Com a declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) de
pandemia do novo coronavírus, muitas empresas tiveram que ‘pensar fora da
caixa’ e liberar seus colaboradores para o home office. Mas nem todas tinham
estrutura para isso, o que causou desorganização entre os colaboradores e
clientes, falta de informações e até piora na produtividade. Além disso, outro
tema que vem atrapalhando o dia a dia dos colaboradores é o futuro do
contratode trabalho, se seu salário será cortado ou quais medidas serão
realizadas daqui para frente.
A saúde mental nesse momento pode ser afetada pelas
incertezas do futuro e também pela preocupação com as contas à pagar. Esse
impacto se manifesta de diversas maneiras na vida do funcionário, seja amorosa,
social, através do sono ou até na alimentação. Os colaboradores com problemas financeiros
ou que estão endividados produzem, em média, 15% menos do que seus colegas, de
acordo com o estudo “The Employer's Guide to Financial Wellbeing
2018-19”.
E com todas essas dúvidas nesse período é comum surgirem
perguntas do tipo: “Até quando vai durar o Home Office?”, “Vou receber VR e VT
do mesmo jeito?”, “Vai ter reunião de equipe?”, entre outras. Assim, a
comunicação interna bem feita tornou-se ainda mais essencial - tanto para os
líderes se comunicarem com os membros de sua equipe, quanto para o setor de
recursos humanos comunicar os colaboradores sobre os seus direitos e andamentos
dos próximos dias. Dessa forma, todos se sentem mais valorizados e,
consequentemente, produzem mais, já que pesquisas comprovam que colaboradores
felizes entregam mais resultados, ainda mais quando estão em home office e não
tem um líder controlando.
Uso da tecnologia para melhoria da comunicação interna
Da mesma forma que precisamos utilizar a tecnologia para
realizar os trabalhos normalmente, de forma remota, as empresas podem contar
com ajuda de aplicativos de comunicação interna para garantir o alcance,
agilidade e eficácia da comunicação com seus colaboradores, de extrema
importância durante a crise. Com a ajuda dessa plataforma é possível
implementar uma comunicação horizontal e participativa, mantendo a equipe
produtiva e saudável nesta época.
Quando a empresa aposta em um canal voltado especificamente
para a comunicação interna, consegue mensurar sua efetividade do alcance e
absorção das mensagens - ainda mais nessa época de quarentena em que não
acontecem os ‘burburinhos’ no corredor, dando ainda mais oportunidade para
notícias falsas se espalharem de maneira mais rápida. Depois de adotar uma
plataforma única de comunicação, outras ferramentas de que auxiliam a equipe na
parte da produção, em casa, podem ser adotadas como um complemento.
Além disso, esse momento também pode abrir brecha para novas
discussões, como a possibilidade de implementar em um futuro próximo uma rotina
de home office ou trazer mais flexibilidade para a empresa e os colaboradores.
Muitas vezes as empresas não sabem como motivar e manter seus talentos, por isso atitudes como uma comunicação clara e alinhada, o
reconhecimento e a valorização do colaborador, trazem o senso de pertencimento
e, muitas vezes, já são o suficiente para ajudar no seu engajamento e
satisfação. Por isso, estimule isso nas suas redes sociais empresariais.
André
Franco - CEO do Dialog.ci, startup responsável por desenvolver
uma ferramenta online para melhorar a comunicação e engajamento dentro das
empresas
Nenhum comentário:
Postar um comentário