Pesquisar no Blog

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Expectativa de vida aumenta: ginástica cerebral garante longevidade saudável


 Pesquisa do IBGE divulgada essa semana mostra aumento da expectativa de vida no país; atividades cognitivas tiram a mente da zona de conforto, desenvolvem habilidades e ajudam a garantir qualidade de vida


A expectativa de vida aumentou significativamente nos últimos anos em todo o mundo. Em última pesquisa divulgada essa semana pelo IBGE, houve um aumento da expectativa de vida do brasileiro. Segundo dados da pesquisa, o brasileiro vive - em média - 76,3 anos. A estimativa é que, até 2030,  terá mais idosos do que crianças pela primeira vez na história do país.

Alguns fatores são essenciais para o aumento desse quadro; desde a queda da taxa de mortalidade, desenvolvimento da medicina e, principalmente, uma maior procura por atividades, serviços e hábitos que garantam qualidade de vida e bem-estar.

A primeira alternativa que os especialistas em saúde indicam é a vida saudável, com atividades físicas regulares e uma alimentação balanceada. Esse estilo de vida também inclui atividades que ajudem a manter a mente ativa.

A prática da ginástica para o cérebro é uma alternativa que tem transformado a vida de milhares de brasileiros, uma vez que ajudam a manter habilidades cognitivas como memória, raciocínio, concentração e ainda postergam o aparecimento dos primeiros sintomas de doenças degenerativas.

De acordo com a neurociência, os exercícios para o cérebro aumentam a reserva cognitiva, deixando o cérebro mais ágil para encontrar os caminhos necessários para as atividades diárias. O princípio da ginástica cerebral é trazer ao cérebro novidade, variedade e desafios constantes, trazendo novas alternativas durante o dia a dia e fortalecendo as conexões neuronais. 

 “Graças à neuroplasticidade - capacidade do cérebro em se modificar e criar novas conexões neurais -, a ginástica cerebral mantém as funções do cérebro e fortalece as conexões entre os neurônios, sem os efeitos colaterais dos remédios”, explica Solange Jacob, Diretora Acadêmica Nacional do Método SUPERA, rede de escolas de ginástica para o cérebro. Importante ressaltar que a ginástica para o cérebro é para todas as idades e traz benefícios tanto para a performance escolar, profissional e social.

Maria Santana de Souza tem 71 anos e procurou o curso de ginástica cerebral do Método SUPERA em Londrina (PR) porque tinha histórico de Alzheimer na família. Com treino e persistência, ela conta que os resultados são surpreendentes.

“Comecei a perceber muitas melhoras na minha memória em pequenas situações cotidianas, como lembrar onde guardei as coisas, horários de consultas médicas… Além disso, desenvolvi também minha concentração e autoestima porque em sala de aula eu conheço pessoas novas e faço amigos”, relata Maria.


Mas como funciona uma academia para o cérebro?

No SUPERA, o carro chefe das aulas é o ábaco, ferramenta milenar que serve para fazer cálculos de forma prazerosa e bem diferente. Com a prática, é possível sentir melhoras significativas no desempenho cognitivo, na coordenação motora e raciocínio.

"Considero o SUPERA muito importante em minha vida. Através dele consegui ser mais observadora, mais atenta e sem sombra de dúvida, meus neurônios estão a todo momento saindo da zona de conforto. Sou formada em Odontologia, atualmente estou aposentada e o SUPERA tem tido um papel muito importante nesta segunda etapa da minha vida”, diz Mariangela Neme, de 73 anos, aluna do SUPERA Ribeirão Preto (SP).

Além disso, na academia para o cérebro, os alunos usam jogos de tabuleiro, individuais ou em grupo, desenvolvendo habilidades cognitivas e socioemocionais, como visão estratégica, autocontrole e autoconfiança, além de ajudar na sociabilidade.

As apostilas com exercícios exclusivos e as dinâmicas em grupo também fazem parte da academia, contribuindo para a aplicação de uma metodologia efetiva, que transforma a vida das pessoas de todas as idades, principalmente o público 60+.  

Milhares de idosos brasileiros têm encontrado nas aulas de ginástica cerebral do Método SUPERA uma forma leve e divertida de manter a mente ativa e, mais do que isso, de resgatar autoestima e independência; tudo para garantir uma vida longa e saudável.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados