Ações podem ser
tomadas a curto prazo para gerar fluxo de caixa, manter a saúde financeira
do negócio e evitar a inadimplência
Para
ajudar as empresas a atravessarem este período econômico desafiador, os
especialistas da Serasa Experian prepararam dicas e orientações para que os
empreendedores possam cuidar da saúde financeira dos negócios. São ações que
podem ser executadas a curto prazo e fornecer recursos importantes para
minimizar os impactos no fluxo de caixa e manter os próprios compromissos e
aqueles feitos com funcionários e fornecedores.
O primeiro
passo é entender qual o atual momento da empresa, se existem reservas
financeiras e quanto tempo consegue manter o negócio. Depois disso, é preciso
traçar um planejamento para avaliar qual frente atacar primeiro, levando em
consideração as finanças do negócio, estoque disponível, matérias-primas necessárias
para a produção e situação dos funcionários. No caso das micro, pequenas e
médias, ter esta visão mais completa vai ajudar na hora de definir a melhor
forma de manter os rendimentos necessários para deixar as contas em dia.
Confira as orientações abaixo para gerenciar o atual momento:
1) Fluxo de caixa como
aliado
Problemas
de fluxo de caixa impactam mais rapidamente as micro, pequenas e médias
empresas, que costumam usar a receita gerada mês a mês para o pagamento de
salários e fornecedores, já que muitas delas não possuem fôlego suficiente na
receita mensal, ou seja, têm menor capacidade de capital de giro.
Evitar a
inadimplência ajuda neste processo: para quem oferece crédito e vendas a prazo,
a recomendação é avaliar melhor o nível de risco para diminuir as chances de
não ter o pagamento. O caminho é adequar a política de crédito à nova realidade
(ainda que temporariamente), reavaliando limites, prazos e condições. Os
pagamentos em dinheiro, por exemplo, podem ser aliados e o empreendedor pode incentivar
este tipo de operação com descontos – ainda que sejam baixos.
2) Pense fora da caixa e
crie oportunidades
Ainda que
no atual cenário, é importante tentar manter o negócio funcionando, mesmo
atuando remotamente, com funcionários produzindo na medida do possível e
fornecedores entregando até que a situação volte ao controle e a empresa
retorne à sua normalidade.
Neste
momento de instabilidade, é preciso pensar fora da caixa e criar oportunidades.
A queda na receita pode ser amenizada com a adequação à demanda, com promoções
e redução dos estoques, principalmente no caso de produtos perecíveis. Na hora
de comprar algum item importante para a produção, é importante considerar o
cenário para evitar gastar mais do que o necessário.
Usar a
tecnologia ao seu favor também pode fazer bem às vendas: utilize as redes
sociais para divulgar o negócio na região, podendo fazer entregas próximas e
sem custo para os clientes. Há ainda os aplicativos de delivery, que podem
trazer retornos positivos por ampliar a rede de clientes. Você também pode
buscar informações na internet sobre plataformas de marketplace, que
reúnem pequenos e médios lojistas de setores variados e avaliar como opção para
manter as vendas.
Todas
essas ferramentas podem auxiliar a ampliação ou manutenção da carteira de
clientes, com atenção especial para a prospecção de mercados ainda não
explorados. No caso de um agricultor, que fornecia alimentos para restaurantes
e lanchonetes, por exemplo, é possível expandir o negócio para atender pessoas
físicas com cestas de produtos sazonais a preços fechados.
Também
fique de olho e pesquise se as medidas anunciadas pelas autoridades,
instituições financeiras, entre outras, podem ajudar a sua empresa neste
momento. Procure se informar sobre linhas de crédito especiais, extensão dos
prazos para pagamentos e até isenção de impostos – estes recursos darão um
fôlego extra ao capital de giro até que a situação se normalize.
3) Novas estratégias para
continuar a vender
Crie
estratégias para agregar ainda mais valor para os clientes, como adicionar
benefícios que não impactem financeiramente o negócio, como um cartão
fidelidade que dá desconto após um número determinado de compras ou um brinde.
É possível também agrupar produtos ou serviços, fornecendo pacotes mensais ou
combinando itens para incentivar o cliente a conhecer e adquirir mais produtos
e serviços do seu portfólio que também possam ser úteis para eles.
Novas
categorias de venda também são alternativas, dando opções intermediárias que
deixem o pacote completo ou mais vantajoso. Por exemplo, se a empresa
normalmente vende 10 unidades por R$ 100, mas precisa passar a vender por R$
120, crie algumas opções intermediárias. Um pacote de 5 unidades por R$ 70 e
outro de três unidades por R$ 45, por exemplo.
4) Renegociar dívidas
As
consecutivas quedas nas taxas de juros abriram um espaço importante para a
renegociação de contas ou até mesmo a troca de um empréstimo antigo mais caro
por um novo mais barato. Se sua empresa estiver neste momento, na hora de
negociar com os credores, além de avaliar as taxas mais atraentes, é preciso
levar em conta os prazos e a carência, pedir todos os esclarecimentos
necessários e oficializar o acordo entre todas as partes. Agir com confiança e
segurança nessas horas é fundamental, então vá preparado e faça o melhor
negócio para a empresa.
5) Ficar atento a fraudes
Com o
aumento dos acessos nos ambientes eletrônicos, as empresas ficam mais
vulneráveis à ação de hackers mal-intencionados que aplicam golpes contra
indivíduos e pessoas jurídicas. Reforçar a atenção e acompanhar de perto a
reputação dos clientes e parceiros são essenciais nestes momentos, uma vez
que problemas relacionados à fraude podem prejudicar a empresa na hora de
buscar os incentivos, por exemplo.
Lives da Serasa Experian com dicas para sua empresa
– Participe!
As lives
acontecem todas as quintas-feiras de abril, às 18h, no Instagram da Serasa
Experian: www.instagram.com/serasa_experian/?hl=pt-br
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