Pesquisar no Blog

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Dicas para economizar na conta de luz


Tirar ou não todos os aparelhos da tomada? Notebook consome muita energia? Confira todas as dicas para reduzir o valor da próxima fatura


Ficar em casa deixou de ser uma opção para se tornar uma questão de cuidado com a família e com o próximo, mas da mesma forma que passamos mais tempo reclusos, as contas de água e luz tendem a crescer. Ainda não se sabe ao certo por quanto tempo mais o distanciamento social vai fazer parte da rotina das pessoas. Nesse período de tantas incertezas, os custos fixos da casa podem afetar diretamente no orçamento familiar.

Bianca Amaral, diretora da TempoTem, startup brasileira de soluções de manutenção de casa e automóveis, explica que a partir de pequenas mudanças de hábitos já é possível ter uma redução nessas despesas. “Temos,  dentro de casa, diversos aparelhos que ficam constantemente ligados na tomada. Porém, muitos deles, como o roteador de internet e aparelhos de TV a cabo não podem ser desligados, mas a recomendação é que os outros sejam tirados da tomada quando não estão sendo utilizados”. Para facilitar, é possível utilizar um nobreak ou até mesmo um filtro de linha com botão para desligar.

Entre os aparelhos que mais consomem energia estão o home theater e aparelhos de som que utilizam muita potência. O vídeo game também entra na lista por ser um aparelho que constantemente precisa ser resfriado, mesmo quando está em stand by, devido a sua memória interna e o HD de armazenamento. “É comum as pessoas deixarem o video game pausado por dias, ainda mais nesse momento que estão passando mais tempo dentro de casa e definitivamente esse é um hábito que em longo prazo encarece a conta de luz. Além de poupar a vida útil do equipamento, reduz o consumo de energia elétrica”, complementa Bianca.

Para quem está cumprindo home office, deixar o notebook carregando durante o uso não é um problema. A maioria dos modelos atuais contam com um dispositivo que interrompem a carga quando a bateria está completa, mas pela questão da vida útil da bateria, é importante consultar o fabricante. “O consumo de energia de notebook é baixo, mas o costume de tirar todos os aparelhos da tomada é importante para a economia de energia e pela segurança dos equipamentos. Caso aconteça alguma falha de fornecimento de energia, os aparelhos fora da tomada estão protegidos”, conta a diretora.

A sobrecarga na instalação é outro motivo que pode elevar o consumo de eletricidade. Geralmente esse é um problema de imóveis antigos, com a fiação fora do padrão e normais atuais. Os projetos antigos não abrangem tantos circuitos, possuem poucas tomadas e não foram projetados para receber tantos equipamentos conectados simultaneamente, como máquina de lavar e secar roupa, forno elétrico, micro-ondas e outros aparelhos potentes.

O mesmo vale para o modelo do chuveiro, durante as épocas mais frias do ano, a incidência de queima do chuveiro costuma crescer, um dos motivos para isso acontecer é o uso excessivo do produto, tempo de banho ou a instalação elétrica que não é compatível com a potência do chuveiro. “As lojas indicam um chuveiro de 8000w para um banho quente, mas não questionam o cliente sobre a fiação elétrica. Isso pode resultar em um curto circuito ou em uma sobrecarga ou dependendo do cado até mesmo um incêndio”, explica Bianca. É possível identificar o aparelho que consome muita energia quando ele está ligado e há uma oscilação na luz da casa.

Bianca aconselha também a rever alguns hábitos como lavar as roupas ou utilizar a secadora fora do horário de pico de energia elétrica, entre 17h e 21h. Durante esse período a tarifa residencial é maior em decorrência da demanda por energia elétrica. “Com informação e uma pequena mudança de hábitos, já é possível obter uma redução de valor na próxima conta”, finaliza Bianca Amaral.





TempoTem
https://www.facebook.com/TempoTem.Oficial/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados