Pesquisar no Blog

quinta-feira, 29 de junho de 2023

No Mês do Orgulho LGBTQIA+ especialistas alertam: 'Pumping', o que é?

As famosas injeções de silicone não regulamentadas há muito são uma preocupação para os defensores da saúde trans, mas estão se espalhando para outras partes da comunidade LGBTQIA+. 

 

O silicone industrial utilizado nesses procedimentos é um líquido oleoso, mistura de silício com óleos minerais, vegetais e outras substâncias, utilizados no mercado clandestino para aplicações corporais. É uma prática ilegal, perigosa e os aplicadores, claramente, não sao medicos e tao pouco cirurgião plasticos certificados. A aplicação pode provocar deformidades corporais graves, infecções, necrose tecidual e inclusive morte.

 

De acordo com Francisco Tostes (@doutortostes), médico atuante em endocrinologia e sócio do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais), efeitos colaterais não são raros em mulheres trans que recorrem a ele, podendo acontecer em 1 a cada 5 casos. O silicone industrial pode provocar desde queixas estéticas como deformidades, até reações locais como dores, mas potencialmente pode levar a infecções mais graves, tromboembolismo pulmonar e, eventualmente, à morte.

 

A cirurgiã plástica Luiza Coutinho (@draluizacoutinho), especialista em reconstrução de mama e mamoplastia com prótese de recuperação rápida/R24R, aborda que os custos da substância são irrisórios, e os aplicadores muitas vezes cobram R$5.000 a R$10.000 pela injeção corporal dessas substâncias, sem formação médica ou de cirurgia plástica.

 

Ela diz que para as mamas não é recomendado qualquer aplicação de substância preenchedores, o recomendado é a utilização de prótese de silicone para aumento mamário, que é largamente utilizada e segura. “O silicone industrial não é uma opção em nenhuma hipótese, ele se espalha, entremeado nos tecidos e é impossível de ser totalmente retirado. Para preenchimento corporal temos a opção de utilizarmos a própria gordura do paciente".

 

Os cuidados e procedimentos pós-cirúrgicos com um endocrinologista são importantes devido ao risco de trombose, deve-se orientar a paciente a evitar a reposição de Estrogênio com o etinilestradiol, apresentações orais e parenterais associadas a progestágenos; dando preferência a estrogênios isosmolares pela via transdérmica.

 

Sobre o tratamento hormonal para mulheres trans, o médico endocrinologista aponta que o indicado para a mulher trans é o uso de medicamentos antiandrogênicos associado a reposição de estrogênio, independente da opção do paciente em realizar cirurgia de redesignação sexual ou mamária. 

 

A baixa testosterona também é uma preocupação, e Tostes argumenta que isso é comum pois a base do tratamento de uma mulher trans é justamente o uso de medicações anti-androgênicas, ou seja, que reduzem os níveis de testosterona e assim suavizam as características masculinas desse corpo, como presença de pelos no rosto e massa muscular avantajada, por exemplo. O objetivo desse tratamento é manter os níveis de testosterona dentro do limite normal para mulheres na pré-menopausa.

 



FONTES:


Francisco Tostes (@doutortostes), médico atuante em endocrinologia e sócio do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais). 
O médico endocrinologista e sócio do Instituto Nutrindo Ideais, maior clínica multidisciplinar do Brasil, Dr. Francisco Tostes (@doutortostes) é graduado há mais de 14 anos em medicina pela Faculdade Souza Marques e tem como foco de atuação a melhora na qualidade de vida de seus pacientes, seja através da prevenção ou empregando o que há de melhor no tratamento de doenças e outros problemas.


Luiza Coutinho (@draluizacoutinho), cirurgiã plástica, especialista em reconstrução de mama e mamoplastia com prótese de recuperação rápida/R24R.  A cirurgiã plástica do Rio de Janeiro, Luiza Coutinho é graduada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e pós-graduada em cirurgia plástica reconstrutora em patologias mamárias. Especialista em técnica de mamoplastia com prótese de recuperação rápida/ R24R, utilizando sua experiência com cirurgia reconstrutora para atingir melhores resultados em cirurgia estética da mama. Também é especialista em preenchimentos corporais, se destaca por unir técnicas diferentes para alcançar os melhores resultados estéticos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados