Hoje quero falar para você que está no papel da pequena ou média empresa tentando negociar e para você que é prestador de serviço e está tentando quitar todas as suas responsabilidades. Afinal, é uma reação em cadeia e parece que passar ileso não faz parte do jogo.
Faz 10 anos que abri minha empresa e raras foram as vezes que precisamos renegociar com clientes. Isso, muitas vezes, pode ter sido por tomarmos os devidos cuidados e checarmos o histórico financeiro de quem atendemos ao longo deste período. No entanto, quem imaginaria ter em contrato que, “em caso de pandemia, favor quitar suas pendências”? Rs..
Como agência de comunicação me vejo colocando em prática aquilo que sempre “vendi” como solução: a gestão de crise. Primeiro, vem a gestão de crise interna – meu papel de gerenciar colaboradores, fornecedores, pagamentos, aluguel, freelancers e demais custos operacionais. É possível enxugar? Necessário? Vai passar logo? Cancelamos tudo? Paralisamos projetos? Dispensamos funcionários? No calor da crise, ter calma parece conselho besta, mas é válido ressaltar que sim, tenha calma. Decidir na emoção pode trazer arrependimentos lá na frente.
Depois da lição diária de casa, vem a gestão de crise que venho fazer o alerta aqui. Aquela que sua empresa talvez precise ter ao se posicionar agora. Como estou organizando a empresa novamente e como estou gerenciando alguns pontos talvez possa ser útil para alguns profissionais ou outras marcas. Como agência de comunicação posso dar algumas dicas de como poder agir neste momento diante de várias decisões que você pode ter de tomar. Por isso, seguem algumas. Se for útil a uma pessoa já valerá a pena.
Tenha calma:
O que mais tem neste momento é notícia ruim em todos os canais, das apartidárias as partidárias. FILTRE. Estar informado é ótimo, mas consumir apenas COVID-19 em todos os momentos pode não ajudar e, mais do que isso, pode não fazer bem para seu emocional, te deixar acelerado e ansioso.
Como agência de comunicação e para ajudar na atualização de clientes, produzimos um boletim diário de notícias sobre a COVID-19, sempre com fontes confiáveis e de credibilidade. E, claro, nos preocupamos em mostrar as notícias positivas também. Hoje, disponibilizamos para quem quiser receber, sendo cliente ou não (chama inbox e entra na lista).
Inteligência emocional:
Talvez nunca tenha feito tanto sentido como agora. Ter esta habilidade pode fazer uma baita diferença neste momento. Por muitas vezes a instabilidade emocional pode vir forte, seja por fatores externos e por algo que não temos controle – a decisão do que os outros vão tomar, ou pelo futuro que, até então, está incerto. Normal, afinal, quem aqui passou por uma pandemia?
Inteligência emocional não ajudará só você, mas quem trabalha com você também. Talvez você seja bombardeado com questionamentos de funcionários e parceiros, que vão querer saber como tudo ficará. Ser transparente, mostrar a realidade do seu negócio e tranquilizá-los é papel que todo gestor precisa ter neste momento. É fácil? Certamente que não.
A crise vai passar:
Pense que sim, ela vai passar e devemos escolher como nós queremos estar pós-covid19. Por não termos uma data, a insegurança que ela gera é grande e a responsabilidade nos cobra. No entanto, saber que ela vai passar vai ajudar na hora de negociar com fornecedores e entender que é uma fase. Seja transparente e dê explicações claras sem omitir informações com todos que você tem pagamentos recorrentes. Pessoas e empresas precisam se programar financeiramente também. Isso é respeito e parceria.
Avalie o seu negócio:
O que está faltando para te manter operando durante a COVID-19? Se digitalizar? Melhorar os processos de vendas para e-commerce? Investir mais em marketing digital? Estruturar home-office e rever sua posição/resistência sobre o assunto? Talvez esteja aí uma maneira “dura” de rever custos operacionais para a saúde da sua empresa.
Tirar da teoria e colocar na prática é difícil, eu sei, mas tentar aproveitar esta reflexão forçada pode ajudar a voltar para o pós-covid19 de outra maneira e com novos conceitos definidos.
Fluxo de caixa:
Cada empresa tem sua realidade e não estou aqui para julgar, mas para mim, jamais operar no limite foi uma das lições que mais me marcaram até agora. Aceitar ou não? Sim, aceitamos, porque a crise vai passar e cada negócio tem o seu formato, faturamento e modo de operação. E cremos que retomaremos com todos como antes. Aqui, a relação de confiança foi algo primordial para levarmos a parceria em diante.
Diversifique investimentos:
Nem poupança e nem ações da bolsa. Se no primeiro não valoriza, no outro o risco é grande, mas mais rentável, certo? Porém, só neste trimestre, a bolsa teve a pior perda da sua história, com 36,6%. Como prever uma queda assim? Por mais que se estude o assunto, muita gente foi pega de surpresa. Quem investiu vai levar algum tempo para recuperar. Está aí outra lição que pode ser avaliada: o que faz mais sentido, a partir de agora, para o fluxo financeiro da sua empresa?
Cuide da saúde financeira da sua empresa:
Tenha fluxo de caixa e reserva. Quanto tempo seu negócio resistiria com o que tem em caixa hoje? Você já fez esta conta? Parece que nunca vai acontecer com nós, mas veja bem, aconteceu com o mundo todo. A recessão está batendo a porta e é hora de ter os pés no chão para equilibrar as contas. O momento agora pode ser ideal para se planejar financeiramente.
Invista em marketing e posicionamento na crise:
Deixar de aparecer e se comunicar não é lá uma boa recomendação, no entanto, sabemos que o marketing muitas vezes é o primeiro departamento a sofrer cortes. Presença nas redes sociais nesta hora pode ser essencial para sua marca manter o relacionamento com clientes e, ainda, é o formato mais barato de investimento.
Além disso, diálogo com todos que fazem parte do universo da sua empresa também é fundamental, assim como comunicados e pronunciamentos dos porta-vozes oficiais da marca. Isso transmite clareza e responsabilidade nas ações que sua empresa está tomando.
Fique de olho nas oportunidades:
Como você pode gerar valor para outras empresas? Mesmo na crise as oportunidades podem aparecer. Um exemplo disso é gerar conteúdo sobre sua especialidade para outras marcas e profissionais. Tente ajudar e se mostre disposto a isso, gerando valor e sendo útil. Talvez você não ganhe dinheiro agora, mas pode ganhar notoriedade e isso lá na frente vai colaborar para quantificar o seu trabalho.
Como exemplo disso, a CDL de São Caetano do Sul/SP e nós como agência lançamos um movimento para estimular a conexão entre negócios locais e seus clientes. Cadastro gratuito para empresas, fácil acesso para clientes e conteúdos nas redes sociais para divulgar o projeto. Foi diante da crise que tentamos estimular o funcionamento dos negócios, principalmente os pequenos, informando quais empresas estão operando no delivery e no atendimento via WhatsApp e e-commerce. Vamos ganhar alguma coisa? Talvez não, mas estamos colaborando para a economia local não parar e, com isso, todos ganharão.
É hora de pensar e agir para o coletivo. Resiliência e boa sorte a todos, isso vai passar.
Talita Scotto - diretora da Agência Contatto, especializada em assessoria de imprensa, conteúdo e mídias sociais. É jornalista e está há 10 anos à frente da empresa, ajudando marcas a ganharem valor e notoriedade.
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