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sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Aprenda a fazer networking de uma vez por todas


Confira dicas para aumentar e manter uma rede de contatos profissionais


Fazer networking, por definição, significa estabelecer uma rede de contatos profissionais, desenvolvendo um conexões para compartilhar serviços, informações e grupos com pessoas que possuem um mesmo interesse ou que atuam em setores similares.

Tanto para quem trabalha em empresas como para os próprios empreendedores, o networking é essencial para crescer no mercado e ter acesso a diferentes oportunidades às quais não se teria acesso de outra maneira. Neste artigo, o empresário Sérgio Aronis, fundador da Dentalis – líder brasileira em softwares odontológicos com 34% de market share -, dá cinco dicas para que você possa expandir seu networking.

A Dentalis vem crescendo mais de 30% ao ano desde 2015, e em 2018 apostou justamente em parcerias com startups, estratégia em que o networking se fez essencial, para fazer o negócio crescer e impulsionar a inovação apresentada pela empresa.

Por isso Sérgio tem razão quando afirma que a troca de ideias é vital para a construção da rede de contatos, embora muitos empreendedores fiquem apreensivos na hora de trocar ideias com outros do mesmo ramo. "Estamos todos conectados e o empresário deve ter essa visão. A sua rede de relacionamentos tem o poder de alavancar o seu negócio", ele afirma.

Empenhando-se no networking, é possível aumentar o capital social, que se torna mais valioso. É fácil encontrar pessoas que agregam valor ao propósito da sua empresa, com a capacidade de gerar relacionamentos profissionais sólidos e oportunidades de negócios interessantes.

Confira a lista completa de dicas abaixo:


1. Participe de eventos, workshops e feiras

Sérgio acredita que qualquer tipo de encontro que faça parte da sua área de atuação é benéfico para o networking. Nessas ocasiões, é possível encontrar especialistas e inovadores, ficar a par das tendências do setor e fazer contato com pessoas predispostas a isso, além de disseminar suas ideias para potenciais parceiros.


2. Seja natural

"O networking deve ocorrer naturalmente, a partir de conversar e compartilhar experiências e necessidades". Sérgio acredita que não deve ser nada ensaiado, pois todos nós fazemos networking todos os dias, com amigos e família. Quando um contato profissional se dá de forma natural, ou seja, em momentos em que há algo a ser trocado de fato, todos saem beneficiados, pois a interação não foi forçada e houve ganhos mútuos.


3. Participe das redes sociais

Ficar fora do mundo digital não funciona mais no mercado de trabalho, para nenhuma área de atuação. Para empreendedores em especial, que dependem fundamentalmente do networking, é importante que sua empresa esteja em todas as mídias. Assim, você encontra os mais diversos tipos de pessoas e negócios, mesmo que sejam diferentes do seu.


4. Cuide de sua imagem online

Não se trata apenas de estar nas redes, conforme alerta Sérgio: "A sua empresa tem que estar presente nas mesmas redes que você está como pessoa física - Facebook, Twitter e Instagram - mas não na mesma conta, esse é um erro que tem que ser evitado". Assim como o site da sua empresa precisa ser montado em cima dos seus valores e missões, é fundamental que as redes sociais se mantenham no mesmo patamar, elas apresentam seus negócios ao público.


5. Saiba compartilhar

Para criar um bom networking, é necessário saber compartilhar. "Todo empreendedor conhece o seu negócio e instintivamente sabe o que pode ser compartilhado", Sérgio conta. "Se você tem uma ideia inovadora, ou um lançamento que está prestes a ser feito ou ainda, não deve ser compartilhado abertamente". Como mencionado antes, uma conversa com outros empreendedores não pode ser roteirizada. Além disso, Sérgio acredita na expansão de conexões como um exercício de paciência, pois pode demorar. 

Outra dica neste sentido é compartilhar artigos e notícias que tenham a ver com sua área de atuação, se mostrando informado e oferecendo conteúdo de qualidade para seus seguidores, e não só promovendo suas próprias iniciativas.


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