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terça-feira, 21 de junho de 2022

Saiba como identificar vazamentos internos de água em casa

Ação de observação e conferência da estrutura pode evitar cobranças indevidas e o desperdício de água potável

  

Há diversas razões para uma residência gastar mais água do que deveria, em especial se as instalações já forem muito antigas ou se foram instaladas de forma inadequada. Mas, uma das coisas mais comuns e que muitas pessoas não percebem, é a presença de vazamentos internos nos domínios da residência, algo que pode ser corrigido logo que for identificado o problema. 

Os escoamentos indevidos de água nas casas normalmente são imperceptíveis, de forma subterrânea ou interna na estrutura da residência, casos como esse podem gerar aumento na conta de água além do desperdício de água potável. 

Renan Elias, Coordenador operacional da Sanor, empresa responsável pelos serviços de captação, tratamento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto de Orlândia, orienta sobre uma forma simples que pode gerar a identificação de um vazamento em casa: “Pela manhã, se não tiver usado nenhuma torneira ou qualquer outro equipamento que libere água, como vaso sanitário ou chuveiro, nas últimas 5 horas na residência, verifique se o relógio do hidrômetro está rodando. Se sim, há um vazamento interno na casa”, explica o coordenador. 

Outro teste simples de se fazer, baseado na observação do morador, é a de verificar o caminho das tubulações embutidas nas paredes e rufo. A orientação é bater com a mão, ou outro objeto, ao longo de toda a extensão dos canos. Fique alerta se o som sai diferente em alguma parte. Vasculhe também por manchas de mofo, umidade, soltura no revestimento das paredes, pisos e rebocos soltos ou coloração diferente na textura e pintura.  

Renan também orienta uma ação mais complexa, mas que pode ajudar a identificar um escoamento indevido: “Em qualquer horário do dia, feche o registro do hidrômetro, em seguida abra alguma torneira com alimentação direta da rede de distribuição de água e aguarde até que a água pare de sair. Imediatamente, coloque um copo cheio de água na boca da torneira, se a água for ‘sugada’ pela torneira, é um indício que existe vazamento”, comenta Renan. 

É importante ressaltar que existem métodos mais precisos e técnicos para realizar a identificação correta do tipo de vazamento interno, localidade e a melhor forma de extinguir o problema, mas é importante a ação primária do morador para averiguar o problema. 

Ao identificar o vazamento, é de suma importância acionar um serviço especializado e realizar o reparo, evitando cobranças que não condizem com o consumo da residência, além de evitar o desperdício de água potável.

 

Fale conosco

Telefone: (16) 3826-5877

www.sanor.com.br

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Horário de atendimento: segunda-feira à sexta-feira das 8h às 16h

 

segunda-feira, 20 de junho de 2022

Processos de adoção fora dos meios legais geram dúvidas e entraves

Especialistas explicam que o ato ganhou diferentes formas de ser realizado e como isso é encarado juridicamente 

 

De maneira geral, o termo adoção pode ser definido como um instrumento jurídico de geração de vínculo parental (paternidade e/ou maternidade) de forma não genética. Trata-se de um ato pelo qual uma pessoa ou casal assume a responsabilidade de outra, obedecendo aos requisitos enquadrados na legislação brasileira.

Recentemente, um caso de adoção rompida pelo menor foi objeto de inúmeras matérias de grande repercussão na mídia nacional. Mesmo estando em sigilo, o processo judicial envolvendo a criança incita algumas observações jurídicas. Não se sabe ao certo se o procedimento de guarda foi excepcional (regulamentado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente), ou se ele foi entregue à família adotante na forma disseminada como adoção à brasileira.

Sócia do escritório Lemos & Ghelman e advogada especializada em Direitos de Família e Sucessões, Débora Ghelman explica que: “esta modalidade é um tipo adotivo repudiado pelo Direito brasileiro, por meio do qual há o reconhecimento voluntário da paternidade um filho alheio, configurando uma irregularidade legal. O processo de adoção é um procedimento judicial formal, que requer a obediência de certas etapas e tanto a criança quanto a família adotante necessitam, antes de tudo, estar inscritos no Cadastro e no Sistema Nacional de Adoção”.

Em casos de rompimento de adoção requerido pelo menor, Bianca Lemos, advogada e sócia da Lemos & Ghelman, explica que “na hipótese de o casal ter ajuizado a ação de “guarda excepcional” - cujo intuito é o de possibilitar a assistência educacional, material e emocional de crianças cuja família de origem nesse âmbito se ausenta - seu caráter é provisório e está sujeito a fatores importantes, como a alteração das circunstâncias, o desejo da família biológica em criá-la e, principalmente, a real vontade da criança”.

E complementa: “em processos em que o menor é transferido com um pouco mais de idade e não recebe a adaptação necessária de equipes sociais e psicológicas é preciso sempre atentar-se para o melhor interesse da criança, expresso por sua declaração de vontade”.

No Brasil, não há custo financeiro para realizar uma adoção legal. É possível adotar crianças ou adolescentes com, no máximo, 18 anos de idade à data do pedido de adoção e que estejam com situação jurídica definida – com pais biológicos desconhecidos, falecidos ou destituídos do poder familiar – com o esgotamento de toda alternativa de permanência na família de origem. 

Qualquer pessoa maior de 18 anos pode adotar, independentemente do estado civil, orientação sexual ou classe social. O solicitante deverá apresentar uma diferença mínima de 16 anos em relação à idade da criança ou adolescente que for adotado. 

Desse modo, é importante salientar que a adoção, feita dentro dos trâmites legais, só rompe os vínculos do menor com sua família biológica quando decretada judicialmente, pois, nessas circunstâncias, a mãe e/ou o pai perde(m) o poder familiar.

  

Lemos & Ghelman Advogados

92% dos brasileiros dizem priorizar, na hora de procurar um novo emprego, empresas que ofereçam programas e serviços de saúde mental e bem-estar

Férias remuneradas para tratar saúde psicológica e discussões, sejam elas presenciais ou virtuais, sobre o tema já seriam considerados muito importantes para os brasileiros 

  • Para 65% dos brasileiros entrevistados, as empresas deveriam ampliar a cobertura do benefício do plano de saúde com serviços e atendimentos psicológicos;
  • 71% dos brasileiros querem que empresas intensifiquem programas de apoio à saúde mental e bem-estar

 

Os brasileiros estão cada vez mais inclinados às questões de saúde mental e bem-estar dentro das empresas em que trabalham. Isso é o que mostra a Global Learner Survey, pesquisa desenvolvida pela Pearson -- maior empresa de educação do mundo. Para 71% dos entrevistados no Brasil, as organizações deveriam oferecer serviços gratuitos de saúde mental aos empregados. 

A pesquisa ouviu 1.001 brasileiros entre 16 e 74 anos, entre os dias 13 e 22 de abril. A Global Learner Survey também foi realizada nos Estados Unidos, Reino Unido, China e Índia. Ao todo, foram ouvidas 8.170 pessoas ao redor do mundo. 

Além disso, para 65% dos brasileiros entrevistado, as empresas deveriam ampliar a cobertura do benefício do plano de saúde com serviços e atendimentos psicológicos. Para 59% dos colaboradores brasileiros, discussões internas, presenciais ou virtuais, sobre os cuidados da saúde mental e bem-estar já seriam muito bem aceitos.
  

“É notório que, após a pandemia que vivemos, os cuidados psicológicos se tornem uma prioridade para a população. Passamos por um longo período de dificuldades mentais para absorver tudo o que temos passado. Quando colocamos isso no nosso dia a dia, vimos que as pessoas, a partir de agora, vão priorizar intensamente os cuidados com a saúde mental e bem-estar, sobretudo no ambiente profissional”, comenta Juliano Costa, vice-presidente de Estratégia de Conteúdos na Pearson Latam. 

Outro ponto que chama a atenção, na pesquisa, é que para 90% dos brasileiros as empresas deveriam oferecer dias de férias remuneradas para que possam cuidar da saúde mental e bem-estar.
 

Além disso, 92% dizem priorizar, na hora de procurar um novo emprego, as empresas que oferecem algum tipo de serviço ou programa voltado às questões de saúde mental e bem-estar.
 

Porém, a realidade encarada pelos profissionais é bem diferente da desejada. A maioria (82%) disse que as empresas em que trabalham não aplicam quaisquer programas ou suportes de saúde mental e bem-estar que sejam.

 

Global Learner Survey

A pesquisa foi realizada pela Morning Consult, entre os dias 13 e 18 de abril, com uma amostra total de 5.008 entrevistados, entre 16 e 70 anos, nos Estados Unidos, Reino Unido, Brasil, Índia e China. As entrevistas foram realizadas de forma online. Os resultados são representativos com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Este é o quarto ano em que a Pearson realiza a pesquisa global, que é a principal sondagem sobre educação no mundo e visa oferecer uma compreensão mais profunda das tendências na educação, fornecendo dados-chaves para ajudar a aprofundar as discussões sobre muitas questões importantes.


Chegada do frio abre oportunidade para turismo de inverno no país

Confira dicas do Sebrae para aproveitar a temporada e aquecer as vendas do seu pequeno negócio

 

As temperaturas já começaram a cair em várias regiões do Brasil e o inverno chegou mais cedo do que esperado. Entre os segmentos que podem se beneficiar da estação, o turismo se destaca na temporada, beneficiando várias atividades econômicas da cadeia produtiva. O período, que também é marcado pelas férias escolares de julho, é um momento propício para famílias e casais que desejam viajar. Os destinos mais procurados são as cidades mais frias do Sul e Sudeste do país, que exploram atrativos locais para atrair turistas de outras cidades, mas também moradores das próprias localidades.  

A analista de Competitividade do Sebrae Nacional Ana Clévia Guerreiro explica que as pessoas querem viajar para compartilhar experiências únicas. “Quem empreende tem que ter clareza que esse é um momento de inovar, seja oferecendo produtos e serviços novos ou inovando em produtos e serviços que já existem, sempre pensando no que pode ser feito de forma diferente”, recomenda.  

A especialista destaca a pesquisa Sustainable Travel Report, realizada pela empresa Booking.com no ano passado, que apresenta os principais desejos dos turistas. O relatório revela que 73% das pessoas querem ter experiências autênticas que representem a cultura local em suas viagens. “A pandemia trouxe para as pessoas essa consciência de comunidade, de que elas fazem parte de um todo e isso também se reflete na preocupação com os aspectos sustentáveis, principalmente no seu eixo ambiental e social”, comenta.  

Para ajudar os donos de pequenos negócios, o Sebrae elaborou dicas para os empreendedores do turismo que desejam aproveitar a temporada de frio. Confira abaixo: 

 

1. Tenha uma estratégia para atrair o seu cliente 

Saiba encantar o seu cliente desde o momento da venda e não abra mão de explorar as possibilidades dos meios digitais para ajudar nessa missão. Para isso, tenha em mente que você deve posicionar o seu empreendimento, fazendo uma ligação com o período de inverno, clima mais ameno e mais aconchegante. Como o momento também coincide com as férias, muitas famílias e casais decidem viajar. Então, aproveite para criar um clima que atraia esse tipo de público. Também é preciso ficar atento ao momento da entrega que pode ir além do prometido e gerar uma experiência inesquecível, bem como no pós-venda, com uma interação mais amigável, estimulando aproximações futuras. 

 

2. Agregue valor aos produtos e serviços com diferenciais do território com criatividade 

Pense como o território onde o seu negócio está inserido pode agregar valor ao seu produto ou serviço. Esse é o momento de utilizar a criatividade para proporcionar uma experiência única seja no seu destino, seja no empreendimento para o seu público. Identifique quais sãos os diferenciais do território onde você atua. No Sul e Sudeste, por exemplo, nós temos vinhos, queijos, cafés reconhecidos que são a cara do Brasil. Aposte nessa conexão com a identidade e cultura locais. 

 

3. Se comunique bem com o seu cliente 

Aquele empreendedor que melhor se comunicar com seu cliente vai sair na frente. Então é fundamental ter informações disponíveis em seus canais de atendimento seja presencial ou virtual, bem como ter um produto turístico bem estruturado e roteiros. O conteúdo apresentado tem que ser esclarecedor, com informações relevantes que ofereçam segurança para que o cliente não tenha dúvidas de que vai viver experiências inesquecíveis e autênticas. 

 

4. Fazer parcerias que gerem impactos positivo para toda a localidade 

Lembre-se de que você não precisa oferecer essa experiência única sozinho. Pode somar com outros empreendedores da sua região para agregar valor ao seu produto ou serviço. Esse movimento é muito bem-visto pelos turistas, pois as pessoas querem sentir que a viagem teve um impacto positivo para aquela localidade ou destino visitado. Empreendedores que estão antenados e fazem parcerias com outros negócios da sua comunidade, sejam parcerias com produtores da agricultura familiar, sejam com grupos de identidade cultural do local, que também incluem aspectos da gastronomia, podem atrair maior atenção dos viajantes.


Pecuária: saiba como a nutrição adequada pode reduzir a emissão de metano

Durante a COP 26, 103 países assinaram um compromisso global que visa diminuir a emissão de metano em 30% até 2030. Pensando no impacto do acordo, a VetBR, mais completa distribuidora de produtos para saúde animal do país, convidou uma especialista que trouxe algumas dicas sobre como diminuir a emissão do gás de efeito estufa na agropecuária 

 

O aumento na concentração de gases de efeito estufa tem sido uma pauta bastante discutida na atualidade. Gases como o dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4) se tornaram os grandes vilões quando se trata de aquecimento global e consequentes mudanças climáticas. Alguns estudos revelam que a pecuária contribui de forma significativa com a emissão de metano que é considerado o gás orgânico mais abundante na atmosfera do planeta e que apresenta impactos maiores do que o CO2, por exemplo. Pensando no impacto mundial desse gás, durante a COP 26, um grupo de 103 países – incluindo o Brasil – assinou um compromisso global que visa diminuir a emissão de metano em 30% até 2030.



Segundo Thais Goncalves Chateaubriand, agrônoma da VetBR, são diversos os setores que emitem o gás metano, mas tratando-se da agropecuária, novas tecnologias surgiram nos últimos anos e já foram adotadas para tornar a pecuária brasileira cada vez mais eficiente. “Precisamos democratizar as técnicas e os processos de produção para que todos os produtores também tenham acesso a elas. Trabalhar a alimentação do gado é a maneira mais viável para diminuir a emissão do gás de efeito estufa e obter resultados cada vez mais tangíveis”, avalia a especialista que trouxe algumas dicas que são consideradas eficazes na redução da emissão do gás.

Entre os diversos recursos que devem ser utilizados estão a formulação da dieta que é extremamente eficiente para a redução do metano, com utilização de capim de qualidade; foco na recuperação de pastagem degradada; boas práticas de manejo; uso adequado de insumos. A adoção dessas técnicas, ajudam na mitigação da emissão do gás e tornam a produção mais sustentável.

A agrônoma alerta que o capim de qualidade é um dos pontos mais importantes nesse processo. Mas para isso, é necessária uma análise prévia de solo para depois seguir para o plantio e que, quando a planta estiver com altura entre 20 a 25 cm, o adubo de cobertura deve ser feito. A aplicação de calcário também é extremamente importante para que haja pastagens de qualidade, já que o produto corrige a acidez do solo e fornece suprimento de cálcio e magnésio para as plantas. Dependendo da qualidade do manejo, a aplicação de calcário deve se repetir depois de alguns anos, mediante análise de solo. 

Outro ponto a ser destacado é o pastejo rotacionado, ou seja, utilização de piquetes para que a rebrota do pasto seja melhor e o controle da lotação da pastagem seja mais fácil. O ideal é que os animais fiquem em piquetes de 3 a 4 dias e depois sejam deslocados para a nova área marcada. A pastagem tem uma vida útil de 15 a 20 anos, se a adubação e manejo forem feitos corretamente. Mas é importante lembrar que a reforma da pastagem deve ser feita antes do tempo de vida útil do capim para evitar a abertura de novas áreas e assim tornar o processo cada vez mais sustentável. 

Para a especialista, quando o pecuarista escolhe a pecuária extensiva é importante tratar a pastagem como uma cultura agrícola. Quanto maior o valor nutricional dessa forrageira, menos concentrado será necessário. “Temos que melhorar o valor nutricional do capim, com isso favorecemos a digestão do animal. Haverá emissão de gases de efeito estufa, mas será amenizado com a produção animal, leite ou carne”, informa. 


Quer saber mais sobre o assunto? Então fique atento porque no próximo dia 21 de junho, a partir das 19h30, a VetBR em parceria com a Agromulher, maior plataforma de capacitação, comunicação e integração de mulheres do agronegócio no Brasil, irá promover uma live com o tema “Emissão de gás metano na pecuária: desmistificação e estratégias”. O evento terá formato interativo e contará com a presença da palestrante Jéssica Neves, zootecnista, especialista em bem-estar animal e gestão sustentável, do pecuarista, mentor e coach do agro Artur Toledo e da Thaís Gonçalves Chateaubriand, agrônoma e promotora de vendas da VetBR. Confira, ao vivo, através do site a seguir https://conteudo.agromulher.com.br/vetdiversa

 

A importância da reestruturação dentro de uma empresa familiar


Nos últimos anos, o mercado -- não apenas nacional, tem passado por uma série de transformações profundas e, pelo que tudo indica, irreversíveis. Vivemos a era do atendimento imediato, conveniente e personalizado. Mas é claro que para que as empresas consigam entender e atender este novo consumidor (seja B2B ou B2C), precisam se manter atualizadas e em constante processo de reinvenção. 

Negócios que tendem a não se movimentar e acompanhar a evolução natural do mercado certamente já se deram conta que seus dias estão contados, afinal, não existe mais espaço para o amadorismo. E a competitividade saudável, está cada dia mais eficiente e assertiva, uma vez que ferramentas e soluções tecnológicas não param de ganhar espaço e utilidade neste novo universo regado a oportunidades em tempo real. 

Neste cenário descrito de forma resumida, porém abrangente e que reflete o comércio de bens e serviços atual, empresas familiares (principalmente as que estão anos, talvez décadas no mercado) precisam se reestruturar para acompanhar tamanhas transformações. 

Ao longo de mais de quinze anos de atuação, atendemos dezenas de empresas familiares que estavam em dificuldades financeiras ou buscando profissionalizar sua gestão. Com isso, conseguimos desenvolver conhecimentos e técnicas que tem nos permitido ajudar estes negócios a não apenas a “colocar a casa em ordem”, mas também escalar e conquistar novos mercados e clientes. 

Há uma premissa básica que adotamos ao fecharmos contrato com uma empresa de com gestão familiar: somos contratos pela Empresa (CNPJ) e não pelos CPFs que estão à frente da gestão. 

Desafiador? Sim, muito desafiador. Ao longo do processo de reestruturação, mencionamos várias vezes essa premissa e, mais que isso, agimos no dia a dia ajudando nas tomadas de decisões, com total imparcialidade, orientado o que é melhor para empresa, independente dos conflitos que possam gerar na implementação das ações decididas em reuniões. Afinal, para o sucesso de qualquer empresa trabalhar junto e com objetivos alinhados são fundamentos básicos. 

Com o decorrer dos meses e avanço no trabalho, os gestores da companhia começam a perceber que na prática a imparcialidade necessária significa que não estamos a favor de nenhum membro da família ou de interesses pessoais, e com isso, respeitam nossas orientações. Por consequência, começam ou voltam a se respeitar -- principalmente quando percebem que tudo está melhorando. 

Quem ganha com tudo isso? A empresa com um todo, funcionários, fornecedores, instituições financeiras, prestares de serviços e todo o entorno que é essencial para que as engrenagens da operação voltem a funcionar. 

Sem contar que nestes casos, na maioria dos projetos por envolver membros de uma família, existem ainda ganhos que vão muito além do financeiro tais como: filhos voltam a ser filhos; Pais voltam a ser pais; Casais voltam a se respeitar; Primos voltam a ser primos. 

Por fim, acho que extrema importância ressaltar ainda que empresas familiares têm todo o meu respeito e admiração. Não é segredo para ninguém o quanto é desafiador criar e manter um legado em forma de empresa.

No geral, essas empresas ajudam durante anos, independente de crises e mudanças no mercado, na criação e manutenção do emprego de milhares de pessoas. Logo, essa proposta de reflexão se torna inda mais necessária, afinal, espero que muitas consigam se reestruturar, se reinventar, para manterem sua perenidade e atuação por muito tempo.

 

Benito Pedro Vieira Santos - CEO da Avante Assessoria Empresarial - Vice-Presidente do Grupo Alliance - Especialista em Reestruturação de Empresas.


O propósito de liderar

Exercer a liderança vai muito além de comandar. Ela envolve muito autoconhecimento e um trabalho imenso para desenvolver o outro

 

Atualmente, vivemos em uma cultura em que o alvo de qualquer pessoa que queira crescer na carreira profissional é se tornar chefe. Culturalmente, nos é ensinado que ser um líder significa ter status e obter um lugar diferenciado, e, além disso, que este é um lugar que poucos conseguem acessar. Quando olhamos a história humana, os destaques foram e sempre serão para os grandes líderes políticos e religiosos, que proporcionaram uma disrupção nas criações e inovações humanas.

Como mulher, não posso deixar de observar que a nossa participação em protagonizar algo é muito menor em relação aos homens. E, em muitos casos, não somos nem ao menos notadas, principalmente, dependendo da cultura e da época - não temos o direito de nos expressarmos. E tudo isso se configura como uma desigualdade árdua, onde a milícia é cultural, e ouso dizer mais: milenar.

Estamos em constantes movimentos de transformação. Contudo, parece que a cada dia o peso de ser um líder tende a ser visto num mundo frágil e ansioso em que vivemos. O tal do mundo BANI - Brittle (Frágil), Anxious (Ansioso), Nonlinear (Não linear), Incomprehensible (Incompreensível) -, criado pelo antropólogo Jamais Cascio, que reflete a realidade das sociedades após o início da pandemia.

Mas como iniciei este texto, fomos criados com a ideia de que ser líder significa ter poder, ser o forte, aquele que tem mais ideias, o que manda e desmanda, o que faz o que quer e pede a tudo e todos.

Desde criança, fantasiamos nossos líderes como inabaláveis. Essa também é a visão que o super-heróis passam para a gente: eles são inabaláveis. É interessante observar que este movimento acontece novamente dentro do mundo corporativo, mas apenas trocando os nomes dos heróis da infância por expectativas dos heróis dentro de um contexto corporativo. É neste viés que salto aqui para uma grande reflexão: Será que todos que estão na função de liderança entendem o propósito de liderar?

Ao longo de muitos anos liderando times e empresas, o arquétipo de liderança se descontrói em meio a realidade nua e crua da vida de um líder. Afinal, liderar é você servir o tempo todo. Abster-se de muitas coisas para si, visando entregar e fazer pelo e para o outro.

Um estudo da Gallup, empresa globalmente reconhecida no segmento de pesquisas, mostrou que a cada dez líderes avaliados, nove não estão preparados para a liderança. Diante desta dualidade, reflito que culturalmente aprendemos que para crescer e ter sucesso é necessário ser o “chefe”. Porém, na realidade, ser o “chefe” não tem nada de glamour, muito pelo contrário. Ou seja, nos deparamos com uma pesquisa que aponta para este descompasso entre realidade e fantasia.

As organizações falham ao escolher seus líderes em 82% do tempo, e a cada dez profissionais selecionados, apenas um possui talento para liderar, segundo um estudo realizado. Você que está lendo este texto e é líder, entende na prática que a liderança envolve muito autoconhecimento e um trabalho imenso para desenvolver o outro. E para você que almeja ser líder, fica a reflexão de entender o proposito e sai da esfera do poder.

Assim, é dentro desta jornada de liderar, ensinar os liderados, extrair o melhor de cada um deles e fragmentar os pontos de atenção para ir tratando aos poucos com paciência e muita empatia; dentro desta jornada árdua com a premissa diária de trazer resultados, que muitas vezes nos fechamos em uma instância onde poucos transitam e começamos a ter uma sensação de estarmos sozinhos. E isso acontece mesmo com líderes que têm milhares debaixo da sua gestão.

É uma solidão em compartilhar os desafios para não ser julgado como frágil, fraco e incapaz. Solidão em não falar sobre as suas dores, pois o líder idealizado não sente, traz resultados e sempre vence. Solidão por não poder ser ele mesmo, em muitas ocasiões, rir de assuntos aleatórios e não ficar preso somente ao trabalho.

Escolher ser um líder vai muito além de crescer profissionalmente, como nos foi vendido a ideia. A liderança está atrelada ao propósito de vida de quem se propôs assumir este papel, tem a ver com as suas motivações e aspirações individuais e, não apenas com o monetário ou status adquirido.

Tenho descoberto a cada dia que o meu propósito está diretamente ligado à liderança, movimentos conscientes e desejos inconscientes que me atraem para esta rota. Mas já me questionei muito sobre esta doação. E dentro de mim pulsa:  ninguém transborda aquilo que não tem dentro do copo. Ninguém sabe o que se passa realmente com os seus líderes. Vestimos uma couraça que oculta nossos desafios internos, para vencer as provas diárias.

Como dizia Ayrton Senna: “Vocês nunca conseguirão saber como um piloto se sente quando vence uma prova. O capacete oculta sentimentos incompreensíveis”. 

 

Shirley Fernandes - diretora Comercial e de Marketing da N1 IT, empresa do Grupo Stefanini.

 

Maneiras de Desenvolver Inteligência Emocional no Trabalho.

A especialista em desenvolvimento humano e CEO Madalena Feliciano diz que a inteligência emocional ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade, aumenta a empatia, a produtividade, a autoestima e a autoconfiança, aprimora a capacidade de tomar decisões, traz mais equilíbrio emocional, ajuda e entender com mais clareza os objetivos e metas de vida e melhora a gestão do tempo. 

A inteligência emocional é a capacidade de identificar, entender, analisar e gerenciar as próprias emoções, também inclui compreender e lidar com as emoções do outro. 

Como a inteligência emocional tem a ver com a capacidade de lidar com as próprias emoções e as dos outros, a inteligência emocional no trabalho é a capacidade que um profissional tem de identificar e gerir suas emoções levando em conta o efeito delas em seu desempenho individual, na performance de sua equipe e no sucesso da empresa como um todo. Também envolve compreender e lidar com as emoções de cada um com quem entra em contato no trabalho, seja um colega, superior, subordinado, cliente, entre outras relações, afirma a CEO.
 

Pilares da inteligência emocional
 

A inteligência emocional em cinco habilidades, que ficaram conhecidas como os 5 pilares da inteligência emocional:


Conhecer as próprias emoções;

Controlar as emoções;

Automotivação;

Empatia;

Saber se relacionar.
 

Por meio desses 5 pilares da inteligência emocional, já conseguimos ter uma ideia de porque essa habilidade é tão valorizada no contexto profissional.


Maneiras de desenvolver a inteligência emocional no trabalho
 

Autoconhecimento

“Você precisa se conhecer se quiser controlar e aprender a lidar com suas emoções e sentimentos. É necessário autoconhecimento; olhar para seu íntimo e descobrir como lidar consigo mesmo, com o outro e com o mundo.” explica Madalena. Pergunte-se:
 

Quem sou?

O que preciso melhorar?

O que estou fazendo para alcançar minha melhor versão?

O que me causa desequilíbrio e por quê?
 

Analise suas emoções

Pessoas emocionalmente inteligentes analisam seus sentimentos e ações. Um pensamento gera um sentimento; e um sentimento, leva a uma ação. Portanto, é necessário analisar pensamentos e sentimentos para entender a motivação dos atos.
 

Autocontrole

Buscar o autocontrole é fundamental para o desenvolvimento da inteligência emocional. Uma vez que você investigar seus pensamentos e sentimentos, vai conseguir controlar melhor suas ações. Tente não agir por impulso e aprenda a reconhecer suas reações.
 

Saiba como se expressar

Ter inteligência emocional não significa ser perfeito ou aceitar todas as coisas e situações. Também tem a ver com a forma como você se expressa, tanto para concordar como para discordar. O desenvolvimento da inteligência emocional tem a ver com a expressão de sentimentos e emoções por meio de diálogos francos e respeitosos. 

O aprimoramento da inteligência emocional é constante e diário. Requer determinação e força de vontade, use o máximo de recursos que puder para desenvolver sua inteligência emocional no trabalho, orienta Madalena Feliciano.

 

Madalena Feliciano - Empresária, CEO de três empresas, Outliers Careers, IPCoaching e MF Terapias, consultora executiva de carreira e terapeuta, atua como coach de líderes e de equipes e com orientação profissional há mais de 20 anos, sendo especialista em gestão de carreira e desenvolvimento humano. Estudou Terapias Alternativas e MBA em Hipnoterapia. Já concedeu entrevistas para diversos programas de televisão abordando os temas de carreira, empregabilidade, coaching, perfil comportamental, postura profissional, hipnoterapia e outros temas relacionados com o mundo corporativo. Mater Coach, Master em PNL e Hipnoterapeuta, Madalena realiza atendimentos personalizados para: Fobias, depressão, ansiedade, medos, gagueira, pânico, anorexia, entre muitos outros.


Cartilha gratuita traz orientações ambientais para os ciclistas que visitam a Serra do Japi


Manual lançado pelo Projeto Olhos da Serra servirá de guia para que ciclistas acessem o local sem gerar impactos ao Meio Ambiente
 

 

Neste mês de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Projeto Olhos da Serra lançou a cartilha “O Ciclista do Japi”. O material é digital, acessado por meio de QR Code, e contém indicações, impactos, riscos, entre outras orientações para que os praticantes do esporte tenham atenção e cuidado nos passeios pela Serra do Japi, minimizando possíveis impactos ao Meio Ambiente.

De acordo com a presidente da Associação dos Amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassu e Paiol Velho (SAB Santa Clara), Hanah Traldi, a cartilha foi lançada durante evento alusivo ao Meio Ambiente e foi muito bem aceita. “Um ciclista consciente vai incentivar e treinar os outros que pedalam nas áreas de conservação. Eles precisam entender que precisa respeitar os animais, não jogar lixo, não pode entrar em subtrilhas que podem ser uma propriedade privada, entre outros pontos. Além disso, é um terreno arenoso, sem acesso à internet, então é um perigo para o próprio ciclista”, afirma.

Hanah conta que além dos atletas que compareceram ao evento de lançamento, outros interessados estão tendo acesso ao material. “E não apenas ciclistas. Moradores do entorno também quiseram o exemplar digital, que está bastante completo e traz informações realmente importantes”.

Thiago Velardi, empresário e atleta de bike, explica a importância de unir diferentes setores para entender melhor o ambiente. ”A cartilha criada foi espalhada com objetivo de alcançar mais praticantes da modalidade e, assim, minimizarmos não só p impacto para o ambiente, como também os riscos que os ciclistas correm e expõe outros com más condutas. Esporte e comunidade ganham com isso”, enfatiza.

 

A cartilha           

Em 12 páginas, a cartilha “O Ciclista do Japi” divide informações sobre a Serra do Japi, suas peculiaridades, e traz um breve histórico desde o tombamento até os dias de hoje. Em suas páginas há também orientações de condutas para que o praticante do esporte seja um exemplo no seu passeio.

“É importante que a conscientização se espalhe. Preservar a Serra do Japi é cuidar dos animais, das plantas, cuidar da vida. Além disso, colocamos à disposição os pontos de apoio e as trilhas legalizadas para facilitar o trajeto do esportista e também quais animais podem ser vistos durante o passeio”, explica Hanah.

O manual completo pode ser solicitado pelo link: http://sabsantaclara.rds.land/olhos-da-serra-cartilha-o-ciclista-do-japi.

 

Sobre o Projeto Olhos da Serra

O projeto Olhos da Serra tem como objetivo sensibilizar moradores, comunidade local, órgãos gestores e turistas sobre a importância da conservação da Serra do Japi (Jundiaí/SP), território caracterizado por sua relevante biodiversidade e riqueza hídrica. As ações desenvolvidas visam também incentivar os moradores a colaborar com as ações de monitoramento e fiscalização, por meio de um canal de comunicação gerenciado pela Associação dos Amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassu e Paiol Velho (SAB Santa Clara).

O projeto está sendo conduzido pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) e a Associação dos Amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassu e Paiol Velho (SAB Santa Clara), com o patrocínio da Coca-Cola Foundation. Também apoiam a iniciativa a Prefeitura Municipal de Jundiaí, a Coca-Cola FEMSA Brasil, a Coca-Cola Brasil, a Fundação Serra do Japi, a DAE Jundiaí e a Global Environment & Technology Foundation (GETF).

 

5 meses para o Enem: preparação é a chave para o sucesso

Professor do Colégio Sigma dá dicas de como manter o ritmo dos estudos e se preparar o exame


Faltando cerca de cinco meses para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é natural que algumas preocupações e medos já tenham feito morada no cotidiano dos estudantes que têm se preparado há anos. “Com a proximidade, se afloram os sentimentos de ansiedade. Porém, é muito importante que o candidato respeite suas limitações e evite se cobrar. E a preparação é a chave para o sucesso, para entregar a sua melhor versão, será necessário traçar metas e planejar uma estrutura de estudo condizente com o tempo até a data”, defende o coordenador da Secretaria de Cursos do Colégio Sigma, Robson Lucas Caetano. 

Em 13 de novembro, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no domingo seguinte, 20 de novembro, é a vez das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Robson defende que para o melhor aproveitamento, além dos estudos, alguns comportamentos são fundamentais. Pensando nisso, o professor separou algumas dicas importantes para os estudantes nessa reta final de preparação:


1- Provas de exames de anos anteriores e conteúdos mais frequentes

É muito importante ter acesso às últimas avaliações por permitirem contato com os conteúdos de forma prática. Por meio de simulados e da resolução de exercícios do Enem é possível, inclusive, entender a prova e perceber determinados assuntos que podem ser mais frequentes, entender o estilo da avaliação e ainda controlar o tempo de prova. 


2- Rotina, foco e disciplina 

Trata-se de um compromisso individual. É fundamental traçar metas e objetivos, mas principalmente, esboçar uma estrutura em que seja possível começar e terminar suas predisposições, dentro de suas limitações, para cumprir a missão firmada consigo mesmo. 


3 - Saúde mental, descanso e diversão 

É fundamental não descuidar da saúde mental. Dentro do escopo de organização e planejamento do estudo, inclua atividades prazerosas e que fomentem a tranquilidade. Sem cobranças, respeite seu momento e suas limitações. A mente precisa de descanso para assimilar tudo o que foi estudado e recarregar as baterias. E, nos finais de semana, reserve um tempo para passar com a família, com os amigos, para assistir uma série na TV, jogos ou uma soneca; e caso queira ou precise estudar, não utilize a mesma carga horária da semana.

 

MEI é a alternativa de 98% dos tatuadores que iniciam carreira empreendedora

Levantamento feito pelo Sebrae aponta que número de pequenos negócios abertos no segmento aumentou 53,3% no comparativo do primeiro trimestre de 2019 e o mesmo período de 2022 

 

Tatuadores e profissionais de body piercing que pretendem ter seu próprio estúdio têm procurado a formalização do ofício por meio da figura jurídica do Microempreendedor Individual (MEI). Esse foi o caminho escolhido por 98% dos pequenos negócios do setor, nos primeiros três meses de 2022. Esse dado foi obtido a partir de uma análise do Sebrae sobre os números do Cadastro Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), relativos à atividade. Para se ter uma ideia do peso do MEI nesse ramo, a taxa de participação de microempreendedores individuais encontra-se em torno de 68%, considerando a média dos diversos segmentos econômicos. 

Os números obtidos pelo Sebrae também mostram que apesar da crise, o segmento de tatuagem e body piercing tem sido resiliente e se mantido em expansão nos últimos anos. No comparativo do primeiro trimestre de 2019 e do mesmo período de 2022, houve um crescimento de 53,3% dos pequenos negócios do ramo. No caso do MEI, esse incremento chegou a 58%. 

No geral, a abertura de pequenos negócios do ramo de tatuagem e body piercing concentram-se nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em São Paulo, o número de novos MEI cresceu 46%, passando de 405 para 592, no período mencionado. No entanto, em outros estados foi possível verificar aumentos ainda mais expressivos, como Santa Catarina, com crescimento de 150%; Distrito Federal, com 111%; Bahia, com 93% e Minas Gerais, com 87%. 

O gerente de Competitividade do Sebrae, Cesar Rissete, avalia que o setor está amadurecendo e se profissionalizando com rapidez. “Esse segmento é ainda bastante aberto a oportunidades para quem quer começar a empreender. Naturalmente, esses empreendedores acabam optando majoritariamente pelo formato do MEI, que se encaixa perfeitamente no perfil e necessidades desse negócio, onde o tatuador atua quase sempre sozinho”, comenta. Rissete acrescenta que é importante que as pessoas que empreendem nesse segmento se mantenham atualizados com as novidades tecnológicas e com as novas tendências, sem perder de vista a questão dos cuidados com a higiene e saúde. “A pessoa que procura um estúdio de tatuagem está em busca de um ambiente limpo, higienizado e bem iluminado. Além disso, o cliente busca alguém com reconhecida capacidade técnica. Nesse sentido a exposição nas redes sociais é fundamental”, complementa. 

Em Santa Catarina, por exemplo, no primeiro trimestre de 2019, foram registrados 59 novos MEI na atividade, enquanto no mesmo período de 2022, esse número foi de 148. Já em Minas Gerais, o número de novos MEI passou de 118 para 221 no mesmo intervalo analisado. 

 

Visibilidade e impulsionamento nas redes sociais 

Estudo sobre o potencial de mercado realizado pelo Sebrae Santa Catarina aponta que a demanda por tatuagens e body piercing nos últimos anos tem sido impulsionado pelo aumento do uso das redes sociais que dão visibilidade ao trabalho dos profissionais principalmente no Instagram e no Pinterest. Além disso, a insegurança e instabilidade provocadas pela pandemia da Covid-19 são considerados fatores que despertaram nas pessoas a vontade de realizar desejos do passado e proporcionaram a coragem para realizá-los. 

A popularidade de tatuagens e body piercing também é refletida pelas pesquisas pelos termos na internet. Dados comparativos de julho de 2020 a julho de 2021 no Google Trends, ferramenta que acompanha a frequência de pesquisas por palavras ou tópicos no buscador do Google, indica que o tempo “tatuagem”, por exemplo, ficou acima da média da popularidade no período, alcançando 56 pontos. Entre os fatores que influenciaram o aumento das pesquisas destacaram-se notícias de tatuagens de pessoas famosas, como Anitta, Juliette e Padre Fábio de Melo, bem como interesse por informações sobre dieta de pessoas que fizeram o procedimento e orientações sobre o período de cicatrização.

 

Como os profissionais podem se beneficiar ao aprender sobre o metaverso

O instrutor de tecnologia na Udemy Glaucio Daniel dá dicas para quem quer ficar por dentro do tema

 

O metaverso já é, além de uma tendência, realidade em certos casos – empresas de diversos setores, da educação à moda, têm investido em criar mundos virtuais que repliquem o nosso, por exemplo. Assim, surgem novas oportunidades de trabalho – com a criação de cargos que não existiam antes, como storyteller do metaverso e gerente de segurança do metaverso.

Mas, os profissionais que já trabalham em outros cargos também podem se beneficiar ao aprender sobre o metaverso. O instrutor de tecnologia na Udemy Glaucio Daniel dá três dicas sobre como conhecer mais sobre o tema:

 

1- Aprenda antes que os outros

Larry Page e Sergey Brin, os fundadores do Google, viram o potencial de organizar as informações da internet antes de todo mundo. Algo similar, descobrir uma tendência antes dos outros, pode acontecer com quem decidir embarcar no metaverso agora, de acordo com Glaucio Daniel. “Quem estudar o metaverso desde já pode se destacar quando ele for adotado em massa”, diz ele.

 

2- Faça cursos online

Os cursos online em plataformas como a Udemy são uma forma eficaz de aprender sobre o metaverso, segundo Daniel, pois são atualizados constantemente. “Além disso, poucas instituições de ensino tradicionais, como universidades, já oferecem cursos sobre o assunto”, afirma ele. Segundo Daniel, o futuro dos cursos online pode, inclusive, ter a influência de tecnologias como realidade virtual e realidade aumentada, ambas usadas no metaverso.

 

3- Desenvolva habilidades relacionadas

Aprender sobre realidade virtual, realidade aumentada, realidade mista, inteligência artificial, 5G, redes sociais, criptomoedas, LGPD e Web 3.0 é uma maneira de conquistar conhecimentos relacionados ao metaverso, habilidades que podem ser muito úteis combinadas. “O metaverso é uma mistura de tecnologias e conceitos e será, sim, uma realidade para todos, mas talvez não da maneira como o imaginamos hoje”, diz ele.

 

Udemy


Retorno do ensino remoto: Especialista dá dicas para estudar em casa


Freepik
O aumento de casos de Covid em SP fez com que escolas retornassem ao EAD. Dicas podem ajudar a manter o bom desempenho, mesmo em casa

 

O aumento do número de casos de Covid no Estado de São Paulo, fez com que escolas do ensino público e particular retornassem ao modelo 100% EAD ou híbrido. Muitos alunos encontram dificuldades nos estudos em casa, o que pode prejudicar o desempenho escolar. Um estudo do Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para Brasil e a África Lusófona (Clear) aponta que a educação pode retroceder até quatro anos por conta da pandemia. A pesquisa mostra que os alunos no Brasil deixaram de aprender mais em matemática e que a maior perda de aprendizado foi no ensino fundamental, de 34% - no médio, foi de 33%. 


“Foi uma grande mudança para os alunos, que certamente afetou de forma significativa o rendimento e o aprendizado, seja por falta de estrutura ou mesmo pela desatenção e desinteresse, especialmente no modelo de ensino virtual”, comenta Bruno Piva, fundador e CEO da Piva Educacional, startup que ajuda crianças e adolescentes a criarem autonomia para estudar.

 

Com o retorno do EAD, o especialista traz algumas dicas que podem ajudar os alunos a terem um melhor rendimento após tantas mudanças:


1- Crie uma rotina de estudos

A rotina aumenta o foco, a produtividade, o desempenho e o estudante fica cada vez mais concentrado e confiante. O principal objetivo da rotina é auxiliar na organização dos estudos, para assim melhorar o aprendizado a cada dia. “Rotina é algo maravilhoso para a criança e o adolescente. Ela é importante para o corpo, diminui o stress e melhora o ambiente”, acrescenta o especialista.

 

2- Evite distrações

Na hora de estudar, um dos maiores problemas é a distração. Com isso a qualidade do estudo fica comprometida e perdemos foco e tempo. Para evitar distrações, estabeleça horários e locais de estudo.

 

“O primeiro passo para aprender mais em menos tempo é ter foco. Quando o cérebro tira a concentração dos estudos para qualquer outra coisa, é preciso fazer um esforço muito grande para voltar para o que realmente interessa”, alerta Bruno. “Comunique a familiares e amigos que você precisa estudar em um determinado dia e horário. Coloque o celular no modo avião ou desligue, não deixe abas desnecessárias abertas no computador e, principalmente, controle a ansiedade”, orienta o especialista. 

 

3- Respeite seus limites 

Cada pessoa possui um ritmo diferente de estudo e cada estudante precisa entender o tempo necessário para aprender uma determinada matéria. Além disso, o corpo e a mente necessitam de descanso, alimentação correta, momentos de lazer e boas noites de sono. “Se não estabelecer limites, seus níveis de estresse e ansiedade aumentam e prejudicam a saúde e o aprendizado. Portanto, reserve momentos para fazer o que gosta. Com o corpo e mente sãos, o conhecimento é melhor absorvido”, garante Piva.

 

Piva Educacional


MAIS DE 3,3 MILHÕES DE VEÍCULOS CIRCULARAM PELAS PRINCIPAIS RODOVIAS DO ESTADO DURANTE O FERIADO DE CORPUS CHRISTI

Levantamento da ARTESP e do DER aponta que o corredor Ayrton Senna – Carvalho Pinto teve a maior circulação, com 955 mil veículos, entre os dias 15 de junho e 19 de junho 



A Secretaria Estadual de Logística e Transportes, a ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo - e o DER – Departamento de Estradas de Rodagem - registraram a circulação de mais de 3,3 milhões de veículos durante o feriado de Corpus Christi, de 15 a 19 de junho. Nos principais sistemas viários concedidos que ligam a capital aos municípios do litoral e do interior paulista foram mais de 2,7 milhões de veículos: Anhanguera-Bandeirantes, Ayrton Senna-Carvalho Pinto, Raposo Tavares-Castello Branco, Sistema SAI (Anchieta/Imigrantes), e Rodovia dos Tamoios. Já nas rodovias sob responsabilidade do DER, foi registrado o movimento de mais de 653.475 mil veículos.

O monitoramento de toda a operação nas rodovias sob concessão foi realizado a partir do Centro de Controle de Informações (CCI) da Agência, de onde é possível acompanhar o tráfego em tempo real, por meio de câmeras (CFTV’S), telefones de emergência (call box), aplicativos de mensagens e redes sociais.

"A ARTESP e as concessionárias do programa rodoviário do estado de São Paulo intensificaram os serviços de atendimento aos usuários durante o feriado Corpus Christi. Com o aumento do tráfego durante o feriado, a ARTESP promoveu diversos serviços para garantir a segurança e conforto dos usuários", explica Milton Persoli, diretor-geral da ARTESP. Nos 11,1 mil quilômetros de rodovias concedidas foram registrados quase 10 mil atendimentos aos usuários, destes 931 de atendimento pré-hospitalar (APH), 4.492 atendimentos de guincho e foram acionados 4.536 socorros mecânicos.


MOVIMENTAÇÃO NAS PRINCIPAIS RODOVIAS CONCEDIDAS


● Entre capital e interior

Na interligação da capital com o interior, trafegaram pelo Sistema Ayrton Senna–Carvalho Pinto cerca de 955 mil veículos. Já no Sistema Castello-Raposo, trecho administrado pela concessionária CCR ViaOeste, foram registrados mais de 617 mil veículos. O trecho administrado pela CCR AutoBAn, o Sistema Anhanguera-Bandeirantes, foi utilizado por 810 mil carros no período.


● Ida para o litoral

No fluxo entre a capital e o litoral do Estado, no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), 220 mil automóveis seguiram para o litoral pelas rodovias Anchieta (SP-150) e Imigrantes (SP-160) durante todo o feriado. Já na Rodovia dos Tamoios, importante ligação entre o Vale do Paraíba e o litoral Norte, circularam mais de 104 mil veículos.


RODOVIAS DO DER

Nas rodovias sob responsabilidade do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) foi registrado o movimento de mais de 653 mil veículos.SP 270 - (RODOVIA RAPOSO TAVARES) - 396.902 mil veículos.
SP 008 - (RODOVIA PEDRO ASTERONI MARIAGLINI) - 122.735 mil veículos.
SP 123 - (RODOVIA FLORIANO RODRIGUES PINHEIRO) - 94.844mil veículos.
SP 360 - (RODOVIA ENGENHEIRO CONSTÂNCIO CINTRA) - 38.994 mil veículos.



AUXÍLIO AO USUÁRIO

As rodovias administradas pelas 20 concessionárias sob supervisão da ARTESP tiveram ainda reforço de pessoal e escalas especiais de equipes de pedágio e atendimento operacional (guinchos, ambulâncias e veículos de vistoria de tráfego, entre outros). Os Postos de Atendimento aos Usuários permaneceram abertos, equipados com banheiros, álcool em gel, bebedouro e local de descanso para que os usuários da malha viária concedida pudessem usufruir e utilizar a infraestrutura, caso necessário.

Nas rodovias administradas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), as Unidades Básicas de Atendimento (UBAs) também permaneceram à disposição dos usuários 24 horas por dia, oferecendo a infraestrutura de veículos utilitários e de apoio, guinchos leves e pesados, e caminhonetes de inspeção distribuídos nas principais vias do estado.

A operação contou ainda com o apoio de 3 drones para coletar imagens e filmagens aéreas, 51 câmeras de apoio, 10 câmeras com movimento e zoom e 62 contadores de sentido duplo, que inclusive permitem a realização dos estudos de tráfego futuramente.

Nas redes sociais, os órgãos do Governo Paulista divulgaram ainda os melhores horários para pegar a estrada e as condições de tráfego para permitir que os usuários se programassem. Os painéis de mensagens variáveis (PMVs), espalhados pelas estradas de São Paulo, também foram responsáveis pelo repasse de informações e alertas aos motoristas.

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