Confira dicas para
aumentar e manter uma rede de contatos profissionais
Fazer networking, por definição, significa
estabelecer uma rede de contatos profissionais, desenvolvendo um conexões para
compartilhar serviços, informações e grupos com pessoas que possuem um mesmo
interesse ou que atuam em setores similares.
Tanto para quem trabalha em empresas como para os
próprios empreendedores, o networking é essencial para crescer no mercado e ter
acesso a diferentes oportunidades às quais não se teria acesso de outra
maneira. Neste artigo, o empresário Sérgio Aronis, fundador da Dentalis – líder
brasileira em softwares odontológicos com 34% de market share -, dá cinco dicas
para que você possa expandir seu networking.
A Dentalis vem crescendo mais de 30% ao ano desde
2015, e em 2018 apostou justamente em parcerias com startups, estratégia em que
o networking se fez essencial, para fazer o negócio crescer e impulsionar a
inovação apresentada pela empresa.
Por isso Sérgio tem razão quando afirma que a troca
de ideias é vital para a construção da rede de contatos, embora muitos
empreendedores fiquem apreensivos na hora de trocar ideias com outros do mesmo
ramo. "Estamos todos conectados e o empresário deve ter essa visão. A sua
rede de relacionamentos tem o poder de alavancar o seu negócio", ele
afirma.
Empenhando-se no networking, é possível aumentar o
capital social, que se torna mais valioso. É fácil encontrar pessoas que
agregam valor ao propósito da sua empresa, com a capacidade de gerar
relacionamentos profissionais sólidos e oportunidades de negócios
interessantes.
Confira a lista completa de dicas abaixo:
1. Participe de eventos, workshops e feiras
Sérgio acredita que qualquer tipo de encontro que
faça parte da sua área de atuação é benéfico para o networking. Nessas
ocasiões, é possível encontrar especialistas e inovadores, ficar a par das
tendências do setor e fazer contato com pessoas predispostas a isso, além de
disseminar suas ideias para potenciais parceiros.
2. Seja natural
"O networking deve ocorrer naturalmente, a
partir de conversar e compartilhar experiências e necessidades". Sérgio
acredita que não deve ser nada ensaiado, pois todos nós fazemos networking
todos os dias, com amigos e família. Quando um contato profissional se dá de
forma natural, ou seja, em momentos em que há algo a ser trocado de fato, todos
saem beneficiados, pois a interação não foi forçada e houve ganhos mútuos.
3. Participe das redes sociais
Ficar fora do mundo digital não funciona mais no
mercado de trabalho, para nenhuma área de atuação. Para empreendedores em
especial, que dependem fundamentalmente do networking, é importante que sua
empresa esteja em todas as mídias. Assim, você encontra os mais diversos tipos
de pessoas e negócios, mesmo que sejam diferentes do seu.
4. Cuide de sua imagem online
Não se trata apenas de estar nas redes, conforme
alerta Sérgio: "A sua empresa tem que estar presente nas mesmas redes que
você está como pessoa física - Facebook, Twitter e Instagram - mas não na mesma
conta, esse é um erro que tem que ser evitado". Assim como o site da sua
empresa precisa ser montado em cima dos seus valores e missões, é fundamental
que as redes sociais se mantenham no mesmo patamar, elas apresentam seus negócios
ao público.
5. Saiba compartilhar
Para criar um bom networking, é necessário saber
compartilhar. "Todo empreendedor conhece o seu negócio e instintivamente
sabe o que pode ser compartilhado", Sérgio conta. "Se você tem uma
ideia inovadora, ou um lançamento que está prestes a ser feito ou ainda, não
deve ser compartilhado abertamente". Como mencionado antes, uma conversa
com outros empreendedores não pode ser roteirizada. Além disso, Sérgio acredita
na expansão de conexões como um exercício de paciência, pois pode demorar.
Outra dica neste sentido é compartilhar artigos e notícias que tenham a ver com
sua área de atuação, se mostrando informado e oferecendo conteúdo de qualidade
para seus seguidores, e não só promovendo suas próprias iniciativas.
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