Pesquisar no Blog

quinta-feira, 29 de junho de 2023

Professor de pediatria alerta sobre redução na procura pela vacina BCG e pelo aumento de casos de tuberculose entre menores de 15 anos.

Doença infecciosa é a segunda causa de mortes entre crianças

abaixo de cinco anos

 

No mundo foi registrado, em 2022, cerca de um milhão de casos e 130 mil mortes causados por tuberculose entre a população infantil. No Brasil, no mesmo período foram registrados mais de 70 mil novos casos da doença, com quase cinco mil mortes. A enfermidade é a décima causa de mortalidade entre crianças abaixo de cinco anos, sendo a segunda doença infecciosa que mais mata, ficando atrás apenas da Covid-19.

 

Apesar desses números, ano após ano tem havido diminuição na procura pela vacina Bacilo Calmette-Guérin, a chamada BGC, principal arma contra tipos graves da doença. Segundo o professor de Pediatria do Centro Universitário São Camilo, Marcelo Iampolski, em 10 anos houve oscilação da vacinação para menos.


 “Em 2011 houve cobertura vacinal que chegou a 100% do público-alvo, porém, 10 anos depois, em 2021, o índice chegou a 79% e, no ano passado, alcançou 82%. Apesar de ter aumentado um pouco em 2022, em relação ao ano anterior, houve redução de quase 18% em uma década. Para se ter ideia, a cobertura ideal é acima de 90%, então temos índices a recuperar”, afirmou o pediatria.

 

A vacinação com a BCG é obrigatória no Pais e está inserida no Programa Nacional de Imunizações (PNI). Iampolski lembrou que a atualização da carteira de saúde é essencial para a criança frequentar a escola: “No estado de São Paulo, por exemplo, para matricular as crianças é obrigatório que os pais ou responsáveis apresentem o cartão vacinal em dia. O imunizante é administrado gratuitamente na maternidade, em recém-nascidos,  ou nos postos de Saúde em crianças com até cinco anos de idade”, alertou o professor. A sua compulsoriedade está relacionada à alta incidência da tuberculose no País, uma vez que o Brasil ainda apresenta número significativo de casos da doença e com a vacina a proteção é de praticamente 100% contra incidência de formas graves de tuberculose em crianças, como a tuberculose meningea e a tuberculose miliar, que podem levar a complicações graves e até mesmo ao óbito.


A tuberculose é uma doença provocada por bactéria, que atinge principalmente os pulmões e que, se não tratada, pode provocar sérios problemas respiratórios, emagrecimento, fraqueza e até levar à morte. É transmitida de pessoa a pessoa pelo ar, por meio de tosse, espirro ou fala. Os principais sintomas são febre ao final do dia, tosse, fraqueza, cansaço e perda de peso.

 

Em 1º de julho, acontece o Dia da BGC, data marcada pela descoberta da vacina pelos bacteriologistas Léon Calmette e Alphonse Guérin, em 1921, na França. Na ocasião é realizada uma campanha nacional para estimular a vacinação com a BGC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados