A especialista em desenvolvimento humano e CEO Madalena Feliciano diz que a inteligência emocional ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade, aumenta a empatia, a produtividade, a autoestima e a autoconfiança, aprimora a capacidade de tomar decisões, traz mais equilíbrio emocional, ajuda e entender com mais clareza os objetivos e metas de vida e melhora a gestão do tempo.
A inteligência emocional é a capacidade de
identificar, entender, analisar e gerenciar as próprias emoções, também inclui
compreender e lidar com as emoções do outro.
Como a inteligência emocional tem a ver com a
capacidade de lidar com as próprias emoções e as dos outros, a inteligência
emocional no trabalho é a capacidade que um profissional tem de identificar e
gerir suas emoções levando em conta o efeito delas em seu desempenho
individual, na performance de sua equipe e no sucesso da empresa como um todo.
Também envolve compreender e lidar com as emoções de cada um com quem entra em
contato no trabalho, seja um colega, superior, subordinado, cliente, entre
outras relações, afirma a CEO.
Pilares da inteligência emocional
A inteligência emocional em cinco habilidades, que
ficaram conhecidas como os 5 pilares da inteligência emocional:
Conhecer as próprias emoções;
Controlar as emoções;
Automotivação;
Empatia;
Saber se relacionar.
Por meio desses 5 pilares da inteligência emocional, já conseguimos ter uma ideia de porque essa habilidade é tão valorizada no contexto profissional.
Maneiras de desenvolver a inteligência emocional no trabalho
Autoconhecimento
“Você precisa se conhecer se quiser controlar e
aprender a lidar com suas emoções e sentimentos. É necessário autoconhecimento;
olhar para seu íntimo e descobrir como lidar consigo mesmo, com o outro e com o
mundo.” explica Madalena. Pergunte-se:
Quem sou?
O que preciso melhorar?
O que estou fazendo para alcançar minha melhor
versão?
O que me causa desequilíbrio e por quê?
Analise suas emoções
Pessoas emocionalmente inteligentes analisam seus
sentimentos e ações. Um pensamento gera um sentimento; e um sentimento, leva a
uma ação. Portanto, é necessário analisar pensamentos e sentimentos para
entender a motivação dos atos.
Autocontrole
Buscar o autocontrole é fundamental para o
desenvolvimento da inteligência emocional. Uma vez que você investigar seus
pensamentos e sentimentos, vai conseguir controlar melhor suas ações. Tente não
agir por impulso e aprenda a reconhecer suas reações.
Saiba como se expressar
Ter inteligência emocional não significa ser
perfeito ou aceitar todas as coisas e situações. Também tem a ver com a forma
como você se expressa, tanto para concordar como para discordar. O
desenvolvimento da inteligência emocional tem a ver com a expressão de
sentimentos e emoções por meio de diálogos francos e respeitosos.
O aprimoramento da
inteligência emocional é constante e diário. Requer determinação e força de
vontade, use o máximo de recursos que puder para desenvolver sua inteligência
emocional no trabalho, orienta Madalena Feliciano.
Madalena Feliciano -
Empresária, CEO de três empresas, Outliers Careers, IPCoaching e MF Terapias,
consultora executiva de carreira e terapeuta, atua como coach de líderes e de
equipes e com orientação profissional há mais de 20 anos, sendo especialista em
gestão de carreira e desenvolvimento humano. Estudou Terapias Alternativas e
MBA em Hipnoterapia. Já concedeu entrevistas para diversos programas de
televisão abordando os temas de carreira, empregabilidade, coaching, perfil
comportamental, postura profissional, hipnoterapia e outros temas relacionados
com o mundo corporativo. Mater Coach, Master em PNL e Hipnoterapeuta, Madalena
realiza atendimentos personalizados para: Fobias, depressão, ansiedade, medos,
gagueira, pânico, anorexia, entre muitos outros.
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