Pesquisar no Blog

terça-feira, 28 de abril de 2020

LONGEVIDADE DOS ANIMAIS: É POSSÍVEL PROLONGAR


Dicas para aumentar a expectativa de vida dos animais.


Todos os tutores apaixonados por seus animais sofrem com a antecipação de um fato que, infelizmente, não há como ser evitado: a morte do pet.

Por terem uma expectativa de vida menor do que a dos seres humanos, os pets acabam nos deixando muito cedo. Mas, há maneiras de aumentar a longevidade dos animais.

Com o avanço da medicina veterinária, da indústria de nutrição animal e com o surgimento de novas tecnologias que beneficiam essa área, é possível observar que, hoje em dia, a grande parte dos animais vive muito mais do que há algumas décadas, explica a Dra. Livia Romeiro do Vet Quality Centro Veterinário 24h.

Isso, no entanto, só é possível com o estabelecimento de uma série de cuidados fundamentais.


Qual é a média da expectativa de vida dos animais domésticos?

A expectativa de vida dos animais de estimação depende de vários fatores.

Gatos, por exemplo, costumam viver pelo menos 15 anos, mas podem chegar facilmente aos 20. No entanto, aspectos genéticos, ambientais e da raça do bichano influenciarão muito nisso.

Isso ainda vale para os cães, que também têm o porte como um fator determinante.

Os de porte pequeno vivem muito mais, atingindo facilmente os 15 anos de idade. Já os maiores podem ter uma expectativa de vida menor, muitas vezes beirando os 10 anos.

Entre os pássaros, algumas espécies, como os papagaios, podem viver até 60 anos, contra os 15 de um periquito. Hamsters, por sua vez, vivem apenas cerca de 3 anos. Já os porquinhos da índia podem ultrapassar os oito anos.

Confira algumas maneiras de prolongar a longevidade dos animais:


Capriche na alimentação

O primeiro passo para garantir a longevidade de um animal é proporcionar uma nutrição adequada para ele em todas as fases de sua vida.

Por isso, ofereça alimentos de qualidade que sejam corretos para a sua faixa etária. Isso fará com que ele tenha todos os nutrientes necessários para viver bem.


Cuide da higiene

Banhos frequentes (com a periodicidade determinada pelo veterinário, já que essa necessidade dependerá muito do animal), ambiente higienizado, unhas cortadas e muitos outros pontos são fundamentais para que o seu pet, independentemente de sua espécie, esteja mais confortável e menos suscetível a problemas com fungos e bactérias.



Mantenha vacinas e vermífugos em dia

Outra medida muito importante é garantir que a vacinação e a vermifugação estejam sempre em dia.

Converse com o médico veterinário sobre as necessidades de seu animal e não deixe de seguir todas as recomendações!




Faça consultas periódicas com um veterinário

Consultas regulares (a frequência também será determinada pelo próprio veterinário), acompanhadas de check-ups veterinário, são a melhor estratégia para assegurar que a saúde de seu pet seja monitorada de perto.


Assim, é possível identificar eventuais problemas logo em seu início e tratá-los com muito mais eficácia.


Adapte o ambiente de acordo com as necessidades do animal

Lembre-se sempre de respeitar as características da espécie do pet e enriquecer o local de acordo com as suas reais necessidades.

Isso é fundamental para garantir que ele se exercite e se sinta devidamente confortável e livre de estresse em seu dia a dia.


Dê muito amor e carinho

Por fim, não deixe de oferecer todo o amor e carinho ao seu animal de estimação. Ele retribuirá com o coração e se sentirá muito menos estressado e mais feliz. Esse é um fator fundamental para colaborar com a longevidade!


Como podemos ver, é possível aumentar a longevidade dos animais com algumas dicas simples.

Um dos principais problemas que acometem os animais envolve o coração. Conheça, então, a importância de um veterinário cardiologista na promoção da longevidade dos animais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados