Com a fartura de comidas e bebidas das confraternizações de fim de ano,
manter a dieta exige determinação e foco. A estrategista de emagrecimento
Mariane de Chiara dá dicas para curtir as festas sem perder os resultados
adquiridos durante o ano
Final de semana e festas
"O que as pessoas tendem a fazer é comer de maneira regrada durante a semana e no fim de semana ou durante uma festa soltar totalmente as rédeas, comendo tudo o que tem vontade. Isso torna o processo ineficiente. O que se "economizou" na semana é "compensado" no final de semana. Nesses casos, o processo de emagrecimento não evolui," explica De Chiara. A preocupação com a alimentação deve ser feita durante todos os dias da semana, independente da ocasião.
O cuidado na mesa
Enquanto conversam e se divertem, as pessoas não prestam atenção no que comem e, com isso, acabam ingerindo um grande volume de comidas calóricas sem perceber. Se a ideia é petiscar, vale a pena investir em opções saudáveis como palitinhos de cenoura, salsão e pepino; saladinhas com folhas verdes e tomatinhos; espetinhos de frutas. Se não tiver vegetais e frutas, opte por porções de proteína – como espetinho de carne ou frango – e fuja das porções fritas.
Refeições ao longo do dia
Para aliviar o peso na consciência, as pessoas costumam passar um longo período do dia sem ingerir nenhum alimento, para depois "aproveitar tudo o que têm direito" nas confraternizações. Essa prática é um erro e acaba contribuindo para o ganho de calorias em excesso. O correto é realizar refeições de 3h em 3h durante o dia e ingerir alguma opção leve antes da festa como uma barrinha de cereal, uma fruta ou até mesmo um shake. Assim, a pessoa chega na confraternização mais satisfeita e poderá controlar melhor seus impulsos.
Explosão de sabor
Comidas típicas de fim de ano costumam ser deliciosas e extremamente calóricas. O importante é ter o bom senso na hora de fazer escolhas. Algumas dicas para o controle na hora da refeição são:
- Não dispense uma boa
salada com verduras e legumes. A salada contribui para a sensação de saciedade
e uma melhor digestão.
- Coma pequenas porções e segure a tentação de comer de tudo um pouco. Escolha poucas e saudáveis opções para ingerir durante as festas.
- Evite o consumo exagerado de oleaginosas, como nozes, castanhas, avelãs e amêndoas. Apesar de serem extremamente benéficas para a saúde, esses aperitivos são muito calóricos e, se consumidos em excesso, podem prejudicar a dieta.
Bebidas alcoólicas
Confraternizações de fim de ano costumam ter variadas opções de bebidas alcoólicas, mas são nesses momentos que o cuidado deve ser redobrado. Preste atenção no tipo de bebida e na quantidade ingerida. Cervejas e vinhos costumam ter de 110 a 200 calorias por taça/copo, enquanto que bebidas como gim e sachê são compostas de 50 a 60 calorias por dose. Não é necessário contar calorias, porém fazer escolhas inteligentes é importante para se manter na dieta. Uma dica importante é beber água entre um drink e outro, para garantir a hidratação e também controlar o exagero.
A consciência das escolhas
Não há necessidade de manter uma dieta rígida desde que ocorra um planejamento na alimentação. "Pode-se comer de tudo, desde que haja consciência e inteligência nas escolhas. Respeite seu corpo e coma o suficiente para se satisfazer. Sem exageros!", afirma De Chiara. "Pode comer sobremesa? Sim! Mas escolha um pequeno pedaço de uma das opções," comenta a profissional.
Exagerei, e agora?
As pessoas costumam desistir do processo da dieta após um deslize na alimentação, mas o importante é superar o "escorregão". "O que tende a acontecer é ocorrer deslizes grandes e sequenciais. Exagerou hoje? Tudo bem. Respire e siga em frente. Geralmente, pessoas que passaram por processos adequados de reeducação alimentar nem toleram mais exageros," conta.
Em resumo...
O ideal é saber escolher! É importante se divertir durante as confraternizações de final de ano, mas é necessário manter a consciência sobre os alimentos e bebidas ingeridos. Quanto melhor forem as escolhas, mais eficaz será o processo de emagrecimento. Uma alimentação adequada nutre efetivamente o organismo e traz saciedade. "O fundamental é sair do piloto automático, das escolhas fáceis, rápidas e pobres em nutrientes, para um caminho de alimentação mais limpa e rica," afirma Mariane.
Nenhum comentário:
Postar um comentário