Pesquisar no Blog

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Pacientes com Covid-19 apresentam quadros de trombose


Anticoagulantes podem prevenir a amputação de membros de pacientes infectados com SARS-Cov-2


Evidências clínicas do Covid-19 têm revelado a formação de trombos em pacientes com ou sem histórico de doenças vasculares. Os anticoagulantes já vêm sendo usados no auxílio do tratamento da infecção com o vírus SARS-Cov-2, em pacientes na fase moderada ou aguda da doença, em hospitais do Brasil. Além dos protocolos de prevenção à trombose em casos de internação, um dos principais motivos da ministração da droga, foram as evidências de formação de trombos pulmonares, causados por Trombose Venosa Profunda (TVP).

A trombose é a formação de coágulos no interior das veias e artérias, que causam a obstrução total ou parcial dos vasos. Os locais de maior incidência da doença são as extremidades, principalmente pernas e pés. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 37 segundos, uma pessoa morre por complicações de um coágulo sanguíneo. De fato, as comorbidades vasculares estão entre os fatores de risco do novo coronavírus.

Até o momento, não existe nenhum estudo concluso a respeito de problemas vasculares causados pela infecção viral. Contudo, alguns pacientes com Covid-19 estão apresentando maior suscetividade a desenvolver coágulos sanguíneos. Alguns estudos em andamento foram publicados em revistas de conceito na comunidade científica, acerca da correlação da trombose e o Covid-19.

Dentre eles, uma pesquisa realizada em um hospital de São Paulo, publicada pela revista British Medical Journal (BMJ), apontou que pacientes com Covid-19 apresentaram melhoras após o uso de anticoagulantes. De acordo com as evidências destacadas na análise, os infectados apresentam uma produção exacerbada de citocinas. Por sua vez, o excesso dessa proteína celular pode causar inflamações que levam à formação de microcoágulos nos vasos sanguíneos. Assim, o pulmão deixa de receber sangue e oxigênio, o que seria a grande causa da sensação de falta de ar em pacientes infectados com o novo coronavírus.

Não somente os pulmões são acometidos pela trombose, médicos vasculares têm identificado a presença de coágulos em várias partes do corpo de pacientes com Covid-19. A exemplo, o caso do ator Nick Cordero, que teve sua perna amputada, por complicação da infecção. Após a detecção de uma trombose nos dedos dos pés, o astro foi medicado com anticoagulante, entretanto, teve uma hemorragia intestinal e precisou suspender o seu uso. Assim, a formação de trombos não pôde ser impedida e ele acabou perdendo o membro.

O cirurgião vascular e presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), Dr. Bruno Naves, explica que o uso de anticoagulantes associado ao tratamento da infecção precisa de cautelas. “O coronavírus não é a única doença do mundo. Ela pode ser uma pandemia no momento, mas os pacientes continuam a ter hipertensão, diabetes, apendicite, enfim. A vida e as doenças continuam. Então, quando um paciente está internado em estado grave, é avaliado pelo médico assistente que vai analisar os riscos e benefícios do uso de cada medicamento”, afirma o especialista.

Dr. Bruno Naves ainda alerta que pacientes com alterações na hemostasia e uso concomitante de medicamentos que a afete; histórico de úlcera péptica; acidente vascular cerebral isquêmico recente; hipertensão arterial grave, não controlada por medicamentos; retinopatia diabética; neurocirurgia ou cirurgia oftálmica recente; insuficiências hepática ou renal precisam de cautela no uso do medicamento, pois, há grandes riscos de hemorragia. “É importante ter especial atenção em mulheres grávidas e em pacientes que fizeram cirurgia de próstata, fígado e vias biliares”, completa.

A recomendação da SBACV é de que pacientes com histórico de doenças vasculares façam o acompanhamento com um angiologista ou um cirurgião vascular. Entretanto, independente de doenças prévias, caso a pessoa apresente sintomas de trombose, como dor, inchaço e mutação de cor e temperatura, principalmente dos membros periféricos, como pernas, pés, braços e mãos, deve procurar um centro clínico imediatamente.


Um comentário:

  1. HERPES é uma doença grave e recorrente que não pode ser curada por medicamentos ou injeções pelos médicos americanos, mas a melhor maneira de lidar com o Herpes é tomando remédios naturais para ervas, eu li sobre DR JAMES o grande médico herbalista que curou do herpes com seu poderoso remédio herbal. Entrei em contato com ele para saber como ele pode me ajudar e ele me disse para nunca se preocupar se ele me ajudaria com as ervas naturais! Depois de dois dias em contato com ele, ele me disse que a cura estava pronta e a enviou através do UPS SPEED POST e chegou a mim depois de 4 dias eu usei o remédio como ele me instruiu (MANHÃ E NOITE) e fiquei ferida! É realmente como um sonho, mas estou muito feliz! Para as pessoas que sofrem de herpes e outras doenças, como efeitos do reto, danos no intestino, obstrução intestinal, doença do ovário, câncer, hipotireoidismo, herpes, DPOC, HIV, artrite, doença de Lyme, HPV, infecções, doença hepática, doenças autoimunes, doença de Parkinson, Lúpus, Nefrologia e Hipertensão, Neurologia, Obstetrícia, Ginecologia e Saúde da Mulher, Oncologia, Pediatria, Pulmonar, MIELOFIBROSE AGUDA, sintomas de ALZHEIMER, CÂNCER DE MAMA, DIABETES, PERDA DE CABELO E TRATAMENTO DE CABELO, DOENÇAS RENOVADAS, TRATAMENTO DE LEIDEMIA, TRATAMENTO DE LEIDEMIA
    deve contatá-lo para obter seu remédio herbal, porque sou um testemunho vivo e fui curado de herpes e seu medicamento é legítimo. Enviei o que ele pediu e ele me enviou o remédio que tomei por 3 boas semanas e hoje estou aqui com um resultado negativo. Quando fui fazer o teste, fiquei muito feliz depois de tomar o remédio. você pode contatá-lo através do e-mail drjamesherbalmix@gmail.com ou pelo número do whatsapp: +2348152855846

    ResponderExcluir

Posts mais acessados