologia. Atualmente, faz
avaliações e intervenções no seu consultório. Ministra palestras e cursos sobre
educação e comportamento infantil. Escreve artigos e dou orientação para pais e
profissionais pelo Skype.
Site:lidianeleite.com.br - Youtube:
Neurociencias com Lidiane Leite Instagram: @lidiane_neuropsicopedagoa
Nenhum comentário:
Postar um comentário