Com a aproximação do final do ano e das datas
festivas, é chegada a hora de maior movimentação no comércio. Por conta da alta
demanda do mercado, empresários e lojistas contratam novos funcionários,
geralmente empregados temporários, e começam a preparar o estabelecimento para
conseguir bons resultados nos negócios e não deixar o cliente na mão.
O trabalho temporário é uma ferramenta estratégica
de gestão para os empresários e lojistas nesta época do ano. Este profissional
é designado para auxiliar em picos de alta demanda do comércio, substituição de
funcionários, ou quando há períodos de férias e licença médica dos funcionários
efetivos. Este recurso pode ser utilizado por meio de uma empresa autorizada
pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por um período máximo de 180 dias,
consecutivos ou não.
Mas como deixar o vendedor preparado em tão pouco
tempo? Como organizar a loja da melhor maneira e garantir os melhores
resultados de vendas? Confira, a seguir, algumas estratégias para analisar
antes de efetivar uma contratação temporária.
Existem algumas características imprescindíveis
para um profissional de vendas e não é tão simples assim encontrá-las, é
necessário buscar pessoas que tenham a habilidade de ir além do atendimento
reativo, possuam um conhecimento técnico e repertório para conduzir uma
negociação, além de dispor do interesse genuíno em solucionar o problema de
cada cliente.
Procure vendedores já preparados, que tenham atuado
na concorrência. Experiência é importante para uma contratação temporária, pois
a pessoa já possui o conhecimento que precisa, sendo necessário apenas uma
adaptação ao estilo ou método da nova empresa.
Invista em projetos de capacitação dentro da
empresa, que avalie e treine funcionários com talento para a função. Aproveitar
recursos internos é uma ação muito positiva, cria uma nova motivação para os
colaboradores, faz com que se sintam valorizados. Mesmo que seja uma
contratação temporária é importante que seus funcionários tenha uma boa
experiência profissional no seu negócio.
O varejo é um dos termômetros da economia e o setor
precisa de profissionais que contribuam com a retomada do consumo. Equipes
compostas por vendedores profissionais, com a capacidade de elaborar um
planejamento eficaz e dominar as habilidades técnicas para conduzir uma
negociação, são garantias de melhores resultados.
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