Pesquisar no Blog

terça-feira, 28 de abril de 2020

Os pets também precisam de cuidados com a pele?



Médica veterinária responde as dúvidas mais comuns em relação aos cuidados com a pele dos cães


A pele dos cães pode estar suscetível a ação de fungos e bactérias, principalmente quando ocorre um desequilíbrio na microbiota normal. Isso pode ocasionar inflamação, coceira, vermelhidão e até formação de lesões como crosta, feridas abertas, queda de pelos e infecções.

Além disso, banhos excessivos, a ação de pulgas, carrapatos e mosquitos, e até mesmo a falta de proteção solar podem expor os pets a uma série de complicações.

Por isso, a pele dos cães precisa de atenção redobrada dos tutores. Para auxiliar nessa tarefa, a médica-veterinária e Gerente de Produtos da Ceva Saúde Animal, Priscila Brabec respondeu as cinco dúvidas mais comuns em relação aos cuidados com a pele dos pets. Confira.


1 – Quando devo dar banho no meu cão?

A frequência de banhos pode variar, conforme a pelagem, a raça e sujidade do pet. De maneira geral pode ser indicado banhos semanais ou quinzenais dependendo da necessidade. É importante utilizar apenas produtos veterinários para higienização e após o banho é preciso atenção especial a secagem para evitar uma infecção na pele devido a umidade e proliferação anormal de fungos e bactérias.


2 – Como fazer a escovação dos pelos?

A indicação é a escovação diária. Dessa forma é possível retirar o excesso de pelos, e também possíveis nós que podem incomodar o animal no caso da pelagem longa. O ato de escovar também é um momento de carinho e proximidade do tutor com o cão.


3 – A tosa higiênica irrita a pele dos cães?

De forma geral não, mas no caso de animais com a pele sensível ou com algum problema dermatológico é preciso mais atenção e cuidado para não causar irritação e vermelhidão. Neste caso é indicado verificar a recomendação do veterinário que cuida do animal.


4 – Os cães precisam de protetor solar?

Sim, principalmente para os animais de pele clara. O uso do protetor solar é imprescindível para evitar algumas doenças, entre elas o câncer de pele. O item deve ser aplicado sempre que o animal for se expor ao sol, especialmente no focinho, orelhas, barriga e patas.  Vale ressaltar que o produto deve ser específico para cães.


5 – As pulgas, carrapatos e mosquitos também irritam a pele dos cães?

Sim, e muito! Os carrapatos, pulgas e mosquitos se alimentam de sangue, causando desconforto ao animal, que se coça excessivamente devido a picada e ao tentar retirá-los de seu corpo, além de serem responsáveis pela transmissão de graves doenças, sendo que algumas delas podem ser transmitidas também para as pessoas. Por isso, é imprescindível que os tutores apliquem produtos específicos com ação contra pulgas, carrapatos e mosquitos, mesmo nos animais que não vão com frequência à rua.





Ceva Saúde Animal



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados