Pesquisar no Blog

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Alimentação saudável pode prevenir o câncer



  A ingestão de alimentos nutritivos também auxilia no tratamento


A alimentação é uma das formas de prevenir o câncer. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), um em cada três casos poderia ser evitado com a adoção de dieta saudável, controle de peso e prática de atividade física. Além disso, a má alimentação é o segundo maior agente causador da doença no país. 

De acordo com a oncologista do Hospital do Câncer Anchieta, Dra. Regina Vidal, “uma dieta rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais e leguminosas é eficiente no combate ao câncer”. Por outro lado, alimentos ultra processados, prontos para consumo e bebidas açucaradas, devem ser evitados. 

No caso dos ultra processados, por exemplo, a presença de conservantes, o excesso de sal e as substâncias usadas na defumação no caso das carnes, podem provocar o surgimento de tumores no estômago e intestino. 


Obesidade e etilismo

A obesidade e o sobrepeso estão associados ao surgimento de câncer em diversos órgãos como esôfago, estômago, pâncreas, vesícula biliar, fígado, intestinos, rins, ovário, corpo do útero, meningioma, tireoide e endométrio. “O excesso de gordura no corpo provoca inflamações e o aumento da produção de hormônios que podem ser danosos às células. Esse processo pode acelerar ou provocar o surgimento da doença”, explica a Dra. Reginal Vidal. 

Nesse sentido, uma alimentação equilibrada e saudável, juntamente com a prática de atividades físicas, ajuda a controlar o peso corporal. Além disso, bebidas alcoólicas devem ser evitadas. “É comprovado que o consumo de álcool pode causar câncer de boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, intestinos e mama. Para a prevenção da doença não há níveis seguros de ingestão”, conta a Dra. Regina Vidal. 


A alimentação durante o tratamento 

Uma alimentação balanceada faz com que o organismo responda de maneira mais eficiente ao tratamento. 

A oncologista ressalta a necessidade de um acompanhamento profissional após o diagnóstico. “É importante sempre procurar um nutricionista e seguir uma dieta equilibrada e saudável, com consumo de legumes, verduras e frutas”. Outras dicas são: alimentar-se a cada 3 horas, não pular refeições, realizar uma boa higienização de legumes e frutas, evitando a ingestão de agrotóxicos, evitar bebidas industrializadas, álcool e refrigerantes. Além de aumentar a ingestão de líquidos e dar preferência a sucos naturais. 





 Hospital Anchieta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados