A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) atingiu diversos
setores e um dos dos que mais sofreu com essa situação foi o de turismo. Para
se ter ideia, 85% das viagens foram desmarcadas no mês de março, de
acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Agências de Viagens
(Abav Nacional). Outro dado alarmante divulgado por estimativas da
Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revela que
só na primeira quinzena de março foi registrado perda de aproximadamente dois
bilhões de reais no setor.
Com a crise gerada pela pandemia, muitas pessoas tiveram
suas viagens e intercâmbios cancelados - o que gerou transtornos
emocionais e financeiros. Muitos se organizaram, juntaram dinheiro para
realizar esse sonho, alguns conseguiram chegar ao destino outras não. O
intercâmbio é um projeto realizado a longo prazo, que inclui uma série de
questões, como um planejamento específico da viagem - que pode conter um pacote
com moradia, alimentação, escola para curso de inglês, a compra de pacotes de
turismo, entre outras questões.
As escolas de inglês suspenderam temporariamente as aulas
presenciais e agora todas são online. Por isso, é preciso ver como está a
situação no país em que o intercâmbio foi marcado, se as fronteiras estão
abertas, bem como o funcionamento das escolas e os cursos de inglês. Além
disso, se você for com o intuito de trabalhar é necessário ver se esse é o
momento certo, já que grande parte dos comércios estão fechados ou reduzidos ao
máximo.
Abaixo, listo algumas dúvidas comuns para esclarecer o
assunto:
Posso remarcar minha viagem?
As agências de intercâmbio estão mais flexíveis para
remarcar a viagem. O ideal é entrar em contato com a agência que você fechou o
intercâmbio, com a escola que comprou o pacote, também com a companhia aérea e
tentar remanejar essa viagem. Nesse momento, é necessário conversar e ver a
melhor solução. Muitas agências não estão cobrando esse adiamento, como é nosso
caso, começamos a adiar as viagens de março, abril e maio e, as viagens que
estão planejadas a partir de junho, vamos esperar chegar mais perto para ver a
melhor a solução.
Posso cancelar e receber meu dinheiro de volta?
Normalmente, quando você consegue comprovar que o
cancelamento aconteceu por motivo de força maior e falta menos de sete dias
para a viagem, a companhia aérea pode descontar de 5% a 20% desse valor. No
caso do seu pacote de intercâmbio é necessário verificar todas as informações
que estão no seu contrato e se atentar às práticas de cancelamentos e multas
que as escolas utilizam. Se você já comprou seus passeios ou ingressos para
shows, pode ficar tranquilo que as empresas responsáveis estão trabalhando para
ressarcir esse valor da maneira mais rápida possível.
Como fica minha passagem aérea?
Caso tenha comprado a passagem aérea pela internet você tem
sete dias para desistir da sua compra. Agora, se comprou há bastante tempo e
está próximo da data da viagem deve verificar com a companhia aérea a possibilidade
de adiantamento ou recebimento do dinheiro de volta. O primeiro passo é
conversar com a companhia aérea e ver quais eram os prazos de cancelamento,
caso você não tenha uma boa receptividade, vale a pena reclamar no SAC da
empresa ou fazer a reclamação da própria agência reguladora, em São Paulo seria
o Procon.
Bruno Jesus - sócio-fundador da The Six International Studies, agência
de intercâmbio com o foco no Canadá
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