Pesquisar no Blog

quarta-feira, 29 de abril de 2020

ANOSMIA – novo sintoma em pacientes com Coronavírus



A perda do olfato (anosmia) e do paladar (ageusia), podem ser sinais de alerta para o Covid-19.Além dos sintomas já conhecidos como: febre baixa, coriza, dor de garganta e falta de ar, os infectados pelo novo Coronavírus, relatam estes sintomas nos atendimentos nos hospitais.

Com a Covid-19, múltiplas pesquisas têm sido feitas ao mesmo tempo, mostrando que esse sintoma pode ser um sinal precoce da infecção pelo novo Coronavírus. 

·         Na China - 5,1% de anosmia nos pacientes com COVID-19

·         Na Coreia do Sul, 30% 

·         Na Alemanha, 2/3 dos pacientes com COVID-19 

Apesar dos dados serem iniciais, a presença repentina de anosmia (com ou sem obstrução nasal e perda de paladar ao mesmo tempo) pode sugerir COVID-19.

A Associação Britânica de Otorrinolaringologia (ENTUK), relatou em um comunicado que o número de pacientes que desenvolveram o sintoma em diferentes países é significativo.

A medica otorrinolaringologista Dra. Tanit Ganz Sanchez, junto com a Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologista (ABORL-CCF), tem atentado médicos, pacientes e a população com os cuidados abaixo: 

·         Sugere-se que essas pessoas obedeçam o isolamento domiciliar por 14 dias e observem se a anosmia será temporária como nos casos de infecção por outros tipos de vírus.

·         A Organização Mundial da Saúde e o Center for Disease Control and Prevention americano orientaram EVITAR o uso de corticosteroides (por via oral ou injetável) em pacientes com gripes durante a pandemia do COVID-19. O
·         uso nasal não parece ter  malefício, mas por falta de estudos conclusivos, também recomenda-se cuidado atualmente. 

·         A lavagem nasal com soro costuma ser benéfica para remoção de secreções e prevenção de complicações bacterianas, como a sinusite Porém, houve divulgação de que a lavagem poderia facilitar a entrada do vírus SARS-CoV-2 no pulmão ou disseminar o vírus pelo ambiente, por isso recomenda-se manter apenas a de uso crônico (antigo) e evitar nos quadros suspeitos de COVID-19.









Dra. Tanit Ganz Sanchez - Médica Otorrinolaringologista formada pela Universidade de São Paulo;  Profa. Livre Docente e Associada da Otorrinolaringologia da Universidade de São Paulo, Orientadora de pós-graduação da Fonoaudiologia da Universidade de São Paulo;        Pesquisadora dos incômodos dos ouvidos há mais de 25 anos, reconhecida internacionalmente como referência para assuntos relacionados sobre a “Quadrilha do Ouvido; Fundadora e Diretora do Instituto Ganz Sanchez que há mais de 10 anos que é direcionado exclusivamente ao estudo e atendimento de pessoas com Zumbido, Misofonia e Hiperacusia; Criadora e coordenadora do: - GANZ: Grupo de Apoio Nacional a Pessoas com Zumbido; Idealizadora do  Novembro Laranja (Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido);  Idealizadora da TV Zumbido (www.tvzumbido.com.br); Blitz do Ouvido (no Programa Bem Estar Global), Membro da ABORL-CCF; Membro do Corpo Editorial das revistas científicas: Clinics, International    Archives of Otorhinolaryngology e Brazilian Journal of Otorhinolaryngology.



Assessoria de imprensa:
Banco de Noticias
Débora Nogueira – 11 99399 7726

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados